SEGREDO! - Iveco prepara novo caminhão leve

Modelos desenvolvidos por meio de joint-venture, entre marca italiana e fabricante chinês, começam a entrar em fase de testes
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Rodrigo Samy
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- Um apaixonado por automóveis e caminhões flagrou na fábrica da Iveco, em Sete Lagoas, Minas Gerais, dois novos caminhões leves. Trata-se de modelos fabricados pela empresa chinesa Yuejin, com a qual a Iveco tem uma join-venture na China chamada Naveco. Os dois veículos estão sendo tropicalizados para o Brasil.

Um deles é o Yuejin NJ1080, um modelo leve que terá capacidade, no Brasil, para levar 9 toneladas PTB, um volume acima do atual Iveco Daily 70C16. Na China, o caminhãozinho leva até 8 toneladas PTB. Com cara chata, ele deverá competir com os modelos da mesma categoria dos fabricantes Volkswagen, Mercedes-Benz e Ford.

O leitor, que prefere não se identificar, disse que, em maio deste ano, flagrou uma cabine do modelo da Yuejin sendo pintada, além de componentes de acabamento prontos para ser instalados. O primeiro indício da origem do modelo foi que todos os itens estavam com a marca da empresa chinesa Naveco e com indicações escritas em mandarim.

O segundo modelo é o Yuejin NJ1028, com capacidade menor de carga, cerca de 2,5 toneladas, e também com cara chata. Será o modelo de entrada da marca, abaixo do 35S14. Prova disso é que ele usava pneus pequenos como os do Iveco Daily 55C16. Ele deve se tornar um importante produto no segmento dos VUC veículo urbano de carga, que anda crescendo bastante devido ao trânsito nas grandes cidades.

“O caminhãozinho mantinha as mesmas linhas do modelo original chinês, porém levava o logotipo da Iveco e alguns componentes do modelo fabricado em Sete Lagoas”, conta o leitor.

De acordo com ele, os protótipos ainda estavam utilizando a motorização chinesa, que não pode ser usada no Brasil por ter como parâmetro máximo a norma de emissões Euro II. No Brasil, essa era a peça que faltava para explicar a fabricação do motor S23, que foi anunciado como o motor oficial do jipe catarinense TAC Stark.

Com 2,3-litros, o motor turbodiesel rende, no Stark, 127 cv a 3.600 rpm e 300 Nm a 1.800 rpm. O S23 pesa 220 kg. O câmbio deverá ser o Eaton FSO-2405D, de cinco marchas sincronizadas. Se viesse ao Brasil para equipar apenas o jipe, que terá volumes reduzidos, o investimento não compensaria. Agora, com o Yuejin NJ1028, haverá demanda para o volume de motores que serão produzidos em Sete Lagoas, sem contar que eles também podem equipar o Iveco Massif, que deve ser fabricado no Brasil como o Fiat Campagnola.

Conforme fontes do internauta, a próxima linha de caminhões leves da Iveco deverá se chamar Mercúrio, nome que deve servir aos dois caminhões, já que ambos são cara chata. O leitor, de todo modo, está na dúvida sobre qual deles receberá a nova nomenclatura. Ele acrescenta também que a fábrica mineira recebeu uma ampliação na planta para o desenvolvimento deste novo produto.

Se você, leitor, souber de algo mais a respeito disso, ou se conseguir flagrar qualquer novidade antes que ela seja oficialmente lançada, não hesite em entrar em contato pelo e-mail editorial@webmotors.com.br e nos enviar as imagens, pelas quais não haverá nenhuma outra remuneração que não o gosto de dividir a novidade com os outros leitores. Não se esqueça de autorizar expressamente a publicação das fotos e também de nos contar a história do flagrante em detalhes. A comunidade de leitores agradece!

Colaborou Gustavo Henrique Ruffo


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