Aprenda quando trocar o óleo da moto

Motos tem características distintas em relação aos automóveis e tem intervalos mais curtos

  1. Home
  2. Motos
  3. Aprenda quando trocar o óleo da moto
Renan Rodrigues
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Muito se escuta a respeito da troca de óleo da moto. Muitos dizem trocar a cada 1.000 km, outros com metade do tempo recomendado e tem aqueles que exageram e todo fim de semana querem substituir o lubrificante.

Mas qual o procedimento correto? Quais os prazos? Tem óleo específico ou posso usar o mesmo de um carro? A gente te responde isso e muito mais. Confira.

Óleo específico

Não use óleo de carro no motor da sua moto. Apesar de contarem com viscosidades parecidas, os produtos são bem distintos. Óleo atualmente não é só uma questão de sintético ou semi-sintético, por exemplo, a tecnologia de produção por trás do lubrificante é feita para atender as especificidades de cada motor. Sendo assim, as necessidades da sua moto são diferentes de qualquer carro.

De olho no manual

O Manual do Proprietário é seu melhor amigo. Nele você verá qual o melhor óleo e também quando fazer a troca. Geralmente, as motos mais modernas trocam o óleo a cada 3.000 km.

Olhadinha semanal

O motor de uma moto, em geral, sempre trabalha em ritmos mais acelerados. Por isso, acaba por consumir mais óleo. Observe o lubrificante semanalmente e, se necessário, complete o nível com o mesmo da última troca. Misturar tipos diferentes de óleo também não é uma boa ideia.

Troque filtros

Como as trocas são em intervalos menores em comparação aos carros, o sistema de reposição dos filtros de óleo e ar a cada duas trocas, normalmente adotada por automóveis, pode não atender às motos. Sendo assim, toda vez que fizer a troca, confira o estado dos filtros e, se necessário, realize a sua substituição.

Troca por tempo

Caso você rode eventualmente apenas com a moto, não deixe o mesmo óleo no motor por mais de seis meses. Assim você irá manter a manutenção em dia e motor em pleno funcionamento.

Comentários