SEGREDO - Revista Motor Trend confirma Chevrolet Viva nos EUA

WebMotors, com base nas informações da Automedia, havia dito o mesmo em meados de maio; hatch deve ganhar dimensões mundiais e substituir o Aveo
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. SEGREDO - Revista Motor Trend confirma Chevrolet Viva nos EUA
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A reportagem que escrevemos sobre o Chevrolet Viva em 18 de maio deste ano suscitou polêmicas. Inclusive de um designer da GM no Brasil. Segundo ele, a reportagem estava toda errada, cheia de inconsistências. Inclusive ao dizermos que o carro ganharia o mundo e substituiria o atual Chevrolet Aveo. Pode até ser, mas confiamos em nossas fontes. E parece que mais gente também chegou às mesmas conclusões, como a revista norte-americana Motor Trend. Segundo a publicação, o Chevrolet Viva será o novo carro compacto que a GM produzirá nos EUA, para competir com Honda Fit, Ford Fiesta e outros modelos pequenos que devem começar a aparecer naquele mercado. Quando dissemos, portanto, que a GM brasileira provavelmente ajudaria a matriz, depois do anúncio da concordata, não era exagero nenhum.

Pode ser que o designer da GM tenha se ressentido por nossos desenhos não terem ficado muito próximos do veículo verdadeiro, algo que não descartamos. As ilustrações e informações da revista AutoEsporte devem ser muito mais próximas da realidade, fruto da competência da turma que a escreve e também de recursos mais abundantes. Segundo a revista, o Viva chega ao Brasil em outubro, com lançamento na Argentina e início da produção também por lá. De todo modo, achamos que também podemos contribuir para manter nossos leitores muito bem informados. Ainda que o desenho não seja preciso, ele pode dar pelo menos uma ideia do que os brasileiros, em breve, vão poder comprar.

O que nos surpreendeu a respeito do Viva foi o fato de ele ter sido flagrado em Nürburgring, na Alemanha, por nossos parceiros da Automedia. O carro chegou a ser confundido pelo serviço de informações europeu como o novo Lacetti, mas este é um modelo médio, mais exatamente o Cruze.

Até então, pensávamos que o Viva ficaria restrito à América do Sul e a países em desenvolvimento. Mas ele também deve ir para os EUA, onde substituirá o Aveo. Aliás, o Viva será fabricado por lá mesmo. As fábricas de Lake Orion, em Michigan, Wilmington, em Delaware, e Shreveport, em Louisiana, são fortes candidatas a isso. Se o Brasil fosse um país mais competitivo em termos de exportações, isso talvez não fosse necessário...

A plataforma do novo carro, chamada de Gamma II, é a mesma utilizada no Corsa de quarta geração, o chamado Corsa D, que o WebMotors mostrou no Brasil em outubro de 2007 com a ajuda de um leitor que não podia se identificar. Nem ele nos contou, na época, que o Corsa D tinha vindo ao Brasil para o desenvolvimento do Viva, mas era disso que se tratava.

O novo Aveo/Viva terá um entreeixos de 2,51 m, com a versão sedã um pouco maior do que isso, para competir com o Fiat Linea, Toyota Corolla e o futuro VW Polo Sedan, que também terá entreeixos mais longo para entrar no segmento de sedãs médios propriamente ditos, substituindo o combalido VW Bora. Ainda este ano chega ao mercado o Honda City, que, por conta da crise, vai começar a ser feito no Brasil, passando à Argentina quando a fábrica da Honda naquele país ficar pronta.

A motorização do carro deve continuar a ser a mesma do Corsa atual, ou seja, uma versão do 1,4-litro e uma do 1,8-litro melhorada, a exemplo do que foi feito com o motor de 2 litros do Vectra Next Edition e do Vectra GT, que agora tem 140 cv em vez dos 121 cv do antigo. O 1,8-litro passará de 114 cv para 129 cv com álcool.

Além do modelo hatch, com três e cinco portas, chegarão ao mercado também a versão sedã, picape, minivan e utilitário esportivo, já apresentado como o conceito GPix. Isso fecha os seis produtos que a GM disse que fabricaria para a família Viva.

Se você, leitor, conseguir flagrar algum deles no Brasil, não hesite em entrar em contato pelo e-mail editorial@webmotors.com.br e nos enviar as imagens, pelas quais não haverá nenhuma outra remuneração que não o gosto de dividir a novidade com os outros leitores. Não se esqueça de autorizar expressamente a publicação das fotos e também de nos contar a história do flagrante. A comunidade de leitores agradece!

Colaboração da Automedia


Gosta de compactos premium?

Então veja aqui em nossos estoques a melhor oferta para você:

VW Polo

Fiat Punto

Chevrolet Corsa

Ford Fiesta

Citroën C3

Leia também:

SEGREDO - Honda City surge quase sem disfarces em São Paulo

SEGREDO - Chevrolet Aveo será o novo GM nacional, o Viva

SEGREDO - Fiat Linea deve ser vendido nos EUA como Dodge Neon

SEGREDO - Bajaj ULC deve ser futuro Renault brasileiro

SEGREDO - Imagens do Renault Clio IV vazam na internet

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors