Himalayan 450: revelados os preços no Brasil!

Prestes a mostrar a moto para a imprensa especializada, Royal Enfield divulga as versões e os valores. Confira!

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Roberto Dutra
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Foram muitos meses de mistério, especulações, vazamentos de imagens e algumas incertezas. Mas agora isso tudo acabou: a Royal Enfield Himalayan 450 está prestes a ser apresentada à imprensa especializada, o que acontecerá na semana que vem, mas os preços e as especificações da moto para o Brasil foram revelados hoje. Então vamos ao que interessa.

Quanto custa a nova Royal Enfield Himalayan 450?

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  • Himalayan 450 básica, nas cores Slate Himalayan Salt (cinza com salmão) e Slate Poppy Blue (cinza com azul) - R$ 29.990
  • Himalayan 450 intermediária, na cor Hanle Black (preta e dourada) - R$ 30.990
  • Himalayan 450 topo de linha, nas cores Kamet White (branca) e Hanle Black (preta e dourada) e com pneus sem câmaras - R$ 31.990
  • A versão básica tem duas opções de cores, e uma é essa Slate Himalayan Salt. Preço: R$ 29.990
    Crédito: Divulgação
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    A outra opção na versão básica é a pintura Slate Poppy Blue. Também custa R$ 29.990
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    A pintura Hanle Black está nas opções intermediária e topo de linha. A intermediária custa R$ 30.990
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    A outra pintura para a topo de linha é a Kamet White (camuflada). Ambas custam R$ 31.990 e têm pneus sem câmaras
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    Lançamento terá 150 kits especiais

    A Royal Enfield também anunciou um pacote especial de acessórios: serão 150 kits  de lançamento para quem quiser preparar a moto para aventura. O kit custa R$ 10 mil e é composto por baús laterais, top box traseiro, protetores de cárter e radiador, para-brisa mais alto, banco diferente e outros itens. Sim, quem quiser pode comprar os acessórios separadamente.

    Saiba mais sobre a nova Royal Enfield Himalayan 450:

    Quanto às especificações, é importante ressaltar que a nova moto é mesmo toda nova, e nada tem a ver com a antecessora Himalayan 411 que conhecemos e que ainda é vendida aqui no Brasil. Do chassi ao motor, a Hima 450 é inédita.

    E isso se traduz em especificações bem superiores aos da irmã mais antiga - que sairá de linha por aqui e nem aparece mais no site da Royal Enfield brasileira. Mas quem ainda quiser uma Hima 411 ainda encontrará em estoque nas concessionárias. O preço oficial é R$ 26.290, mas provavelmente rolará um descontinho. A irmã quase gêmea Scram 411? Mesma coisa - também sai de cena, estoques remanescentes por oficiais R$ 24.490.

    A nova Royal Enfield Himalayan 450 é mais baixa e comprida que a Himalayan 411
    Crédito: Divulgação
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    Para começar, o motor ainda é monocilíndrico, mas um pouco maior, com quatro válvulas, comando duplo no cabeçote e - o principal - refrigeração líquida. Batizado de Sherpa, entrega 40 cv de potência a 8.000 rpm e torque de 4 kgf.m a 5.500 rpm.

    Isso quer dizer que a moto tem quase duas vezes mais potência que a Hima 411, cujo monocilíndico refrigerado a ar rende modestos 24,5 cv a 6.500 rpm. E girando mais alto. Já o torque já não é tão superior: a Hima 411 entrega 3,2 kgf.m a 4.500 rpm.

    E se o caro leitor acabou de se perguntar sobre peso/potência, vamos lá: a Hima 411 pesa 191 quilos a seco, e a Hima 450 pesa menos - 181 quilos a seco. Ou seja, tem peso/potência superior.

    Detalhe que faz diferença: na Himalayan 450, o motor tem refrigeração líquida
    Crédito: Divulgação
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    Com estes números, a Hima 450 promete resolver um dos aspectos mais criticados na Hima 411 - a falta de potência em giros altos e, consequentemente, o desempenho fraco e com velocidade relativamente limitada.

