Veja os destaques da 80ª edição do Salão de Genebra

Em 2010 reúne 250 expositores de 30 países, abre ao público de 4 a 14 próximos e se esperam 700.000 visitantes
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Veja os destaques da 80ª edição do Salão de Genebra
Fernando Calmon
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Genebra, Suíça – Os 80 anos do Salão de Genebra serão marcados como uma das melhores edições dos últimos anos. As novidades aparecem em todos os segmentos, desde novos modelos de entrada, a exemplo do Nissan Micra que será importado do México, até sedãs de alto desempenho como Mercedes-Benz S63 AMG com um novo motor V8 biturbo de até 578 cv, 92 kgfm de torque e ainda assim gastando 25% menos combustível que a versão anterior.

Boas surpresas foram escondidas até o último momento como o impressionante carro conceito híbrido Porsche 918 Spyder. Baseado na arquitetura do festejado Carrera GT série especial de 1.270 unidades produzidas de 2004 a 2006, com um um motor a combustão de mais de 500 cv e outros três motores elétricos que adicionam 218 cv, atinge 320 km/h. A fábrica alemã costuma colocar em produção os modelos especiais que apresenta nos salões e este tem um apelo especial: o consumo pode chegar a 33 km/l em condições especiais ou 23% abaixo do Toyota Prius, primeiro sedã híbrido produzido em série.

No outro extremo de preço, a indiana Tata apresentou o pequeno Nano numa versão elétrica conceitual que divide o estande com sua linha tradicional, incluindo a picape de cabine dupla Xenon, o monovolume Aria e os compactos Indica Vista hatch e Indigo Manza sedã.

Bem interessante é o triciclo de estilo radical da Honda. O 3R-C tem impacto visual ainda maior visto ao vivo em relação às fotos distribuídas pela marca japonesa alguns dias antes da abertura da exposição. Movido por bateria de íon de lítio, propõe uma maneira ecológica de deslocamento urbano individual com a vantagem de maior segurança ao condutor e proteção contra as intempéries, o que as motocicletas não podem oferecer nesse nível.

Outro destaque é o Audi A1, o modelo mais barato da marca premium do Grupo Volkswagen. Partindo da arquitetura do novo Polo aqui apresentado na versão Cross mais discreta que a Saveiro Cross, o hatch de duas portas esbanja charme. O carro vermelho em exposição apresenta um recurso de estilo precioso: o arco prateado pintado no teto que vai da coluna A à C nos dois lados.

A Mercedes-Benz aproveitou este salão para demonstrar que será mais ousada no desenho dos seus sedãs daqui para a frente. O conceito F800 Style, além de continuar na onda verde quanto ao menor consumo de combustível, é um bom indicativo. Suas linhas acrescentam vincos acentuados nas laterais e tanto a parte frontal quanto a traseira impõe um visual menos bem comportado.

O inteiramente novo Série 5, sedã da BMW do mesmo porte do Mercedes Classe E e do Audi A6, mostrou que essa briga entre as marcas premiuns alemãs nunca terá fim. A empresa de Munique aproveitou para revelar o conceito híbrido ativo para este modelo que traz avanços em consumo de combustível e por consequência menores emissões de gás carbônico. Tem motor de seis cilindros turbo e um motor elétrico de 55 cv, além do que o fabricante chama de gerenciamento pró-ativo de energia capaz de captar as condições de utilização e automaticamente fazer as adaptações para a maior economia possível sem a intervenção do motorista.

Para os organizadores há mais de 100 lançamentos entre estreias mundiais, europeias e suíças. Na realidade a contagem realista aponta para algo em torno de 30 novidades, dependendo de que modo se interpreta. O Salão de Genebra, ao contrários dos bienais de Frankfurt e Paris, realiza-se todos os anos na primeira semana de março. Em 2010 reúne 250 expositores de 30 países, abre ao público de 4 a 14 próximos e se esperam 700.000 visitantes.

_________________

Twitter
_________________

Gosta de superesportivos?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas:

Porsche

Maserati

Bentley

Bugatti

Aston Martin

Ferrari

Lamborghini

Leia mais:

SEGREDO - Nova geração do Audi A8 aparece dia 30 em Miami

SEGREDO - Nova geração do BMW Série 3 será lançada em 2012

SEGREDO - Ford Explorer terá carroceria monobloco

SEGREDO - BMW M5 está quase pronto para a briga

SEGREDO - Segunda geração do Mercedes-Benz CLS nasce em 2011

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors