Harley-Davidson lança a nova Sportster Nightster

É a segunda versão da nova geração. Motor tem 975 cm³ e 90 cv, e o preço começa em US$ 13.500. Chegará ao Brasil em 2023

  1. Home
  2. Motos
  3. Harley-Davidson lança a nova Sportster Nightster
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

E chegou o dia tão esperado: a Harley-Davidson apresentou, nesta terça-feira (12/4), a segunda versão da nova geração da Sportster. E conforme antecipamos, essa nova configuração - que ganhou o sobrenome Nightster - é mais conservadora e amigável à pilotagem que a primeira versão, a Sportster S, lançada no ano passado e que mais parece uma "drag bike" (moto derivada das dragsters de competição). No fim das contas, a Harley-Davidson Sportster Nightster é a verdadeira sucessora das antigas Sportster! E mais: a Harley-Davidson já confirmou sua chegada ao Brasil em 2023!

2022 Nightster Imagery
A Nightster terá linha de acessórios própria. Acima, guidom alto e tampas laterais do motor
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O visual é aquele que gostamos: chassi baixo e comprido, mas com a novidade da parte treliçada junto ao "pescoço". O tanque é proporcionalmente pequeno (pega 11,7 litros) e, à frente dele, o farol redondo vem envolto por uma moldura à moda "motoqueiros malvadões" do seriado "Sons of Anarchy". É de LED, assim como piscas e lanternas. Mais abaixo vem o motorzão V2 - que, ao contrário de informações anteriores, tem acabamento apenas na cor prata com detalhes na cor preta.

O que chama atenção nesta nova geração, claro, é o radiador à frente, coisa inimaginável nas antecessoras.

Harley Davidson Sportster Nightster
A iluminação da moto é full-LED. Na frente, o farol vem com moldura à moda "motoqueiro malvadão"
Crédito: Divulgação
toggle button

Mas o radiador está lá, adequado às necessidades dos tempos modernos, que exigem motores mais eficientes, que emitam menos poluentes. Então, bote na conta de algumas revisões os 2,1 litros de fluido refrigerante que entram ali. Ele pode ser estranho, mas não estraga o visual da moto, que ainda exibe escape grosso dois-e-um, banco solo e para-lama traseiro curtinho, estes dois últimos aspectos bem em sintonia com a história da moto.

2022 Key Features. Rh975.
O motor é o já conhecido Revolution Max, em configuração de 975 cm³ e 90 cv de potência máxima
Crédito: Divulgação
toggle button

A nova Harley-Davidson Sportster Nightster tem 2,20 m de comprimento, 1,55 m de entre-eixos, 83,6 cm de largura máxima e 1,10 m de altura. O banco está a apenas 70,5 cm do solo, o que facilitará a pilotagem mesmo por condutores de baixa estatura. A moto pesa 210 quilos a seco e 218 quilos em ordem de marcha. Aqui vale lembrar que o nome Nightster já foi usado em uma versão da Sportster, nos anos 2000 - era uma XL 1.200 e o modelo, inclusive, foi vendido no Brasil em 2008 e 2009.

Harley Davidson Sportster Nightster
O painel ficou parado no tempo: é composto por um único mostrador, com velocímetro analógico
Crédito: Divulgação
toggle button

O motor é o já conhecido Revolution Max de dois cilindros em V e refrigeração líquida, em versão com 975 cm³. Tem quatro válvulas por cilindro, comando duplo nos cabeçotes - variável na admissão -, diâmetro de 97 mm e curso de 66 mm. Rende 90 cv de potência a 7.500 rpm e torque de 9,5 kgf.m a 5.000 rpm. Nos Estados Unidos, o consumo médio prometido é de 22,2 km/l.

2022 Key Features. Rh975.
Vai abastecer? Levante o banco e abra o bocal. Uma bossa inimaginável nas Sportster antigas...
Crédito: Divulgação
toggle button

O câmbio tem seis marchas, com transmissão secundária por correia dentada. As rodas são de liga leve e calçam pneus Dunlop nas medidas 100/90 R19 na frente e 150/80 R16 atrás. As suspensões dianteiras são Showa, com 41 mm de diâmetro, 11,4 cm de curso e sistema Dual Bending Valve (DBV), que tem duas válvulas em cada lado - em situações normais, todas funcionam; em situações severas, apenas uma em cada lado, para deixar o conjunto mais rígido.

na traseira vem um bichoque, com dois amortecedores, um em cada lado, ambos com ajuste de pré-carga e 7,6 cm de curso. Os freios são a disco simples na frente e atrás, com 320 mm e 260 mm de diâmetro, respectivamente. A montagem na dianteira é axial com quatro pistões, e na traseira é flutuante com um pistão - ambos têm ABS, que trabalha conjuntamente com o controle de tração.

O painel é pequenino e conservador: tem velocímetro analógico na parte superior, uma pequena telinha de LCD de 4 polegadas na parte inferior e luzes-espia no espaço entre esses mostradores.

Mas tem muitas informações: velocidade, funcionamento dos piscas e do controle de tração, temperatura do líquido refrigerante, farol alto e indicador de manutenção. E, ainda, alertas de voltagem da bateria, de baixo nível de combustível, de ABS traseiro desligado, de baixa pressão dos pneus, de problema no motor e de pressão do óleo.

Harley Davidson Sportster Nightster
A nova Sportster Nightster será vendida nas cores preta, cinza e vermelha. A cor só varia n tanque
Crédito: Divulgação
toggle button

Nos Estados Unidos, a garantia é de 24 meses sem limite de quilometragem e os intervalos para as manutenções são a cada 8 mil quilômetros - exceto a primeira, que é em 1.000 quilômetros. Lá na terra do Tio Sam a moto será vendida nas cores preta, cinza ou vermelha (essa é a minha!), e o preço começa em US$ 13.500 (cerca de R$ 63.130, hoje).

Confira o vídeo de lançamento da Harley-Davidson Sportster Nightster: