Terceira geração do Ford Focus nasce no Salão de Detroit

Modelo volta a suscitar a discussão: com a mesma plataforma do anterior, ele pode ser chamado de novo?
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Gustavo Ruffo
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- Quem primeiro suscitou essa discussão foi o VW Polo V. Apesar de sua plataforma ser chamada de PQ25 para diferenciá-la da anterior, e de o carro ser visualmente muito diferente, o hatch pequeno usa basicamente a mesma plataforma da geração anterior. O mesmo acontece agora com o Ford Focus de terceira geração, apresentado no Salão de Detroit. Afinal, é ou não é uma nova geração do carro?

Visualmente falando, fica claro que o modelo está completamente renovado, inclusive no interior, como se pode conferir na galeria ao lado. A plataforma do carro, no entanto, é a mesma do modelo vendido atualmente no Brasil. Trata-se de um carro que ainda pode ser chamado de atual, mas que padeceu de alguma demora em sua apresentação no país em relação aos mercados ditos “maduros”. Isso lhe custará uma vida relativamente curta, já que a terceira geração também será vendida em terras brasileiras, no máximo até 2012.

A resposta à pergunta que fizemos no começo é um retumbante “sim”. Se o novo Focus não pudesse ser considerado uma nova geração, o Volvo C30 não poderia ser chamado de Volvo, já que divide plataforma com o Ford.

As reestilizações modificam uma coisinha ou outra, mas mantêm as estruturas mais importantes do carro, como o habitáculo, praticamente intocados. Isso é muito evidente, por exemplo, no primeiro Chevrolet Monza lançado no Brasil e seu sucessor, conhecido como “Monza tubarão”, devido à frente bem longa e à entrada de ar dianteira. Olhando os dois carros de lado e desconsiderando porta-malas e capô, trata-se do mesmo carro. Faça o mesmo exercício com o Focus atual e com o futuro. Dificilmente alguém notará alguma semelhança.

Dizemos Focus futuro porque o modelo apresentado no Salão de Detroit só começa a ser fabricado, tanto nos EUA quanto na Europa, no final deste ano, o que joga o início de suas vendas para janeiro do ano que vem. Segundo a Ford, África, Ásia e América do Sul receberão o carro “em seguida”. De 2012, portanto, não passa.

Novos motores

Além da aparência mais interessante, quase tão ousada quanto a da primeira geração do carro, o novo Focus também foca atenção em ser um carro mais econômico, com desempenho equivalente ou melhor ao do modelo atual. Para isso, o veículo contará com motores aperfeiçoados.

Apresentado nas versões hatch e sedã, nos EUA, o Focus da exposição é equipado com um motor 2-litros semelhante ao atual, não fosse pela sigla DI Direct Injection, que em inglês quer dizer injeção direta de combustível.

Só isso já reduz bastante o consumo e melhora o desempenho, mas o novo motor conta também com o sistema Ti-VCT Twin Independent Variable Camshaft Timing, um duplo comando de válvulas variável. Esse conjunto de melhorias fez o propulsor chegar perto dos 170 cv, mas ter uma redução de consumo de 10%. Além deste belo 2-litros, o Focus terá também um motor 1,6-litro a gasolina Ecoboost, turbinado, e os motores a diesel Duratorq, vendidos na Europa.

A transmissão do novo Focus será, assim como a do novo Fiesta, uma manual automatizada de dupla embreagem e seis marchas, chamada PowerShift. Considerado o estado da arte em câmbios, o sistema automatizado de dupla embreagem também faz a mágica de tornar o carro mais rápido e mais eficiente em consumo de combustível.

Além das melhorias que apresentou, o Focus de terceira geração também será o primeiro carro totalmente elétrico da Ford a ser vendido nos EUA. A produção do modelo elétrico começa em 2011 em Michigan.

A Ford também fala bastante na oferta de novos equipamentos de conforto e segurança e de um acabamento ainda melhor para seu modelo médio, mas tudo isso vai variar de mercado para mercado. O que se pode notar claramente é a fé que a empresa bota em seu novo produto. Em 2012, segundo ela, haverá dez novos veículos criados sobre a mesma plataforma, representando uma produção anual de 2 milhões de unidades. Por sorte, com uma ajudinha dos brasileiros para aumentar esse bolo.

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