A Ford começa a vender nos próximos dias as versões mais baratas da nova geração da Ranger, que chegam com propostas diferentes daquelas mais caras anunciadas há alguns meses.
Agora, há uma versão inicial de sobrenome XL, mais voltada ao uso urbano; uma XLS logo acima; e uma outra XLS com motor V6 - as três antes de "subirmos" ao lineup que já existia, com XLT e Limited. Confira, abaixo, os valores atualizados:
Vamos começar falando sobre a parte mecânica. As duas versões mais baratas, XL e XLS, agora são oferecidas com um motor 2.0 turbodiesel de quatro cilindros, capaz de oferecer 170 cv e 41,3 kgf.m de torque, disponíveis logo cedo, entre 1.750 e 2.500 rpm. A tração é 4x4 sob demanda.
Nessa configuração técnica, a Ranger pode fazer, em média, 10 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada. O tanque tem capacidade para 80 litros.
Na primeira, o câmbio é manual de seis marchas; na XLS, a caixa é automática de seis velocidades, mas isso somente na configuração 2.0, já que também passa a existir uma XLS V6 - esta também usa a transmissão automática de 10 marchas que é compartilhada com Mustang e F-150.
A decisão de oferecer a versão XLS com motor V6 é totalmente conectada ao gosto do consumidor brasileiro. "Alguns clientes fazem questão da força e da robustez do motor V6 e talvez nem tanto do nível de tecnologia das configurações XLT e Limited. Essa XLS V6 vem para eles", afirma Dennis Rossini, gerente de marketing da Ford.
Agora, vamos destrinchar a boa lista de equipamentos das novas configurações:
Na parte técnica, vem de série com curso 15 mm maior de suspensão na dianteira e na traseira para maiores impactos; pneus com menor resistência à rolagem; freios redimensionados e amortecedores externos às longarinas. Segundo a Ford, ela tem 800 mm de capacidade de imersão na água e os melhores ângulos para uso off-road da categoria. O sistema de tração, claro, é 4x4.
Em termos de equipamentos, vem de série com sete airbags; faróis automáticos com ajuste elétrico de altura; DRL; assistente de partida em rampas; controle de descida; piloto automático com limitador de velocidade; roda de aço aro 16"; central multimídia com tela tátil de 10" com Sync 4, Carplay e Android Auto sem fio; cluster digital de oito polegadas e ajuste de profundidade da coluna de direção.
Some a tudo que já falamos e ao sistema de tração 4x4 sob demanda o diferencial traseiro blocante; protetores na parte de baixo para uso no off-road e ganchos de reboque, assim como um engate. Lembrando: nessa versão, o motor 2.0 recebe uma caixa de câmbio automática de seis marchas.
Na parte de equipamentos, ela ganha quatro modos de condução; ar-condicionado para a segunda fileira; faróis full-LED; carregador de celular sem fio; sensor de estacionamento traseiro; bússola e os chamados "inclinômetros" longitudinal e transversal.
Aqui a principal diferença em relação à XLS de entrada é a adoção do conjunto mecânico mais forte, composto pelo motor V6 de até 250 cv e 61,2 kgf.m de torque - que é sempre movido pela caixa de câmbio automática de dez marchas.
Nessa configuração de motor, a Ranger é capaz de fazer até 8,9 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada, de acordo com dados da fabricante.
A lista de equipamentos, porém, é muito próxima à da XLS 2.0, mas há alguns acréscimos, como o seletor de tração, o sistema start-stop e o freio de estacionamento por botão.
Para lembrá-los, estes são os equipamentos das versões que já haviam sido lançadas:
Adiciona a tudo que já foi dito os bancos de couro com ajustes elétricos para o motorista; retrovisores externos com rebatimento elétrico; estribos; sensor de chuva; alerta de colisão e frenagem autônoma; sensor de estacionamento dianteiro; farol alto automático; farol de neblina em LED; alarme; retrovisor eletrocrômico e caçamba com iluminação e trava própria.
A Ranger mais cara tem todos os itens da XLT mais rodas de liga leve aro 18"; santantônio exclusivo e esportivo; lanternas em LED; central multimídia com tela de 12 polegadas; ar-condicionado com duas zonas de atuação; chave presencial, seis ajustes no seletor de modos de condução e sistema de monitoramento da pressão dos pneus.
Vale lembrar que a Ranger Limited tem um pacote opcional de R$ 20 mil (R$ 339.990) que adiciona à lista rodas de 20 polegadas com pneus All Season; cluster digital de 12,4 polegadas; ACC; câmera 360°; alerta de tráfego cruzado traseiro; monitor de pontos cegos; assistente de permanência e centralização em faixa e assistente de manobras evasivas e de cruzamento.