Feliz ano novo: Veja os principais lançamentos de 2012

Ano par no meio automotivo significa: ano de Salão do Automóvel. Que significa: indústria nacional aquecida e consequentemente muitos lançamentos
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Feliz ano novo: Veja os principais lançamentos de 2012
Rodrigo Samy
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Quando a indústria automotiva entra em um ano par, parece que uma aura de expectativa se forma aqui no Brasil sobre todos que aspiram por motores, carros, gasolina e tudo aquilo que envolve a mobilidade. Um dos motivos para que haja a formação desta nuvem positiva está na 27ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que acontece entre os dias 24 de outubro e 4 de novembro de 2012. Outro tempero para que a enxurrada de novos modelos no País continue em alta vem da inauguração de novas plantas de produção. Por exemplo: Fiat em Pernambuco, Ford ampliação e JAC na Bahia, Hyundai em Piracicaba SP, BMW sem estado definido, Toyota em Sorocaba SP e Suzuki em Catalão GO. Vapor é o que não faltará para 2012 na indústria automotiva brasileira. Os prováveis desejos de 2012 vindos da mente do consumidor serão: gasolina para dar e vender, IPI zero, nenhuma perseguição aos importados, carros mais equipados por valores mais acessíveis, juros de financiamento baixinho e estacionamentos nas grandes metrópoles com valores mais condizentes com a realidade. A última lista poderia conter ainda: incentivo para carros menores, híbridos e elétricos. Apesar de todos os percalços que seguram o crescimento do nosso mercado, 2012 será um ano de lançamentos fabulosos e tentadores. Veja por marca os carros que poderão chegar a sua garagem. Boa sorte! Feliz ano novo.

Audi - A fabricante germânica lançará aqui no próximo ano o Audi Q3, um SUV desenvolvido na mesma plataforma do A3, Golf europeu e Tiguan. O carro foi lançado na Europa em abril de 2011 para rivalizar com o BMW X1, modelo já presente no catálogo brasileiro da marca bávara. Outra novidade da Audi é o A1 Sportback, versão quatro-portas do menor modelo da marca. A alemã também exibirá no Salão paulista o RS5 coupé. Já os modelos S7 e S8 estão programados para sair do forno no segundo semestre de 2012.

BMW – O contra-ataque da marca bávara a sua compatriota vem com os lançamentos do BMW Série 3 maio e do Série 1, principal candidato a inaugurar a linha de montagem da fabricante alemã no Brasil. Outro modelo que esquentará os motores da marca das hélices por aqui é o BMW Série 6 Coupe. Para quem respira esportividade alemã, a grande novidade da marca é o novo BMW M5.

Chevrolet - Para a marca que passou bons bocados em 2010 e 2011, o ano novo significará, muito provavelmente, uma vida nova mesmo. Hora de aposentar a velha S10 e colocar a nova Chevrolet S10 para vender. Tudo indica que a mais esperada picape da marca deva chegar em março. Outra boa da americana será o Cobalt automático, para rivalizar com o Logan, e o Cruze hatch para fazer frente ao Kia Cerato e Peugeot 308. A Blazer também deverá sair do forno em 2012, utilizando a mesma base da nova S10.

Chrysler, Dodge, RAM e Jeep - Finalmente os brasileiros poderão comprar os esportivos da Dodge, Charger e Challenger, que foram apresentados no Salão do Automóvel de 2010. A diferença é que os muscles de agora trazem o poderoso motor Pentastar. Para os admiradores dos SUV da Dodge, a surpresa ficará por conta do Durango. Outra novidade da Jeep é o Compass, anunciado oficialmente no final de 2011 e o Wrangler equipado com um novo motor V6 Para aqueles que gostam de requinte e luxo, a novidade ficará por conta do Chrysler 300, enquanto os fãs de picape grandes aguardam a chegada da nova RAM 2500.

Citroën – Como utiliza a mesma forma do Citroën AirCross, o novo Citroën C3 deve chegar ao Brasil no segundo semestre de 2012. O modelo que compartilha a plataforma com o novo Peugeot 208 deve vir com detalhes diferenciados do modelo Europeu. Outra diferença será a lista de equipamentos, que no hemisfério Norte é regado de uma maior quantidade de itens de série. Para competir no mercado de urbaninhos de luxo, a Citroën também comercializará o DS3.

Fiat - Como a principal novidade do ano passado 2011 foi o Fiat Palio, e a do ano retrasado 2010 o Uno, dificilmente em 2012 a marca italiana terá algo tão surpreendente. Será? A primeira novidade da Fiat para 2012 será o novo Siena. Afinal, o carro que só conseguiu emplacar depois de inúmeras restilizações, já está ficando pequeno diante de seus concorrentes. Para buscar um espaço do tamanho do Cobalt, Logan e Versa será preciso esticar. O compacto com capacidade de grande deve estrear em março. O restante da linha ficará por conta, apenas, de reestilizações, incluindo a do Fiat Punto. Sinalizadores também dão a pista de que chegará às lojas uma versão Adventure do Uno.

Ford – Para a marca americana o ano de 2012 será decisivo para que ela continue na quarta posição das fabricantes que mais vendem do Brasil. O ano começa quente com a chegada do novo Ford EcoSport e da nova Ranger. Há ainda indicadores de que o novo Ford Fusion, que será lançado em Detroit, desça em terras brasileiras até o final de 2012.

Honda – Os modelos City e Fit receberão reestilização. Já o novo CR-V deve começar a ser vendido a partir de março. A grande tacada da Honda, que seria o Brio, em resposta ao Toyota Etios e Hyundai HB foi retardada. Ele é o principal candidato aos modelos de entrada da marca no Brasil.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors