Asphaltfighters Stormbringer é a moto mais veloz do mundo

Construída na Alemanha, ela vai de 0 a 100 km/h em 2,9 s e a 300 km/h em 13,9 s; máxima está acima de 320 km/h
  1. Home
  2. Motos
  3. Asphaltfighters Stormbringer é a moto mais veloz do mundo
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Os alemães são conhecidos por sua destreza técnica e por gostarem de palavras enormes. As duas coisas se unem magistralmente na nova moto Asphaltfighters Stormbringer, duas expressões que, por serem em inglês, são pelo menos mais acessíveis. “Asphatfighters” significa algo como “combatentes do asfalto”, enquanto “Stormbringer” seria, em tradução livre, “portador da tempestade”. Se o que a moto carrega é tempestade não podemos dizer, mas seu condutor deve estar preparado para a relação peso/potência absurda: com 195 kg e 220 cv, ampliáveis para 280 cv, a Stormbringer é a moto mais veloz e rápida do mundo.

Ao contrário do que poderia parecer, a Stormbringer não usa o motor de nenhuma moto grande e já conhecida, como a Suzuki Hayabusa, mas sim um desenvolvido pela Bikerbox. Ele tem quatro cilindros e 1-litro de deslocamento volumétrico. Deve trazer também algum tipo de sobrealimentação, possivelmente um turbo, já que dispõe de função booster, acionável por um botão e só disponível a partir de 180 km/h. É nessa situação que o motor chega a desenvolver 280 cv, o que, considerando os 195 kg da moto, dá 0,7 kg/cv. Não temos notícia de nenhum veículo de produção em série que tenha ostentado uma relação tão baixa.

O motor não é o único trunfo da supermoto alemã. Ela também tem uma preocupação extrema com aerodinâmica. Note, pelas fotos, que ela não tem retrovisores, mas sim uma câmera, com visor no tanque de combustível. Os indicadores de direção são mínimos, embutidos na traseira, e ajudam a moto a se manter estável. Além da direção, eles também são as luzes de freio e de posição. Tudo em um conjunto só. Até o capacete, que sofre bastante com a turbulência do ar em altas velocidades, vem de série com a moto. Trata-se de um X-lite X-701 Hazard h, modelo feito especialmente para minimizar este efeito.

Além do aspecto de aerodinâmica, a moto também se destaca pela sofisticação. Os faróis alto e baixo são de xenônio, mas, durante o dia, eles incorporam a tecnologia DRL Daytime Running Lights, ou faróis diurnos. São as três luzinhas na dianteira da moto. A Stormbringer é a primeira moto do mundo, segundo a Asphaltfighters, a usar DRL.

Todo o conjunto mecânico da moto é preparado para lidar com as altas velocidades. As rodas são OZ, com pneus 120/70 ZR17 na dianteira e 190/55 ZR17 na traseira. Os freios RIWI, da Spiegler Bremsentechnik, são praticamente imunes a fading. E precisam ser.

Segundo a Asphaltfighters, a Stormbringer vai de 0 a 100 km/h em 2,9 s e chega aos 300 km/h em 13,9 s. A velocidade continua subindo até mais de 320 km/h, o que torna essa máquina a moto mais veloz e mais rápida do mundo.

Para os interessados, o preço dessa joia mecânica é 57,5 mil euros, algo em torno de R$ 150 mil, pelo câmbio de hoje. Pode parecer muito dinheiro por uma motocicleta, mas não por uma que se destaca tanto das demais. Seja no conceito, seja na capacidade.

__________________________________

Agenda da Moto __________________________________


Twitter
_________________

Gosta de motos superesportivas?

Então veja aqui no WebMotors as ofertas de motos com esse estilo:

Ducati 1098

Ducati 999

Honda 1000 RR Fireblade

Kawasaki ZX Ninja

Yamaha YZF R1

Suzuki 1300R Hayabusa

Leia também:

Suzuki GSX 1300R Hayabusa

Rodamos com a MV Agusta Brutale 910S

Suzuki B-King 1300: veja como anda a moto do ano de 2008

Ducati Monster 1100, uma big naked italiana

Nova Yamaha YZF-R1 2009 utiliza DNA de MotoGP

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors