Volvo V70 foca em segurança e esportividade

Nova geração da perua sueca será mostrada no Salão de Genebra, assim como a nova XC70
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Gustavo Ruffo
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- A terceira geração da perua Volvo V70 já tem data e lugar para estrear. Apesar de ser feita na Suécia, ela será vista primeiro por suíços ou visitantes da bela cidade suíça no mês de março, quando, do dia 8 ao 18, acontece o Salão de Genebra. Além da nova V70, sua versão cross-country, a XC70 veja as fotos de segredo deste carro aqui, também estreará no salão suíço.

Com uma série de elementos em comum com o S80 leia o teste deste belo sedã aqui, a V70 seguiu os passos do sedã grande da marca: ficou ainda mais segura e esportiva, como sistemas como o BLIS Blind Spot Information System, que avisa ao motorista quando há outros veículos ou pessoas nos pontos cegos do carro, e o IDIS Intelligent Driver Information System, que monitora o uso dos comandos do carro para evitar que o motorista seja distraído pelo telefone ou pelo navegador, por exemplo.

O item mais interessante da nova perua, de todo modo, é o sistema de assento para crianças embutido no banco traseiro. A almofada inferior pode ser regulada em duas posições: a mais alta, para crianças entre 0,95 cm e 1,20 m e até 25 kg e a mais baixa, para crianças de 1,15 m a 1,40 m e até 36 kg. Como a regulagem é do próprio carro, os cintos de segurança ficam sempre adequadamente ajustados, o que impede que a criança, num acidente, possa sofrer danos no pescoço.

Apesar de quilométrico, o informativo da Volvo sobre o carro não traz suas dimensões, que, a depender da tradição da marca, devem ficar entre as do S60 e as do novo S80, com entreeixos na casa dos 2,80 m, o que coloca a V70 como concorrente das peruas da Série 5, na BMW, e da Classe E, na Mercedes-Benz.

De todo modo, a marca informa que a distância entre motoristas e passageiros aumentou em 2,1 cm, com espaço para as pernas no banco de trás maior em 4,8 cm. Isso pode ser conseguido não só com o aumento do entreeixos do carro, mas também com a adoção de bancos mais finos. Quando os dados técnicos da perua forem divulgados, o WebMotors trará mais informações.

Ainda que tenha o mesmo tamanho do S80, o que não é possível afirmar, a V70 não terá algo que o carro ganhou recentemente: o belo motor V8, que gera 335 cv a 6.600 rpm e 42,8 kgm a 3.500 rpm. Para a V70, a opção mais nervosa é um motor de seis cilindros em linha montado, como é tradição na marca, de modo transversal. Não bastassem os seis canecos, o motor tem dois turbos e uma potência de 286 cv e 40,8 kgm de torque, disponíveis numa ampla faixa de giros, medidas comparáveis às de um bom motor V8, diga-se.

Com três litros de deslocamento, esse motor é pouca coisa menor que o usado no S80, que tem 3,2 litros de deslocamento. Essa é a primeira vez em que a perua tem um motor deste tamanho, tendo ficado restrita, em versões anteriores, a um número máximo de cinco cilindros. Além dessa versão nervosa, o seis-cilindros também tem uma versão aspirada de 238 cv e 32,6 kgm, mas com a cilindrada do motor do S80, ou seja, 3,2 litros.

A opção mais simples da V70 usa, quem diria, um motor cinco-cilindros de 2,5 litros, com 200 cv e 30,6 kgm de torque. As outras motorizações da nova perua são todas a diesel, com chances de se tornarem as mais populares, por lá, ainda que sejam impossíveis aqui no Brasil, por conta de legislação.

A versão mais forte a diesel tem cinco cilindros e, se não impressiona na potência, de 185 cv, alegra quem gosta de torque: são 40,8 kgm à disposição do pé direito, comandados, aliás, por uma caixa automática de seis velocidades, disponível para todas as versões da V70. Já a mais fraquinha, se é que se pode chamá-la assim, tem 163 cv e 34,7 kgm.

Além dos motores a diesel e a gasolina, a Volvo também equipará a V70 com um motor flexível em combustível, capaz de utilizar o E85, um combustível que mistura gasolina e álcool na proporção de 15% do primeiro combustível e 85% do último para evitar a necessidade de um tanquinho de gasolina para partidas a frio. Ainda mais na Suécia! Esse flex é um quatro-cilindros aspirado. Não há informações sobre sua capacidade cúbica, mas sim que ele produz 145 cv.

O pacote de segurança do carro inclui uma cabine de proteção com aços de deformação diferenciada, evitando ao máximo que a força de um impacto afete o habitáculo do veículo, faróis bixenônio ativos, que iluminam partes de uma curva normalmente mal iluminadas, controlador de velocidade adaptativo, radar com sistema de aviso de batidas iminentes e assistência a frenagens de emergência e outros dispositivos igualmente interessantes. Aguarde em breve mais informações sobre esse carro e sobre o Salão de Genebra aqui no WebMotors!


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