Oficial: smart apresenta novos fortwo e forfour

Modelo têm novo design, motores de três cilindros e câmbio de dupla embreagem
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Oficial: smart apresenta novos fortwo e forfour
Marcelo Monegato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon


Após especulações e imagens caírem na internet, a smart apresentou oficialmente na quarta-feira, em Berlim, Alemanha, a segunda geração do fortwo e o novo forfour, ‘city cars’ para até dois e quatro ocupantes, respectivamente. Com previsão de chegada ao mercado europeu para novembro – será uma das atrações do Salão de Paris, na França, em setembro (WebMotors fará cobertura ‘in loco’) -, o fortwo terá praticamente o mesmo preço praticado atualmente (11.000 euros – aproximadamente R$ 33.200). Já o forfour será, de acordo com a marca, cerca de 600 euros (R$ 1.800) mais caro que o ‘pequenino’.

De acordo com a assessoria de imprensa da Mercedes-Benz, proprietária da smart, o novo fortwo não sega ao Brasil neste ano – possivelmente em 2015 apenas – e não estará no Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece entre os dias 30 de setembro e 9 de outubro no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Já o forfour ainda não tem confirmação se realmente aportará em solo ‘tupiniquim’.

Os modelos serão ofertados com dois tipos de motores, ambos de três cilindros e feitos em alumínio. O da versão mais básica é um aspirado de 999 cm³ que desenvolve até 72 cv de potência e torque de 9,2 kgf.m a partir de 2.850 rpm. Já a configuração top agrega bloco turbo (abertura variável) de 898 cm³ de até 92 cv e 13,7 kgf.m de torque a 2.500 giros. No início de 2015, a marca promete um bloco configurado para gerar apenas 61 cv.

Duas transmissões estarão disponíveis. Além da manual de cinco marchas, que não está disponível para o mercado brasileiro, nova caixa automatizada de dupla embreagem e seis marchas foi acoplada ao propulsor. Tal tecnologia deverá reduzir – e muito – os solavancos incômodos da atual geração do fortwo, que traz caixa automatizada com uma única embreagem.

Em termos de dimensões, o fortwo manteve os mesmos 2,69 metros de comprimento e 1,55 metro de altura, mas cresceu 6 centímetros de largura (1,66 metro) – modelo tem 1,87 metro de distância entre os eixos. Para abrigar mais dois passageiros, o forfour tem 3,49, porém mantém as mesmas medidas do fortwo em termos de largura e altura. O entre-eixos é de 2,49 metros.

Os dois modelos serão ofertados na Europa em três versões de acabamento: Passion, Prime e Proxy. Todos são equipados de série com volante multifuncional, painel de instrumentos com novo grafismo e tela de LCD para o computador de bordo, vidros (dianteiros, no caso do forfour) e travas elétricas. Nova central multimídia agora traz tela sensível ao toque com sistema de navegação e conectividade com smartphones. O sistema de som e JBL. Tanto fortwo quanto forfour são equipados com ABS (antitravamento) e controles de estabilidade e tração.

Em termos de segurança, os novos smart tiveram o ‘bumerangue’ – célula de segurança trdidion – revisto, até mesmo para adaptá-lo ao forfour. Agora, esta importante estrutura de segurança, que também agrega aspecto estético particular e exclusivo, traz aços de ultra e alta resistência.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors