Foton Tunland V9

Foton Tunland quer entrar em briga de gente grande

Com motor híbrido 48V, tecnologia de ponta e cabine premium, a Tunland V9 chega para disputar espaço entre as picapes

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 45,3/1500 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • N/A
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A

  1. Home
  2. Testes
  3. Foton Tunland quer entrar em briga de gente grande
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Se existe uma picape que chegou para chamar a atenção no Brasil, é a Foton Tunland V9. Lançada em junho de 2025, a versão topo de linha combina robustez, alto padrão de acabamento e tecnologias inéditas, incluindo motor híbrido turbodiesel 48 Volts - a primeira do tipo no país.

Criada para disputar espaço com gigantes como a Toyota Hilux, a Tunland V9 aposta em presença visual, conforto e soluções inteligentes que podem surpreender o público acostumado com a veterana japonesa - como o enorme espaço interno!

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
A Foton Tunland V9 é nova opção de picape disponível no Brasil
Crédito: Vitor Gustavo/Webmotors
toggle button

Como é a Foton Tunland

A Tunland V9 impressiona, isso é inegável. Tanto que chama a atenção por onde anda. E aqui vão vão dois motivos:

Ainda não é uma grande conhecida do público, então o visual diferente não é facilmente reconhecível. A picape tem grade frontal imponente, linhas aerodinâmicas bem definidas, detalhes cromados e faróis full-LED que reforçam o caráter premium da picape.

As rodas de liga leve de 18 polegadas complementam o visual sofisticado e robusto. A traseira também segue o padrão premium, com lanternas de LED e detalhes cromados.

O segundo motivo fica por conta do tamanho generoso, que a destaca em meio à multidão. A Tunland supera a Toyota Hilux: tem 5,61 metros de comprimento, 2,09 metros de largura e 1,95 metro de altura.

Essas medidas proporcionam não só mais espaço interno, mas também uma presença bem marcante pode onde a picape passa. Já a capacidade de imersão é de 70 cm, reforçando o desempenho off-road.

A picape é chinesa, mas tem visual de modelo norte-americano
Crédito: Vitor Gustavo/Webmotors
toggle button

Caçamba e capacidade de carga

Não é só o tamanho que impressiona, já que a picape tem 1.000 quilos de carga útil, e a caçamba tem capacidade para 1.379 litros. Isso significa que a Tunland V9 não é apenas um carro de trabalho: é versátil o suficiente para viagens longas, com uma cabine espaçosa e confortável.

A caçamba tem mais de 1.300 litros de capacidade volumétrica
Crédito: Vitor Gustavo/Webmotors
toggle button

Interior sofisticado e tecnologia de ponta

Dentro da cabine, a Tunland V9 exibe acabamento premium e muito conforto: tem bancos de couro com ajustes elétricos, ar-condicionado automático dual zone, acesso sem chave, teto solar panorâmico e painel digital de 12,3 polegadas.

A Tunland V9 também bancos frontais com ajustes eletrônicos, três memórias e ventilação, central multimídia de 14,6 polegadas - a maior do segmento - compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, e carregamento por indução para smartphones.  Quando comparada à Hilux, que tem interior funcional, a nova picape chinesa impressiona pelo nível de tecnologia e ergonomia.

Motorização e performance híbrida

A Tunland V9 tem motor 2.0 turbodiesel MHEV, que entrega 175 cv de potência e 45,3 kgfm de torque. Já a transmissão é automática de oito marchas, com opção de tração 4x4.

A picape entrega bom desempenho tanto na cidade quanto na estrada. A velocidade máxima é 160 km/h e a aceleração de zero a 100 km/h é feita em 13 segundos. Para completar, o modelo tem seis modos de condução: eco, standard, esporte, lama, neve e areia.

A Tunland V9 é a primeira picape do Brasil com conjunto híbrido composto por motores diesel e elétrico
Crédito: Vitor Gustavo/Webmotors
toggle button

O sistema híbrido diesel/elétrico 48 Volts aumenta a eficiência, apoiando funções como compressor do ar-condicionado e recuperação de energia, além de garantir isenção de rodízio em São Paulo.

Apesar de ser menor potente que a Hilux (204 cv), a Tunland se diferencia pela eficiência energética e tecnologias inteligentes.

Foton Tunland quer unir tudo em um único pacote

Apesar de ser uma picape full-size, a Tunland V9 é surpreendentemente adaptativa. Dirigir essa picape não é complicado, graças aos diversos itens de comodidade e segurança que facilitam a condução mesmo em trechos urbanos.

