-
Com o início da produção chinesa do Novo Palio na fábrica de Nanjing - joint-venture criada pelo Grupo Fiat com o Yuejin Motor Group -, o mercado chinês representará uma fatia significativa da pauta de exportações da Fiat Automóveis, no Brasil. Berço de desenvolvimento e produção da Família Palio, o mais importante modelo mundial da marca, a Fiat Automóveis será a principal fornecedora de autopeças para a produção chinesa, o que permitirá à montadora elevar o seu faturamento com vendas para a China de R$ 2 milhões, em 2001, para cerca de R$ 65 milhões neste ano.
O Brasil será responsável pelo fornecimento do motor Fire, roda, volante, tanque de combustível, faróis, entre outros itens. Em 2002, as exportações para a China deverão representar aproximadamente 7% do faturamento previsto pela Fiat Automóveis em vendas ao mercado externo. Serão quase 600 itens produzidos no Brasil a serem exportados para a fábrica chinesa, que está montando uma média de 50 Palio por dia, com meta de chegar a 150 unidades até o final do ano.
Segundo analistas internacionais, o mercado chinês de automóveis, que em 2001 foi de aproximadamente 750 mil unidades, deverá crescer para cerca de 1,2 milhão de automóveis por ano, no prazo de três a quatro anos.
Com o projeto do Palio na China, a Fiat visa propor às jovens famílias locais a opção da primeira motorização. O modelo também é destinado aos jovens solteiros, que desejam expressar sua individualidade por meio da beleza do estilo italiano, dos conteúdos de segurança e tecnologia do produto e de seu custo-benefício. Para todos os seus consumidores chineses, o Palio surge como uma alternativa viável para a realização do sonho do carro próprio, um sinal evidente de status na vida cotidiana daquele país. E por ser a China um mercado jovem e ávido por novidades, a Fiat Auto está introduzindo o Palio com uma especial atenção aos serviços e ao atendimento.