Ainda ontem demos aqui dicas sobre a condução do automóvel na chuva e os cuidados que é preciso ter com o carro antes, durante e depois de enfrentar aquela água - principalmente em caso de enchente. Nada é por acaso: essa semana uma frente fria sinistra atingiu boa parte do Brasil e tem levado muita gente a dirigir debaixo de muita chuva.
E também a pilotar moto, não é? Afinal, a vida não pode parar. Então aproveitamos o tema para lembrar aos caros leitores que pilotam motos diariamente para dar 10 preciosas dicas sobre a pilotagem nesses dias molhados. Andar de moto debaixo de chuva e sobre piso molhado requer cuidados especiais para evitar acidentes e prejuízos. pelo menos enquanto não dá para andar de jet ski (ou "moto aquática") ou banana boat pelas ruas das cidades...
1. Invista em uma boa capa de chuva. Se possível, tenha também botas e luvas impermeáveis. E o conjunto não precisa ser dos mais sofisticados: as capas feitas em PVC que são vendidas nas lojas de peças e acessórios já resolvem bem - e as botas de borracha, do tipo "sete-léguas" ou galochas, também são eficientes. Capas de cores claras são mais chamativas e farão com que você seja visto com mais facilidade pelos motoristas dos outros veículos.
2. Vestiu a capa de chuva para andar de moto? Feche bem. Bastam pequenas entradinhas para que a água encontre o caminho e molhe a sua roupa lentamente. Não esqueça de botar a calça da capa de chuva por cima da bota!
3. A regra básica na pilotagem sob chuva e com piso molhado é fazer tudo mais devagar. Reduza a velocidade, mantenha uma média mais baixa do que faria com piso seco e quaisquer ações devem ser feitas mais lentamente - acelerações mais brandas, frenagens mais suaves e trajetórias nas curvas com menos inclinação ou em velocidade baixa. Use bem o freio motor.
4. A chuva forte tem a vantagem de "lavar" a pista e levar embora sujeiras e óleos. Neste caso, espere por uns 10 a 15 minutos antes de seguir viagem, para dar tempo a essa "faxina". Mas quando a chuva é aquela fininha "rame-rame", triplique o cuidado. Esse tipo de chuva não lava a pista e a deixa muito escorregadia, pois apenas se mistura à sujeira e ao óleos. Fique atento às superfícies brilhosas ou com coloração diferente da do asfalto e desvie delas. Normalmente o meio da pista é o mais sujo.
5. Atenção às tampas de bueiros e outras superfícies metálicas, que ficam especialmente escorregadias quando molhadas. Se for inevitável passar por cima de alguma delas, passe desacelerando e não freie. Ao cruzar trilhos de trem ou bonde, faça-o o mais próximo possível de um ângulo de 90 graus - literalmente cruze os trilhos, e não rode ao longo dele.
6. Quando a água acumular na viseira, tire-a com a mão e faça movimentos suaves para os lados. Mesmo com luvas, cuidado para não arranhar a viseira. Se a viseira embaçar, o que é comum sob chuva e principalmente sob neblina, abra uma frestinha para entrar vento - logo desembaçará.
7. Viajar sob chuva à noite é bem pior que de dia. As gotas de chuva na sua viseira aumentam o reflexo da claridade dos faróis dos carros que vêm na mão contrária, o que torna a superfície momentaneamente opaca. Se for possível, evite rodar à noite. Se não for, multiplique os cuidados e ande em velocidade compatível com a situação adversa. Outra boa dica: quando vier farol na mão contrária, direcione seu olhar para a faixa branca do acostamento - isso evitará ou reduzirá o ofuscamento.
8. Não brigue com o vento. Ao receber rajadas, não acelere - estabilize a moto, reduza a velocidade e, se necessário, contra-ataque: incline-a levemente para o lado de onde vem o vento.
9. Muitas vezes, a chuva vem com um frio intenso. Use por baixo da capa um bom agasalho que efetivamente retenha o calor do corpo. Com um bom casaco por baixo para segurar o calor e uma boa capa de chuva que impeça a entrada da água e do vento, você estará bem protegido.
10. Atente para aberturas nas roupas, geralmente nos pulsos, nos tornozelos ou no pescoço, por onde o vento pode entrar e incomodar, e use luvas corta-vento. Motos com para-brisa ou carenagem protegem mais nesses casos.