Vale destacar que a proposta da Tunland não é o uso diário em cidades grandes, onde o tamanho pode ser um desafio. O terreno ideal são estradas, zonas rurais e trechos off-road, onde a picape é extremamente eficiente.

A suspensão macia absorve bem as irregularidades da pista, proporcionando conforto tanto para motorista quanto para passageiros. A Tunland V9 consegue unir a capacidade off-road de uma 4x4, boa capacidade de carga útil e o conforto de uma caminhonete premium.

A picape chinesa é robusta e eficiente, mas sem deixar de ser sofisticada
Crédito: Vitor Gustavo/Webmotors
toggle button

Enquanto muitas picapes populares mantêm um DNA mais raiz, focado apenas na robustez, a Tunland vai na contramão: combina capacidade de carga, desempenho 4x4 e tecnologia de última geração, sem abrir mão do luxo e da sofisticação.

Itens como bancos ventilados, sensores de fadiga e assistentes de condução reforçam o conceito de picape moderna, unindo praticidade, conforto e tecnologia.

Segurança completa

O pacote de segurança da Tunland V9 é moderno: seis airbags, controle de estabilidade e tração, frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, alerta de ponto cego, sensores de fadiga e câmera 360 graus.

Um dos pontos fortes frente à Hilux é o nível de assistência à condução, que coloca a Tunland entre as líderes do segmento em segurança ativa e passiva.

Preço e mercado

A Foton Tunland chegou ao Brasil em junho. Na época, a versão topo de linha custava R$ 299.990. No entanto, agora, quatro meses depois, já é comercializada por R$ 309.900. A garantia é de 10 anos.

A Foton Tunland V9 já teve o primeiro reajuste de preço desde que foi lançada
Crédito: Vitor Gustavo/Webmotors
toggle button

Como comparação, a Hilux cabine dupla varia entre R$ 278.790 e R$ 353.290, o que coloca a Tunland como uma opção competitiva em preço, tecnologia e acabamento, mesmo sendo um modelo novo no país.

A Foton Tunland consegue enfrentar as líderes de mercado?

A Foton Tunland V9 chegou para ser mais que uma novidade: quer disputar espaço com gigantes do segmento. Com tecnologia híbrida, conforto premium, segurança avançada e presença imponente, a picape mostra que veio para jogar no mesmo nível da Hilux e dos demais modelos que já são consagrados no país.

Resta saber se o público brasileiro, acostumado com a veterana japonesa, vai se render ao pacote completo e inovador da Tunland V9.

Ancora: Conclusão Score

Ficha Técnica

FOTON - TUNLAND - 2026
2.0 TURBO DIESEL MHEV V9 4X4 AUTOMÁTICO
R$ 309900

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 2.0
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Combustível (comercial)
  • MHEV
  • Alimentação
  • Turbo
  • Potência (cv/rpm)
  • 175/3600
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 45,3/1500

Transmissão +

  • Transmissão
  • Automática
  • Número de marchas
  • 8
  • Localização do câmbio
  • Console
  • Modo manual (p/ AT)
  • Sim
  • Tração
  • Integral parcial
  • Com reduzida (4x4)
  • Sim
  • Nomenclatura da tração (comercial)
  • 4X4
  • Diferencial
  • Com bloqueio

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Disco sólido
  • Freio de estacionamento
  • Eletrônico
  • Suspensão - Dianteira
  • Double Wishbone
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Feixe
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 5617
  • Largura (mm)
  • 2090
  • Altura (mm)
  • 1955
  • Entre-eixos (mm)
  • 3355
  • Altura em relação ao solo (mm)
  • 240
  • Ângulo de ataque (graus)
  • 28
  • Ângulo de saída (graus)
  • 26
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 76
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 2335
  • Carga útil (kg)
  • 1000

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Carregador de smartphone por indução
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 14.6
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Via espelhamento (smartphone)
  • Tipo de espelhamento
  • Sem cabo
  • Carregador 12V
  • USB
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 4
  • Alto-falantes - Tweeters
  • 2
  • Concierge - Emergência
  • Sim

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 18
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 265/70
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 18
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 265/70
  • Estepe
  • Convencional

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 120
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 120
  • No Bolso0.0
  • Tecnologia0.0
  • Vida a bordo0.0
  • Desempenho0.0
  • Opinião do repórter0.0
       

      Compartilhar
      Comentários
      Wid badge