    Se a Hima 411 sofre para passar dos 120 km/h, a Hima 450, segundo a Royal Enfield, chega aos 150 km/h. Já a pequena diferença no torque não será tão sentida, pois a própria Hima 411 já exibe boa força para uso em baixos giros.

    O motor da Himalayan 450 tem 452 cm³, quatro válvulas, comando duplo e 40 cv de potência
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    O consumo divulgado é 28,1 km/l em condições ideais. Como o tanque da nova Hima 450 pega 17 litros, a autonomia teórica é de cerca de 470 quilômetros. Já a Hima 411 faz uma média de 27 km/l, mas como seu tanque leva menos combustível - 15,5 litros -, a autonomia fica ali na casa dos 400 quilômetros.

    As suspensões dianteiras passam a ser fornecidas pela Showa japonesa, e são invertidas
    Crédito: Divulgação
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    Como podemos ver, a Himalayan 450 é, de fato, uma evolução da Himalayan 411. E não para por aí: a nova Hima 450 tem recursos que a Hima 411 jamais teve, como acelerador eletrônico, embreagem assistida e deslizante, iluminação full-LED e dois modos de pilotagem (econômico e performance). O ABS está presente nas duas rodas, e o traseiro pode ser desligado.

    O escape ficou mais curto e com visual mais bacana. O ABS da roda traseira pode ser desligado
    Crédito: Divulgação
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    Outro quitute da nova Himalayan 450 são as suspensões dianteiras, agora invertidas, com sistema SFF de funções (óleo de um lado, mola do outro) e fornecidas pela japonesa Showa. Antes, eram garfos convencionais e da própria Royal Enfield.

    As rodas não mudaram, e continuam com aros de 21 polegadas na frente e 17 polegadas atrás, sempre raiadas e calçadas com pneus da marca CEAT nas medidas 90/90 e 140/80.

    Painel de instrumentos

    À frente do piloto, a Himalayan 450 também exibe um novo painel de instrumentos. Enquanto a Hima 411 tem vários mostradores analógicos, a nova moto tem apenas um instrumento redondo, que é 100% digital, de TFT e com quatro polegadas.

    O novo painel de instrumentos é composto por um mostrador redondo com tela de TFT que engloba todas as funções
    Crédito: Divulgação
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    Esse mostrador é manuseado por um botão no punho direito, tem três modos de visualização e inclui a função do famoso Tripper - aquele GPS nativo, que mostra o caminho por setinhas. Na Hima 411, o Tripper tinha um mostrador separado.

    Como comprar a nova Himalayan 450

    Assim como fez com a Super Meteor 650 e com a recém-lançada Shotgun 650, a Royal Enfield também terá um sistema especial de pré-reserva - que promete não repetir os problemas e atrasos que teve com a custom e vem dando certo com a bobber.

    As reservas começarão a ser feitas no dia 19 de março, às 19 horas, no site reserva.royalenfield.com.br. Nesse mesmo dia, toda a rede de concessionárias da

    marca se dedicará especialmente à Himalayan 450, inclusive com unidades para test-ride.

    Cadê a lanterna? Na Himalayan 450, passou a ser integrada aos piscas - e tudo em LED
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    Visual menos exótico

    Por fim, vale analisar o design da moto. Ok, a beleza sempre está nos olhos de quem vê, mas é inegável que a Himalayan 450 é mais harmoniosa do que a Himalayan 411. A irmã menor e mais antiga era mais curta e alta, e tinha excentricidades como o farol em posição um tanto alta. Na nova moto, que é mais "espichada", tudo parece estar no lugar certo.

    Para comparação, a Himalayan 450 tem 2,24 m de comprimento, 1,51 m de distância entre-eixos e 1,31 m de altura, com vão livre de 23 cm. Na Hima 411, são 2,19 m de comprimento, 1,46 m de entre-eixos, 1,36 m de altura e 22 cm de vão livre.

    Os bancos do piloto e do garupa são separados. Lá atrás, bagageiro que pode virar suporte para baú
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