Novo (Ex-)Dodge Viper é revelado em Nova York

Junto com o esperado ganho de potência, superesportivo recebeu itens inéditos de segurança e conforto
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Novo (Ex-)Dodge Viper é revelado em Nova York
Rodrigo Ribeiro
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

– No material de divulgação do novo Dodge SRT Viper, a marca exalta o oferecimento, pela primeira vez, de controlador de velocidade piloto automático e banco com regulagem de altura !. Itens comuns até em um Fiat Palio, os acessórios nunca estiveram presente no superesportivo da Chrysler, cujo objetivo básico era apenas ter performance de ponta. Bem, agora eles estão disponíveis, empurrados pelo clássico V10 de 8,4L reformulado para gerar 648 cv e massivos 83,0 kgfm de torque.  Outra novidade é que o Viper agora é produzido pela divisão esportiva da Dodge SRT, tecnologia para as ruas e para corridas, em inglês. Bem, ele também tem controle de tração e estabilidade, mas que podem ser desligados. E o câmbio continua sendo manual de seis marchas, com tração traseira.

A adoção dos itens de segurança era obrigatória, e dos de conforto, inevitável. Mas isso não alterou drasticamente a personalidade venenosa do novo Viper, cuja carroceria manteve o desenho agressivo, agora adornada por uma nova cobra-símbolo, a “Striker”. A rejeição de sobrealimentação e câmbio automático também indica que a Chrysler não deixará de lado os fãs puristas do mais rápido de seus modelos.

Eletrônica a serviço da velocidade
A empresa, aliás, não dá detalhes de desempenho do novo Viper. Mas considerando a relação peso/potência próxima da Ferrari F12berlinetta, espere um 0 a 100 km/h na casa dos 3 s, com velocidade máxima também iniciando-se pelo número três. Todos os valores de performance também poderão ser mensurados pelo próprio motorista, através da tela de LCD que substitui o painel de instrumentos analógico.

Entre os mimos eletrônicos há um controle de largada, ideal para aqueles que querem descobrir toda a aceleração do novo Viper sem destruir os caríssimos Pirelli P-Zero 355/30 R19 que calçam as rodas traseiras. Sistema de som Premium harman-kardon e conexão Bluetooth para celular entreterão os dois ocupantes enquanto o semáforo estiver fechado.

O objetivo do novo Viper, claro, não é só acelerar. Também é preciso virar e frear com dignidade, e para isso o esportivo usa um gigantesco sistema de freio a disco ventilado e perfurado da Brembo, ligado a uma suspensão mais leve, com amortecedores de rigidez variável. Reforços na carroceria que incluem uma estrutura em “X” sobre o motor melhoraram a rigidez da carroceria. A versão de corrida GTR-S também volta a ser oferecida para aqueles que pretendem competir com o novo Viper.

E nós com isso?
Bem, oficialmente não há nenhum comentário a respeito do novo Viper no Brasil, com rumores apenas de sua aparição no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro. Contudo, uma fonte interna da Chrysler ouvida pelo WebMotors afirma que há estudos avançados para comercialização do modelo em 2013. “Estamos tentando justificar a homologação do modelo diante de baixíssimo volume de vendas, esperado entre 10 e 15 unidades por ano”. O preço também não foi definido, mas espera-se algo na casa dos R$ 500 mil.

_________________

Gosta de cupês esportivos?

Então veja as ofertas do segmento que contempla americanos, europeus e até asiáticos no WebMotors:

Dodge Viper


Chevrolet Camaro

Dodge Challenger


Ford Mustang

BMW M3

Mercedes-Benz C63 AMG

Mazda RX-8

Toyota Supra

Mitsubishi 3000GT

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors