SEGREDO! – Jinbei Haise chega ao Brasil para substituir Besta

Furgão chinês de 14 lugares prepara terreno para chegada de modelos da Brilliance
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. SEGREDO! – Jinbei Haise chega ao Brasil para substituir Besta
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A invasão chinesa que tanto se temia está prestes a começar. E não pelas mãos da Districar, que traz ao Brasil o furgãozinho Chana, nem pela Effa, que venderá no país a M100. Quem deve abrir as portas do mercado brasileiro para os chineses, tanto em volumes quanto em variedade, é um furgão com 14 lugares. Seu nome é Haise e ele é fabricado pela Jinbei.

Quem flagrou o carro no Brasil, rodando com placas nacionais cinzas, ou seja, já como versão homologada e pronta para ser vendida, foi nosso leitor Rodrigo Arce Quintanilla, que o viu na rodovia Raposo Tavares, em São Paulo.

“O modelo é um furgão para passageiros, de tamanho grande, tipo Kia Besta, da marca Jinbei. Nunca ouvi falar, mas o que me chamou a atenção foi que já tinha a placa para circular pelas ruas como qualquer outro carro”, disse Quintanilla, que deve começar a ouvir o nome da marca com mais freqüência a partir de agora. “Bom, agora é com vocês.” Fizemos nossa parte, Rodrigo.

Apesar de a placa ser cinza, nós a apagamos até que possamos confirmar o nome da importadora dos novos modelos. Afinal de contas, ela nos ajudou a saber muitas coisas sobre a empresa. Segundo nossas fontes, ela já anda desenvolvendo seu site oficial e deve distribuir no Brasil mais marcas. Além da Jinbei, virão também modelos da Hafei e da ZX.

O projeto é de importação em larga escala, em nichos de mercado órfãos ou pouco explorados, como o dos furgões de passageiros e dos utilitários esportivos. Inteligente, a estratégia garante à empresa facilidade para se consolidar no mercado, uma vez que não terá concorrentes diretos, e passar para o próximo passo: a importação de veículos de passeio, como os modelo da Brilliance, a primeira marca chinesa a se aventurar na Europa. Um de seus modelos, o BS6, tem desenho assinado por Giorgetto Giugiaro e foi bem recebido no Velho Continente, assim como o cupe BC3, que faria bonito em qualquer lugar, ainda mais aqui. Chegando a bom preço...

O Jinbei Haise entra no primeiro caso. Com capacidade para 14 passageiros, ele será um substituto à altura para o Kia Besta, que saiu do mercado sem nenhum produto que pudesse substituí-lo. Com uma vantagem: motor a gasolina de quatro cilindros de 2.237 cm³, com a tecnologia do Toyota 4Y, utilizado pela empresa japonesa de 1985 a 1993. Por um lado, é um motor antigo, mas atende às normas brasileiras de emissões vide a placa cinza; por outro, a mecânica Toyota é conhecida por sua durabilidade. Além disso, nossas fontes também informaram que o motor do novo furgão usará gás natural de série.

Motores a gasolina oferecem um custo de manutenção menor em relação aos a diesel. O preço final do veículo para o consumidor, que deve entrar na conta para o cálculo do custo do km rodado, também cai bastante, ainda mais se o veículo puder rodar também com gás natural, como parece ser o caso a confirmar. Com isso, o Jinbei Haise ameaça acabar com a maior veterana do mercado brasileiro, a VW Kombi, que poderia resistir até 2012, mas deve sair de linha antes disso.

Não é só o furgão grande que ameaça a velha senhora da VW. Ela será atacada por um oponente menor em tamanho, mas que pode causar mais estragos pelos volumes de vendas que pode atingir: o Hafei Minyi.

Com 3,75 m de comprimento, 2,37 m de entreeixos e 1,55 m de altura, o Minyi tem o mesmo perfil da Asia Towner e motores de 970 cm³, 1.051 cm³ e 1.308 cm³, respectivamente com 35,5 cv a 5.000 rpm, 38,5 cv a 5.200 rpm e 58 cv a 5.400 rpm de potência e 74 Nm de 3.000 rpm a 3.500 rpm, 83 Nm de 3.000 rpm a 3.500 rpm e 108 Nm de 3.500 rpm a 4.000 rpm. Apesar de pequeno, o Minyi transporta de cinco a oito pessoas.

No que se refere aos veículos da ZX, o modelo que virá possivelmente é o FQ 6500 SUV, um modelo que parece bastante com o antigo Toyota Hilux. Há unidades do ZX já circulando pelo Brasil. Flagrantes do modelo serão muito bem-vindos. Os carros estão desembarcando no país por meio do porto de Vitória. Os primeiros chegaram em janeiro e há mais carregamentos em direção ao Brasil.

Segundo nossas fontes, além de amplos volumes, a nova empresa trará um conceito revolucionário em manutenção: em vez de concessionárias, ela terá centros de serviço espalhados por todo o território nacional. Esses centros de serviço serão oficinas já existentes, credenciadas para resolver os eventuais problemas que os carros apresentem. A idéia é que, sem custos elevados de montagem de uma rede, os custos de manutenção também serão bastante baixos. Peças de reposição estão incluídas nessa política, ou seja, elas devem chegar a preços muito acessíveis.

Se você, leitor, conseguir flagrar qualquer novidade antes que ela seja oficialmente lançada, não hesite em entrar em contato pelo e-mail editorial@webmotors.com.br e nos enviar as imagens, pelas quais não haverá nenhuma outra remuneração que não o gosto de dividir a novidade com os outros leitores. Não se esqueça de autorizar expressamente a publicação das fotos e também de nos contar a história do flagrante em detalhes. A comunidade de leitores agradece!

Gosta de furgões?

Então veja as ofertas deste segmento no WebMotors:

Kia Besta

Asia Towner

Asia Topic

Asia Hi-Topic

VW Kombi

Fiat Ducato

Citroën Jumper

Leia também:

SEGREDO! – Fiat Linea custará entre R$ 55.028 e R$ 59.908

SEGREDO! - Toyota divulga a clientes fotos do novo Corolla

SEGREDO! – Fiat Bravo já está em testes no Brasil

SEGREDO! – Citroën C5 já roda pelo Brasil

SEGREDO! - Volkswagen Gol

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors