Conforme antecipado pela equipe do WM1, a Volvo apresentou a configuração híbrida do XC40. Do tipo plug-in, o modelo chega ao mercado nacional por R$ 245.950. A autonomia no modo puramente elétrico é de 47 km.
A nova versão do XC40 chega para ser a nova topo de linha do SUV. Ela combina motor 1.5 turbo a gasolina de 180 cv com um elétrico de 82 cv. Juntos, rendem 262 cv e 43,3 kgf.m de torque. Em termos de desempenho, segundo a Volvo, o XC40 híbrido faz de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. A tração é apenas dianteira, enquanto a transmissão é automatizada de dupla embreagem com sete marchas.
Na cabine, o SUV é equipado com duas telas TFT. O painel de 12,3” pode ser personalizado de acordo com as preferências de cada motorista. A central multimídia tem tela de 9” touchscreen com Apple CarPlay e Android Auto, e reúne todas as principais informações do veículo e os controles dos modos de condução.
Entre os equipamentos, destaque para carregador de smartphone por indução (sem necessidade de cabeamento), sistema de som Harman Kardon com 600W de potência e 13 alto-falantes.
O XC40 Hybrid vem com todos os sistemas do Pilot Assist. Ou seja: Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), que mantém a velocidade e uma distância pré-definida do veículo à frente (até 130 km/h); City Safety (sistema de frenagem automática, que minimiza ou evita atropelamentos e colisões); LKA, sistema de alerta de mudança de faixa, que corrige a direção para manter o carro na faixa.
Além disso, a nova configuração do SUV vem com assistente de partida em rampas, controle de descida, alertas de colisão dianteiro e traseiro e sensor de ponto cego com alerta de tráfego cruzado.
Em termos de comodidade, há abertura e fechamento elétrico do porta-malas, ar-condicionado de duas zonas e bancos esportivos revestidos de couro com ajustes elétricos. Rodas de liga leve aro 20”, retrovisores rebatíveis eletricamente com sistema antiofuscante, chave presencial para abertura das portas e acionamento do motor e câmera traseira de estacionamento são outros itens de série.
O sistema Volvo on Call, que já apareceu aqui no WM1 em um comparativo com outros serviços de concierge, também está entre os equipamentos do XC40 híbrido. A função está disponível 24 horas por dia em todo o território nacional.
A plataforma possibilita o acesso, através do smartphone, para partida remota do motor, controle de temperatura do ar-condicionado, localizador do veículo, verificação de consumo de combustível, quilometragem e até mesmo diário de viagens, com o registro dos 100 últimos roteiros.
O sistema também informa à central de atendimento quando um airbag ou o pré-tensionador do cinto de segurança são ativados durante uma colisão. O objetivo é que a assistência necessária seja enviada automaticamente até o local onde está o veículo, além de prestar o apoio necessário até que a ajuda/assistência chegue.
O novo XC40 híbrido também entra no programa Volvo Recharge Offer. Trata-se de uma ação da marca sueca para os clientes de modelos eletrificados. Durante o mês de junho, quem comprar qualquer híbrido vai ter um ano de conta de energia elétrica paga pelo fabricante.