Dafra começa a vender a linha 2021 da NH 190

Ainda discreta no mercado, a trail tem atrativos como farol de LED, motor refrigerado a água e câmbio de seis marchas

  1. Home
  2. Motos
  3. Dafra começa a vender a linha 2021 da NH 190
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Dafra começa a vender no Brasil a linha 2021 da trail NH 190. O modelo que foi lançado no fim de 2019 e, desde então, tem performance discreta no mercado brasileiro, chega com uma nova opção de combinação de cores - azul com branco e cinza, além da marrom -, e mantém as boas características mecânicas de antes.

2. Dafra Nh 190 2021
A combinação de cores azul, branca e cinza é a novidade da NH 190 2021
Crédito: Divulgação

Originalmente fabricada pela SYM Sanyang de Taiwan, a NH 190 é montada em Manaus. O preço foi reajustado de R$ 15.590 para R$ 16.090, mas inclui o frete. Por isso, permanece competitivo diante da rival direta Honda XRE 190, que custa iniciais R$ 15.370 - mas sem frete.

Thumbnail 3. Dafra Nh 190 2021
O motor é um atrativo da moto tem quatro válvulas, refrigeração a água e câmbio de seis marchas
Crédito: Divulgação

A NH 190 tem características interessantes. Principalmente o motor monocilíndrico, que tem quatro válvulas e refrigeração a água. Na rival, são apenas duas válvulas e o arrefecimento é a ar. Por isso, seus 183 cm³ rendem 18 cv de potência a 8.500 rpm, um pouco mais de que os 16,4 cv a 8.500 rpm na XRE. O torque, porém, é o mesmo nas duas - 1,6 kgf.m (a 7.500 rpm no modelo da Dafra e a 6.000 rpm no da Honda). A NH 190 ainda tem a vantagem do câmbio de seis marchas (cinco na XRE), o que traz mais elasticidade e reduz o consumo.

Thumbnail 4. Dafra Nh 190 2021
O painel é todo digital, tem formato triangular e fica protegido pela aba da moldura do farol
Crédito: Divulgação

Outros baratos da NH que não vemos na XRE são o carregador USB - que facilita o uso de smartphones e GPS -, o guidão particularmente alto e o banco confortável, coisas incomuns em modelos trail.

Thumbnail 5. Dafra Nh 190 2021
O banco da NH 190 é confortável, algo raro em modelos trail de baixa cilindrada
Crédito: Divulgação

Mas ambas têm freios a disco na frente e atrás com sistema combinado de frenagem e, em certos aspectos, a NH 190 fica atrás da XRE 190: o tanque leva 11 litros de combustível, o peso a seco é de 141 quilos e a altura livre do solo, de 18 cm. A concorrente leva 13,5 litros, pesa 127 quilos e tem vão livre de ótimos 24,1cm.

Thumbnail 6. Dafra Nh 190 2021 2021
As rodas são raiadas e calçam pneus de uso misto. Os freios são a disco, com CBS
Crédito: Divulgação

As rodas da NH 190 são raiadas e calçadas com pneus de uso misto nas medidas 100/90 R19 na frente e 130/80 R17 atrás - na rival, raiadas também, mas com medidas 90/90 R19 e 110/90 R17. As suspensões têm 13,5 cm de curso na frente e 14,5 cm atrás, números inferiores aos da XRE, com 18 cm na frente e 15 cm de curso atrás.

Comentários