Volkswagen lança Polo “mil”

Modelo tem motor 1.0 16V e quatro opções de acabamentos
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Volkswagen lança Polo “mil”
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Com 79 cavalos de potência, o Polo 1.0 16V pode gabar-se de ser o “popular” aspirado mais potente do mercado. Porém, mesmo com redução do IPI, o modelo deve chegar às lojas, em sua versão básica, com ar-condicionado Climatic, custando por volta de R$ 24,5 mil, projeção que só poderá ser confirmada neste final-de-semana.

Mas não é apenas o alto preço que faz do Polo 1.0 16V um “popular” fictício. Além de oferecer, segundo a fábrica, o melhor desempenho entre os carros 1.0 com motores aspirados, a nova versão se destaca por uma incomum combinação entre itens de série e opcionais, que projetam o modelo muito além do patamar de um veículo popular comum. A única real afinidade com os carros de entrada é a classificação fiscal.

Disponível em quatro combinações de acabamentos 16V, 16V Plus, Confortline e Sportline, o modelo vem de fábrica, em sua versão mais completa, com direção eletro-hidráulica, ar-condicionado Climatic, limpador-lavador do vidro traseiro com acionamento automático em marcha à ré, acelerador eletrônico E-Gas, brake-light, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, desembaçador traseiro, pneus 185, entre outros itens, além de um primoroso acabamento.

Ainda assim os poucos equipamentos opcionais restantes podem ser combinados entre as várias versões. Revestimento interno em couro, aquecimento, vidro elétrico, alarme Keyless, CD Player, freios ABS, espelhos elétricos, ar-condicionado Climatronic, rodas de liga leve e airbag completam o pacote máximo que o Polo 1.0 16V pode oferecer. Portanto, equipadão, o modelo “quase-de-entrada” da VW abaixo dele, agora, só o Gol Special, deverá custar por volta de R$ 28 mil, valor muito próximo do Polo 1.6 básico, sem computar eventuais reduções do IPI.

Mas a VW não teme a canibalização entre os modelos “irmãos”. O motor 1.0 16V utiliza a mesma base do EA 111, que equipa o saudoso Gol Power 1.0, só que com três cavalos a mais. Com 79 cv de potência máxima a 6.500 rpm e 9,7 mkgf de torque a 5.000 rpm exatamente como o do Gol Power, o Polo 1.0 16V pode acelerar de 0 a 100 km/h, segundo a fábrica, em 13,5 segundos e atingir velocidade máxima de 168 km/h.

Em rápido teste-drive pelas estradas da Ilha de Santa Catarina, próximas a Florianópolis, o bom desempenho do modelo ficou comprovado. É certo que o elástico motor tem que ser conduzido sempre em altos-giros para obter o máximo rendimento. Mas mesmo ágil e silencioso, o “Polinho” passa sensação de esforço quando conduzido com mais, digamos, desenvoltura.

O Polo 16V se distancia dos concorrentes por outros motivos, além do bom desempenho. Alto nível de acabamento, diferenciados atributos eletro-eletrônicos e a mais moderna tecnologia de gerenciamento disponível no mercado, fazem do Polo 1.0 16V um modelo com o mesmo status de carros de patamares superiores, como o Polo 1.6 e 2.0, justificando, sob a ótica qualidade, seu alto preço.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors