Foton Tunland estreia no Brasil

Foton Tunland é lançada oficialmente um ano após apresentação no Brasil e aposta em preço baixo para atrair o público

  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Foton Tunland estreia no Brasil
Nicole Santana
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O segmento de picapes médias no Brasil é um dos mais tradicionais e competitivos no mercado brasileiro. Tanto que é dominado por marcas já consolidadas e consumidores fiéis. Para se destacar nesse cenário, a estratégia da Foton é clara: oferecer um pacote completo de tecnologia e conforto com preços mais baixos que os das principais concorrentes.

A linha de picapes Foton Tunland estreia oficialmente por aqui em duas versões — V7 e V9 —, e com um detalhe importante: os preços são aproximadamente 20% menores que os das concorrentes diretas. Além disso, a Tunland é a primeira picape híbrida diesel/elétrica do Brasil.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
A Foton Tunland chega ao mercado em duas versões, V7 e V9
Crédito: Divulgação
toggle button

Picape da Foton é lançada um ano depois de ser apresentada no Brasil

Na ocasião, a Foton havia anunciado que os modelos estariam disponíveis para venda a partir de novembro - no caso, do ano passado. No entanto, o lançamento oficial só aconteceu agora, um ano depois da apresentação inicial.

Mesmo com esse atraso, a marca manteve sua proposta inicial: oferecer um produto com preços mais acessíveis que os praticados por concorrentes diretos no segmento.

Procurada pelo WM1, a empresa justificou o atraso devido aos "processos de homologação, que costumam ser demorados." E que, no entanto, "a Tunland agora está pronta para as ruas e estradas brasileiras."

Mas afinal, quem é a Foton?

Fundada em 1996, a Foton é uma das maiores fabricantes de veículos comerciais do mundo. Já somou mais de 11 milhões de unidades vendidas globalmente. Com presença em 130 países, a marca diz que investe no desenvolvimento de tecnologias limpas e sustentáveis, e que tem a meta de atingir a neutralidade de carbono até 2050.

No Brasil, a Foton já atua no segmento de caminhões e tem uma linha de montagem em Caxias do Sul (RS). Além disso, tem mais de 50 concessionárias espalhadas pelo País.

Agora, com a linha Tunland, a marca amplia sua atuação e passa a disputar espaço também no concorrido mercado de picapes médias.

A Foton é uma marca ainda desconhecida por aqui, mas está presente em 130 países
Crédito: Divulgação
toggle button

Preços mais baixos e garantia de até 10 anos

Um dos principais atrativos da Tunland é o preço. A Tunland V7 parte de R$ 279.990, enquanto a versão V9 custa R$ 299.990.

Como comparação, a Toyota Hilux cabine dupla, em sua versão mais básica, com transmissão manual, custa R$ 274.690. A picape japonesa é líder no segmento há anos e tem como principal rival a Ford Ranger, que parte de R$ R$ 264.200, também com transmissão manual.

Outro diferencial relevante é a garantia oferecida pela Foton: até 10 anos, uma das maiores do mercado automotivo nacional - e inédita para picapes médias.

Foton Tunland V9: conforto e tecnologia

A Tunland V9 tem suspensão traseira independente e um pacote completo de assistências à condução (ADAS).

O modelo também é equipado com teto solar panorâmico e uma central multimídia com tela de 14,6 polegadas — a maior do segmento.

O interior da Foton Tunland V9 oferece altos níveis de conforto e tecnologia
Crédito: Divulgação
toggle button

Entre os itens de segurança, estão piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, câmera 360° e até visão transparente do chassi, que projeta a imagem do solo na tela.

Foton Tunland V7: robustez e foco no trabalho pesado

Enquanto a V9 mira no consumidor que prioriza o luxo, a Tunland V7 foi pensada para quem precisa de resistência em trabalhos pesados ou uso fora de estrada. A V7 tem suspensão traseira por feixe de molas, mas compartilha as dimensões da V9.

O interior também é refinado, com bancos revestidos em material premium, painel digital de 12,3 polegadas e central multimídia grande.

Versão V7 é mais pensada para o trabalho
Crédito: Divulgação
toggle button

Mesmo sendo a versão mais voltada para o trabalho, a Tunland V7 ainda é equipada com itens como câmera 360° e sistema de visão transparente do chassi.

Motor híbrido diesel de 175 cv

Um dos grandes diferenciais da Foton Tunland em relação às concorrentes é a tecnologia híbrida diesel/elétrica, desenvolvida com um sistema Bosch 48 Volts.

O conjunto rende 175 cv de potência e 45,4 kgfm de torque, e vai atrelado a um câmbio automático de oito marchas da ZF. Além disso, a picape tem sistema 4x4 com bloqueio do diferencial e seis modos de condução. De volta ao breve comparativo, a Hilux tem 204 cv de potência, enquanto a picape da Ford tem 170 cv na versão de entrada.

Capacidades e espaço de carga da Foton Tunland

As picapes Foton Tunland têm 1.379 litros de capacidade de carga. Já a altura tem uma leve variação entre a V7 e a V9.

  • Altura do veículo: 1,91 metro (V7) e 1,95 metro (V9)
  • Largura sem espelhos: 2,09 metros
  • Comprimento: 5,61 metros
  • Distância entre eixos: 3,35 metros
  • Ângulo de ataque: 28°
  • Ângulo de saída: 26°
  • Vão livre do solo:  24 cm
  • As duas picapes da Foton usam a mesma motorização híbrida - diesel e elétrico - de 175 cv de potência
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    Webmotors parceira de "F1, o Filme

    A Webmotors é parceira oficial do 'F1, o Filme' no Brasil. Então, se você, assim como nós do WM1, é fanático por velocidade e pela principal categoria do esporte a motor no mundo, não deixe de ir aos cinemas a partir do dia 26 de junho e acompanhar a obra cinematográfica mais aguardada dos últimos anos. O filme é uma produção da Apple Original Films, é distribuído pela Warner Bros. Pictures e tem como protagonista ninguém menos que Brad Pitt.

    Comentários