Como andar na garupa da moto

Veja nossas dicas para pegar carona sobre duas rodas com conforto e sem atrapalhar o condutor

  1. Home
  2. Motos
  3. Como andar na garupa da moto
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

É normal aquela apreensão quando se vai pegar carona em uma motocicleta. Ainda mais quem não pilota ou não tem o hábito de viajar sobre duas rodas. Vamos, então, dar algumas dicas de como andar na garupa da moto.

Subir e descer na garupa

Antes de saber como andar na garupa, espere o piloto se posicionar e autorizar a sua subida ou descida da moto. Suba de preferência pelo lado esquerdo e desça pela mesma lateral. Ao subir, apoie um dos pés na pedaleira e, com as mãos no ombro do condutor, passe a outra perna por cima do banco.

Para descer, leve novamente as mãos sobre ombros do condutor, levante-se com os dois pés apoiados na pedaleira, contorne a perna direita por trás até chegar ao chão. Só depois de firmar o pé direito no solo é que deve-se tirar o esquerdo da pedaleira. Faça tais movimentos sempre de forma sutil. Lembre-se que ações bruscas podem ocasionar quedas.

Olha a postura

O movimento do corpo dos ocupantes influencia no equilíbrio da moto, especialmente em curvas e no momento da frenagem. O garupa deve segurar com firmeza na alça traseira ou na cintura do condutor, manter pernas e joelhos alinhados com o quadril e pernas do piloto, firmar bem os pés nas pedaleiras e ficar com a coluna ereta.

Na curva

Aqui é como uma dança de salão. Para ajudar no equilíbrio de forças da moto, o carona precisa acompanhar o condutor e inclinar um pouco o corpo para o mesmo lado da curva. Novamente: com movimentos leves.

Na estrada

Em velocidades mais altas, o ideal é inclinar um pouco mais o corpo e ficar mais próximo das costas do piloto.

Nada de levantar

É proibido ficar de pé com a motocicleta em movimento, mesmo na hora de passar por valetas ou quebra-molas/lombadas.

Seja discreto

Evite ficar de papo com o motociclista. Também nada de fazer sinais para outros motoristas, pois isso é função do piloto. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que apenas os condutores podem indicar uma manobra por meio de gestos. E nada de manusear o celular enquanto viaja.

Equipamentos

Tal qual o condutor, o garupa deve usar todos os equipamentos de segurança. O CTB é claro nesse sentido em seu Artigo 55:

Os passageiros de motocicletas, motonetas e ciclomotores só poderão ser transportados:

  • I - utilizando capacete de segurança;
  • II - em carro lateral acoplado aos veículos ou em assento suplementar atrás do condutor;
  • III - usando vestuário de proteção, de acordo com as especificações do CONTRAN.
  • Capacete é obrigatório, e você deve escolher um apropriado e com viseira. O uso de jaqueta é recomendável e nada de usar chinelos, sandálias ou sapatos abertos para não ficar sem uma parte do pé em caso de acidentes. O descumprimento da Lei é considerado infração gravíssima, com 7 pontos na CNH e multa de R$ 293,47.

    Em tempos de pandemia

    Higienize as mãos antes de subir e assim que descer da moto. Use uma solução com sabão neutro diluído em água em um pano úmido para limpar o capacete por dentro e for fora, inclusive as viseiras. Se quiser, aplique a solução também sobre o banco do carona e as alças traseiras de apoio.

    Comentários