Grupo Itavema cria nova marca de motocicletas

Dafra Motos inicia operações com quatro modelos em Manaus; montadora investiu R$ 100 milhões e quer ter 10% do mercado
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Agência Infomoto
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- Com investimentos de R$ 100 milhões, o grupo Itavema dá o ponta-pé inicial nas operações da Dafra Motos, a mais nova marca brasileira de motocicletas. A maior parte do capital foi injetado na construção da fábrica em Manaus, Amazonas, com 100 mil m² de área. Os 300 funcionários já estão a todo vapor para bater a meta de 60 mil unidades fabricadas para este ano.

De olho no crescimento do setor de duas rodas e, principalmente, nas classes “C” e “D”, a Dafra apostou em modelos de até 250 cm³, feitos com qualidade e design atual, além de preço competitivo e que podem ser adquirido por meio de financiamento.

“Nossa meta é fechar 2012 com 400 mil motos vendidas. Com um mercado crescendo mais de 15% ano, contabilizamos que até lá teremos 10% do setor”, explica, entusiasmado, Mário Sergio Franco, diretor-geral do Grupo Itavema.

Segundo Franco, a Dafra deve produzir 60 mil motos em 2008 e 90 mil em 2009. “Nossa filosofia é crescer de forma contínua e sustentável. Vamos investir na ampliação da capacidade de produção da fábrica, consolidação da marca e no desenvolvimento de novos produtos que se adaptem à preferência dos consumidores”, afirma o empresário.

Para Mário Sergio Franco o público-alvo da nova marca é composto por assalariados que usam a motocicleta como meio de transporte e também para o lazer, além de jovens que utilizam o veículo para ir à faculdade, por exemplo. “Queremos oferecer independência de locomoção e ampliar a auto-estima de nossos clientes”, explica Franco.

Produtos

Inicialmente serão produzidos e comercializados quatro modelos três motocicletas e um scooter. Os preços das motos Dafra variam de R$ 3.290 a R$ 5.990. O “carro-chefe” da marca será a Speed 150. O modelo street representará 40% das vendas da empresa, chegará ao consumidor final com preço de R$ 4.990.

O portifólio da montadora ainda conta com um modelo street básico de 100 cm³ Super 100, um scooter Laser 150 e uma custom Kansas 150, também de 150 cm³. A montadora promete ainda para este ano uma outra custom, só que com 250 cm³, e três quadriciclos 50 cm³, 150 cm³ e 250 cm³.

Hoje, os principais parceiros asiáticos da Dafra são Loncin, Lifan e Zongshen. Importadas da China em lotes CKD completely knocked down, as motos foram exaustivamente testadas por técnicos brasileiros. Hoje, por exemplo, mais de 60% do modelo Speed foi alterado para se adequar ao gosto do brasileiro. As principais modificações ocorreram no chassi, design, suspensão e motorização.

Pontos de vendas

A Dafra terá até março 170 pontos de atendimento. Só no dia 7 de fevereiro a capital paulista ganhará de um só vez 25 pontos de vendas; o Rio de Janeiro mais 15; Campinas, interior de São Paulo, 7 e o Vale do Paraíba, 3. Para 2009 serão, segundo a nova montadora, 220 pontos de vendas.

Para as operações de crédito ao consumidor, a Dafra é o primeiro fabricante a ter um banco associado, no caso o Itaú. Neste início de operação as motos podem ser adquiridas em 39 parcelas. “Além de ampliar a capilaridade do Itaú no financiamento de motos, o acordo com a Dafra nos permite manter a comodidade para o cliente e o atendimento diferenciado “, comenta Marco Bonomi, vice-presidente executivo do Itaú.

Além do investimento no ponto de venda e na rede de serviços, a empresa tem o compromisso de manter um estoque de peças sempre compatível com o volume de motos comercializadas. O centro de distribuição de peças da Dafra fica em Barueri, na Grande São Paulo, em um armazém de mais de 10 mil m² operado pela Tegma, outra empresa do Grupo Itavema.

Laboratório

A Dafra também está investindo R$ 5 milhões em um dos mais modernos laboratórios de controle de emissão de poluentes da América Latina, a ser instalado em Manaus até junho de 2008. A iniciativa permitirá maior velocidade no lançamento de novos modelos, além de alinhar a empresa às novas regras de emissão de poluentes Euro3, que passam a vigorar em 1º de janeiro de 2009. A empresa já firmou parceria com a Delphi, que fornecerá o sistema de injeção eletrônica de combustível.

O laboratório, que também poderá terceirizar serviços, contribuirá também para o aprimoramento da resistência e confiabilidade das novas peças e produtos. Simultaneamente a sua instalação no Brasil, a Dafra já está investindo no desenvolvimento de novos produtos, a partir de parcerias globalizadas com empresas européias e chinesas de design. “Assim, teremos processos produtivos mais ágeis e uma progressiva nacionalização de peças e componentes”, conclui Creso Franco, presidente da Dafra Motos.

Dafra em números

Investimento de R$ 100 milhões 100% do Grupo Itavema
310 funcionários na linha de montagem
Produção em 2008 estimativa: 60 mil motos
Produção em 2009 estimativa: 90 mil motos
4 modelos de motos no lançamento da marca
Fábrica: 100 mil metros quadrados de terreno
Investimento de R$ 5 milhões em laboratório de emissão de poluentes

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