Porsche Targa completa renovação do 911

Modelo ganha teto de vidro, injeção direta de combustível e câmbio de sete marchas com dupla embreagem
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Gustavo Ruffo
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- Modificar um mito é sempre complicado, mas a Porsche nunca renovou a linha do 911 tão rápido como agora. Depois de apresentar o novo modelo nas versões cupê e cabriolet, em junho, só faltava mostrar a última variação de carroceria, a targa, exibida agora e com vendas previstas para setembro. Os preços, ao contrário dos do restante da linha, ainda não foram divulgados.

Com teto de vidro retrátil eletricamente, que, recolhido, abre um espaço de 0,45 m² sobre as cabeças de seus passageiros, o 911 Targa chegará nas versões 4 e 4S, ambas com tração nas quatro rodas. A maior diferença entre elas é o motor, como sempre de seis cilindros opostos, ou boxer: a 4 traz um 3,6-litros de 345 cv, enquanto o 4S vem com um 3,8-litros, de 385 cv. Nos dois, agora se usa injeção direta de combustível, uma senhorita versátil que consegue ser amiga tanto do desempenho quanto da economia, dois caras que não costumam se bicar muito.

Prova disso são os números do novo carro: enquanto a potência em relação aos motores anteriores subiu em média 8,5%, o consumo caiu em 11,2% e as emissões de gás carbônico, em 13,6%. E o Targa ainda anda como quem ama carros gosta: o 4 chega a 284 km/h de máxima e vai aos 100 km/h em 5,2 s; já o 4S atinge 297 km/h e acelera em 4,9 s até os 100 km/h. Isso com o câmbio manual de seis marchas.

Em substituição ao câmbio automático Tiptronic veio o câmbio automatizado de dupla embreagem. O primeiro deles usado em produção em série, o DSG, da Volkswagen, deve ter tido boa influência no PDK Porsche-Doppelkupplung, da Porsche, se é que não é o mesmo sob um nome diferente, o que ainda não podemos afirmar. Opcional, essa caixa representa um ganho expressivo em desempenho. Equipada com ela, a versão 4 acelera até os 100 km/h em 5,2 s, enquanto o 4S faz o mesmo em 4,7 s.

Além das mesmas modificações estéticas que o restante da linha recebeu, como os novos faróis bixenônio, luzes diurnas de LED, lanternas traseiras reformuladas, também com LEDs e saídas de escape ovais, o Targa vem com um novo sistema de tração nas quatro rodas. Chamado de PTM Porsche Traction Management, ele substitui o diferencial de acoplamento viscoso por um com gerenciamento eletrônico, o que, segundo a marca alemã, melhorou muito o desempenho. Assim esperemos, uma vez que sistemas eletrônicos costumam apresentar resposta mais lenta que os puramente mecânicos.

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