Benelli TRE 1130K é uma opção para quem busca requinte e versatilidade

Com preço sugerido de R$ 57.900,00, a moto da marca italiana chega para brigar com uma forte concorrência
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Agência Infomoto
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- A Benelli TRE 1130K, uma funbike de 123 cv de potência máxima e design ousado, traz, como diferencial, itens exclusivos só encontrados em motos de competição: freios Brembo, garfo Marzocchi e amortecedor Extreme Tech. Apesar da origem italiana, hoje o controle acionário do fabricante está a cargo de um grupo chinês. Importada oficialmente pelo Grupo Izzo , a TRE K enfrentará uma artilharia pesada formada por BMW R 1200 GS, Honda XL 1000V Varadero, Suzuki DL 1000 V-Strom, Ducati Multistrada, Buell Ulysses e Triumph Tiger 1050. Aliás, Benelli TRE K e a Tiger tem muita coisa em comum, principalmente o comportamento do motor, ambos de três cilindros em linha, de mais de 1000 cm³. O preço sugerido deste modelo premium é de R$ 57,90 mil.

Uma característica do motor de três cilindros em linha é sua força em baixas e médias rotações, como nos propulsores de dois cilindros em “V”, aliada à elasticidade dos motores de quatro cilindros em linha. Na prática, pilotar a Benelli TRE 1130K é uma tarefa bastante fácil, divertida, por isso funbike. Quando se gira o acelerador e o piloto passa as marchas, a transferência de potência é feita de forma bastante gradativa, sem sustos. O que impressiona neste propulsor de 1131 cm³ de capacidade cúbica é seu torque máximo - 11,4 Kgf.m a apenas 5.000 rpm.

Por esta característica a moto se torna bastante versátil, já que trabalha com uma grande faixa útil do motor. Outro fator que ajuda no desempenho da moto Benelli é o câmbio de seis velocidades - macio e bem escalonado. Ou seja, a parte motriz foi dimensionada para dosar de forma bastante equilibrada o duo formado por torque e potência.

Ciclística

Em uma pista de teste fica difícil avaliar como será o comportamento desta moto na estrada, seu habitat natural. Porém a TRE K contorna bem curvas, além de oferecer bom nível de conforto e ergonomia para o piloto.

Esta funbike oferece um conjunto de suspensão e freios da mais alta qualidade, usado em motos de competição, porém bastante compatível com a proposta estradeira. Na dianteira, garfo telescópico invertido upside-down da grife Marzocchi com tubos de 55 mm, 190 mm de curso, e freios dignos das superesportivas – disco duplo de 320 mm de diâmetro, “mordidos” por pinça de quatro pistões. Na traseira, suspensão monoamortecida da marca Extreme Tech e disco simples de dois pistões. Detalhe: os freios são da italiana Brembo, garantia de eficiência e respostas rápidas. Para ajudar no trabalho de absorver impactos e parar a moto, o modelo está calçado com pneus Dunlop Sportmax.

Design e concorrência

O desenho da Benelli TRE 1130K é o que chamamos “ame ou odeie”. Um mix entre história em quadrinhos e filmes de ficção. Se você tiver bastante imaginação, a parte dianteira – carenagem e pára-brisa – até lembra um gafanhoto. Porém radicalizar no visual é uma característica da marca italiana.

O tanque, com capacidade para 22 litros, também tem linhas arrojadas que oferecem encaixe para as pernas do piloto e boa autonomia. Mas o que chama mesmo a atenção são o chassi e a balança traseira, ambos construídos em aço de seção tubular.

Na traseira, a lanterna foi dividida em duas partes instaladas praticamente nas laterais do escapamento, que fica sob o assento. Já os piscas foram colocador no suporte da placa, sob o escape.

FICHA TÉCNICA – Benelli TRE 1130 K

MOTOR Quatro tempos, 3 cilindros em linha, DOHC, quatro tempos, refrigeração líquida, 1.131 cm³
POTÊNCIA123 cv a 9.000 rpm
TORQUE11,4 kgf.m a 5.000 rpm
ALIMENTAÇÃO Injeção eletrônica de combustível
CÂMBIO Seis velocidades
TRANSMISSÃO FINAL Correia dentada
PARTIDA Elétrica
RODAS Dianteira de aro 17”e traseira de aro 17”, em liga-leve
PNEUS Dianteiro: Dunlop Sportmax 120/70-ZR17. Pneu traseiro: Dunlop Sportmax 180/55-ZR17
CHASSI Treliça em aço com sub-quadro em liga de alumínio, com 2183 mm de comprimento, 850 mm de largura, 1320 mm de altura, 840 mm de altura do assento, 1.515 mm de distância de entreeixos e peso a seco de 215 kg
TANQUE22 l
SUSPENSÃO Suspensão dianteira com garfo telescópico invertido upside-down, com bengalas de 55 mm. Suspensão traseira balança em treliça monoamortecida com regulagem de retorno e pré-carga da mola
FREIOS Dianteiro com disco duplo flutuante de 320 mm de diâmetro com pinças de 4 pistões. Traseiro com disco simples de 240 mm de diâmetro com pinça de dois pistões
CORES Preta e Vermelha com gráficos estilizados
PREÇO R$ 57,90 mil

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