Amazonas Mix 110 - Uma cub feita para as trilhas

Ela mistura motorização e câmbio de motoneta com rodas maiores e pneus off-road
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- Motor de 110 cm³ e câmbio rotativo com embreagem centrífuga semi-automática. Na dianteira, roda aro 18 e, na traseira, aro 17, calçadas com pneus off-road. O que é isso? A mistura de diversos segmentos que resultou na AME Mix 110, uma acessível motoneta de origem chinesa, montada pela Amazonas Motocicletas Especiais AME.

Esse mix de tendências acaba dividindo opiniões: “Bonita essa motinha, hein?”, “Você que fez?”, “Roda grande, do tamanho da CG!”, “Que coisa horrível?”. Comentários e gostos à parte, a Mix 110 vem pra brigar no segmento de motonetas e CUBs com um visual diferenciado – até demais – e um preço competitivo, assim como a maioria das motos de origem chinesa.

Espécie de Honda Pop 100 com visual off-road, a MIX 110 custa R$ 3.990 – o mesmo preço sugerido pela Honda para a sua popular de 100 cc. Porém a motoneta da Amazonas traz alguns diferenciais em relação a sua concorrente direta, como freio a disco, painel mais completo, etc.

Ciclística

Na parte ciclística, a Mix 110 traz como principal diferencial as rodas maiores – 18 polegadas na dianteira e 17, na traseira. Isso faz com que ela fique mais estável ao passar por ondulações e buracos no asfalto.

Nessa tarefa contribuem também as suspensões de longo curso – garfo telescópico na dianteira e sistema bichoque com ajuste na pré-carga da mola na traseira. O conjunto absorve bem as imperfeições e proporciona conforto ao piloto.

Porém, o estreito banco da Mix 110 causa certo desconforto após muito tempo sobre a moto. A posição de pilotagem, apesar de ereta, cansa o motociclista. A principal “culpada” por isso são as pedaleiras, que parecem um pouco fora de lugar e pequenas para os pés. Às vezes dificultam o acionamento do freio ou do câmbio rotativo.

A Mix 110 ainda vem equipada com freio a disco na dianteira – item existente somente nas motonetas “top” de linha, como a Honda Biz + e a Sundown Web Evo. Na traseira, o tradicional tambor dá conta do recado. Outra crítica vai para os pneus. Com desenho “off-road”, lembram muito os da Yamaha TT 125 da década de 70. Só que para piorar são de uma marca chinesa impronunciável.

Desempenho

O motor de um cilindro posicionado horizontalmente segue a receita das motonetas. Com 110 cm³ de capacidade, tem comando simples no cabeçote OHC e refrigeração a ar. Produz 7,09 cv a 7.500 rpm e tem desempenho satisfatório. Não atinge velocidade superior a 90 km/h, mas transita bem mesmo nas avenidas de trânsito mais intenso. A AME declara torque de 0,71 kgf.m a 5000 rpm. Na prática é suficiente para empurrar a Mix 110 nas saídas de semáforo, mas pouco em subidas mais íngremes.

O câmbio rotativo e a embreagem semi-automática, assim como o visual da Mix 110, dividem opiniões. Há quem considere o sistema uma praticidade. Já alguns preferem o câmbio com embreagem manual ou o câmbio automático dos scooters. No caso da Mix, tem quatro marchas, mas se mostrou um pouco impreciso na hora de retornar ao neutro. Pelo menos há um sistema que impede o motociclista, em movimento, sair da quarta marcha e engatar a primeira, como acontece em alguns modelos chineses.

Prevenida

Além do freio e das rodas maiores, a Mix 110 tem outros itens que a deixam mais completa que a Honda Pop 100. O painel, por exemplo, traz um útil marcador de combustível e um indicador de marcha. Entretanto, é impossível durante o dia enxergar a marcha engatada.

Os comandos nos punhos também são completos. Além de poder ligar ou desligar o farol e acionar a luz alta, há um lampejador no punho esquerdo. No direito, o tão desejado botão da partida elétrica.

Mas durante o teste, sem nenhum motivo aparente, a partida elétrica da Mix 110 parou de funcionar. Não só ela, como também a buzina. Indício de baixa carga da bateria. Para minha sorte, a Amazonas foi prevenida e equipou a motoneta com um pedal de partida, assim podia ligar a Mix 110 sem problemas. Já a buzina ficou “rouca” de vez.

FICHA TÉCNICA – Amazonas Mix 110



MOTOR OHC, monocilíndrico, quatro tempos, refrigerado a ar
TORQUE 0,71 kgf.m a 5.000 rpm
POTÊNCIA 7,09 cv a 7.000 rpm
ALIMENTAÇÃO Carburador
CÂMBIO quatro velocidades
TRANSMISSÃO FINAL Corrente dentada
PARTIDA Elétrica e pedal
RODAS Dianteira de aro 18” e traseira de 16”
CHASSI Underbone, com comprimento de 1.880 mm, largura de 655 mm, altura de 945 mm e altura do assento de 790 mm. Peso a seco de 95 kg
TANQUE3,5 l
SUSPENSÃO Dianteira: Telescópica e traseira composta por balança e sistema bichoque
FREIOS Disco simples e tambor
PREÇO R$ 3,99 mil


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