Etios coloca Toyota na base do mercado

O sujeito que comprava os carros da marca: Corolla, Camry, Hylux, não tinha uma opção para a categoria de entrada

  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Etios coloca Toyota na base do mercado
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon


(Lançamento oficial do Toyota Etios, Itupeva, São Paulo) "Quero um carro para o meu filho". Esse desejo do consumidor Toyota foi que fez a empresa japonesa a investir no segmento base do mercado, onde está a massa de vendas do mercado brasileiro. O sujeito que comprava os carros da marca: Corolla, Camry, Hylux, isto é, de médio para cima, não tinha uma opção para a categoria de entrada, era "obrigado" a comprar para os filhos um carro de outra marca.


O argumento é frágil. Mas revela bem o desejo de parte do mercado consumidor em comprar um carro da marca japonesa, que construiu no Brasil uma imagem sólida de segurança, rusticidade e durabilidade. As vendas do Etios, apresentado nesta segunda-feira á imprensa na fábrica de Sorocaba, vão muito além da família Toyota. Vai conquistar um novo consumidor, que passa a ser bastante disputado a partir deste ano.


Até recentemente o consumidor de carros de entrada estavam restritos às quatro tradicionais marcas do mercado brasileiro. Chegou a Renault, depois a Nissan, na semana passada foi a vez da Hyundai apresentar o HB 20, feito em Piracicaba, e agora é a Toyota.


O Etios vem na mesma linha dos concorrentes, buscando atingir o consumidor com atributos racionais, como o baixo consumo de combustível. A Toyota destaca pelo menos mais quatro itens que, segundo ela, diferencia o seu carro dos demais: interior espaçoso, performance e segurança, além do que chama de DNA Toyota, que deve ser a confiança na marca.


O carro é realmente confortável, o espaço interno acomoda bem os passageiros de trás, mesmo com o banco do motorista colocado totalmente para trás. Chega a ser surpreendente.


A Toyota aposta na configuração do motor básico para ganhar o consumidor que não gosta do motor de 1000cc. O 1.0 não faz parte do catálogo de ofertas da montadora. O Etios menor potente é um 1.3 de 16 válvulas com 90 cavalos de potência quando usa álcool (84 cv com gasolina) e a empresa "vende" a proposta de que é mais potente que um 1.4 e mais econômico que um 1.0. Se for verdade, pelo preço anunciado de R$ 29.990,00 (já com airbag), o consumidor poderá até relegar a segundo plano o acabamento interno simples demais, assim como o desenho pouco atrativo do painel.


Em suas nove versões (cinco do hatch e quatro do sedã), o Etios vai até R$ 44.690,00. O hatch mais caro é o XLS 1,5, por R$ 42.790,00 e o sedã mais barato o X, por R$ 36.190,00. A faixa de preço, portanto está um pouco abaixo do Hyundai HB20, lançado na última quinta-feira.


Pílulas


- Dois tipos de carroceria, hatch e sedã

- Dois tipos de motorização, 1.3 e 1.5, ambas com 16 válvulas.

- Produção inicial: 70 mil unidades por ano

- O carro chega às concessionárias dia 28 de setembro

- Etios vem da palavra grega Ethos, que significa Essência Original


Para acompanhar a concorrência, a Toyota criou uma versão pé-de-boi do Etios. Por isso, utilizamos no vídeo, publicado anteriormente, os valores de R$ 35 a R$ 45 mil:




_______________________________


O melhor classificado de carros e motos do Brasil tem também a avaliação mais completa. Com a Tabela Fipe / WebMotors você sabe o menor, maior e preço médio do veículo no Brasil e em sua região. Avalie agora mesmo para fazer uma boa compra ou venda do seu carro ou moto.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors