FSO-4505, a nova caixa da Eaton

Produto lançado no final do ano será destinado a caminhões leves e microônibus
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Agência Infomoto
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– Guarujá, São Paulo – A Eaton lançou uma nova caixa de transmissão chamada de FSO-4505. A caixa vai equipar microônibus de 11 ton e caminhões leves de 12 ton. A caixa possui cinco velocidades, todas sicronizadas, incluindo a marcha a ré, e desenvolve torque de 600 Nm. A empresa promete oferecer uma vida útil maior em relação à caixa passada e também menos custo de manutenção.

A Eaton demorou dois anos para preparar o equipamento. “O novo sistema de sincronização tornou a operação de troca de marcha mais confortável, ágil e precisa, o que proporciona ao condutor melhores condições de trabalho”, conta Ricardo Dantas, diretor de Vendas e Marketing da Eaton.

Anéis sincronizadores mais largos e revestidos com fibras de carbono EMFII, tecnologia patenteada pela multinacional norte-americana, é uma das novidades da FSO-4505. Além do novo sistema de quatro varões, que oferece maior comodidade e precisão na passagem das marchas.

Outro destaque é a servo-assistência mecânica Boosted Synchronizer, de patente exclusiva da fabricante, que torna a caixa mais resistente às vibrações vindas do motor e transforma o engate em uma operação mais suave.

Segundo a Eaton, as novas engrenagens e rolamentos foram dimensionados para uma vida útil maior em relação à caixa anterior. A empresa promete que nos microônibus a FSO-4505 agüentará 300 mil km e nos caminhões leves, 350 mil km. Para isso, a Eaton projetou o equipamento com uma carcaça mais robusta.

As engrenagens possuem alto grau de recobrimento e rolamentos cônicos e patins de nylon nos garfos também produzem uma operação mais suave, que poderá lembrar, em alguns momentos, a mesma sensação de dirigir um carro de passeio.

Para diminuir o peso, a nova carcaça e seus garfos são feitos em alumínio. A caixa está mais moderna em sua parte externa e barulhenta do que a anterior. “As montadoras querem uma caixa de engate mais leve para ter um produto diferenciado. O que define a compra é a robustez. Esses dois aspectos são os destaques da 4505”, define Dantas.

O executivo é econômico nos números e revela a intenção de, em três anos, a empresa vender 10 mil itens. “É um mercado de vendas anuais de 50 mil caixas. Não é fácil conseguir participação. Mas a 4505 vai surpreender os clientes”, promete.

Nos últimos 10 anos, a marca investiu US$ 330 milhões no Brasil. Tendo como ano base 2002, a fabricante espera crescer 142% em 2007, 159% em 2008, 193% em 2009, 238% em 2010 e 286% em 2011. “Vamos dobrar as vendas em 2011 se comparadas a este ano”, completa Dantas. A expectativa se baseia em novos acordos comerciais, ampliação do parque produtivo e o contínuo crescimento do mercado brasileiro de veículos comerciais.

Características técnicas

O peso total da FSO-4505 é de 130 kg – sem carcaça de embreagem e sem óleo o peso cai para 77 kg. Seu comprimento é de 515 mm desde a face dianteira até o final do yoke. A provisão para tomada de força é lateral direita. Sua capacidade de óleo é de 4,5 l.

O repórter viajou a convite da Eaton.


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