BMW cria chamada de emergência para motos

Sistema aciona central atendimento em caso de acidente
  1. Home
  2. Motos
  3. BMW cria chamada de emergência para motos
Agência Infomoto
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

 

Os últimos lançamentos da indústria automobilística prometem conforto e muita conectividade. Muitos carros de luxo já estão equipados com sistemas que avisam as autoridades competentes (agentes de trânsito e socorristas) em caso de acidente. Neste mesmo rastro, as motos que participam do Rally Dakar, prova off-road mais difícil do mundo, ganharam sistema de localização via GPS. Pensando em reunir estas duas tecnologias, a BMW desenvolveu a "Chamada de Emergência Inteligente", que se destina a agilizar o atendimento ao motociclista que sofreu um acidente. O sistema será item opcional nas motos BMW a partir de 2017.

 

Na prática, quanto mais rápido for o atendimento, mais chances o condutor terá de sobreviver. E isso se aplica especialmente aos motociclistas, mais expostos ao perigo. Estudos da fábrica alemã, que já tem um sistema semelhante em seus automóveis desde 2007, demonstraram que os serviços de resgate foram capazes de responder a um chamado e chegar ao local do acidente em cerca de 40 a 50% menos tempo. Para esta interface entre moto e o Call Center, batizado de “eCall”, somente é necessário uma operadora de telefonia móvel. O serviço estará disponível em todos os países europeus a partir do ano que vem.

IMAGE

Como funciona?

A chamada de emergência inteligente leva em conta três cenários. O primeiro é o acionamento automático no caso de uma queda grave ou colisão. A chamada é acionada automaticamente, enviando uma mensagem para a central de atendimento da BMW. Um display no painel de instrumentos da moto mostra que o eCall foi acionado. Neste caso o piloto não pode cancelar a chamada de emergência.

Num segundo caso, a chamada de emergência só é acionada 25 segundos depois da ocorrência. Nesse meio tempo, numa queda leve, por exemplo, o piloto terá tempo de cancelar a chamada de emergência. Basta pressionar um botão que fica no punho direito. Existe ainda uma terceira opção, com acionamento manual. O piloto precisará pressionar o botão “SOS” e a mensagem será enviada ao eCall BMW, onde uma chamada de voz é estabelecida – e o piloto poderá falar em sua língua nativa. Detalhe: a chamada de emergência inteligente só pode ser acionada manualmente quando a moto estiver parada e com a ignição ligada.

Outra característica interessante é que o sistema não é disparado automaticamente em situações não emergenciais, como quando você derruba sua moto em um estacionamento, por exemplo. Há diversos sensores na moto que detectam a aceleração, o ângulo de inclinação e outros fatores, para determinar qual tipo de situação ocorreu e se foi ou não um acidente.

Consulte preços de camotos novas e usadas na Tabela Fipe e Webmotors.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors