Honda coloca freios combinados na Twister 2019

Versão de entrada ganha sistema CBS e mantém preço de R$ 13.990; preço do modelo ABS cai para R$ 14.990

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Agência Infomoto
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Sexta moto mais vendida do Brasil com 20.062 unidades emplacadas até agosto passado, a Honda CB 250F Twister ganhou novidades no modelo 2019. Além de cores e grafismos mais modernos, a Twister passa a contar com o sistema de freios combinados em sua versão de entrada, que manteve o preço sugerido de R$ 13.990. Já a versão com freios ABS teve uma redução de 4,5% no preço e passa a custar R$ 14.990.

 Honda CB Twister com CBS
Legenda: Honda CB Twister com CBS
Crédito: Divulgação

O sistema de freios combinado distribui a força de frenagem e aciona um dos pistões do freio dianteiro sempre que o piloto pisar no pedal de freio traseiro – no caso da Twister, ambos são a disco. Dessa forma, o CBS proporciona frenagens mais eficientes e corrige o “erro” de muitos motociclistas que não utilizam o freio dianteiro. O sistema diminui o espaço de frenagem, mas não evita o travamento como um ABS. A adoção do Combined Brake System (CBS ou sistema de freio combinado) é uma exigência da lei: a partir do próximo ano todas as motos de até 300 cc deverão sair de fábrica equipadas com freios mais eficientes, CBS ou ABS.

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Legenda: Honda CB Twister com CBS
Crédito: Divulgação

Segundo Alfredo Guedes, engenheiro da Honda, “ao oferecer a versão com freios CBS atendemos ao motociclista menos experiente que opta pela Twister como sua primeira moto. Além de ter uma versão mais em conta do modelo”. A nova Twister CBS estará disponível nas cores branco, prata e vermelho.

ABS mais barata e colorida

Desde seu lançamento em 2015, a Twister já era vendida também em uma versão com freios ABS nas duas rodas – o sistema mais caro e sofisticado evita o travamento das rodas ao frear em superfícies com baixa aderência, como piso molhado ou sujo.

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Legenda: A versão ABS ganhou a cor laranja e seu preço sugerido é de R$ 14.990
Crédito: Divulgação

Para 2019, a principal novidade é que a versão ABS teve uma redução de preço em torno de 4,5%. O preço público sugerido (sem frete e seguro, base Estado de São Paulo) caiu de R$ 15.490 para R$ 14.990.

Além disso, a CB 250F Twister ABS será vendida em uma exclusiva cor laranja que, de acordo com a Honda, foi criada para ressaltar a esportividade da marca, pois remete à equipe Repsol Honda na MotoGP. A versão ABS também será vendida na cor vermelha.

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Legenda: Honda CB Twister com CBS
Crédito: Divulgação

Motor e ciclística sem mudanças

Nos dois modelos, além dos grafismos mais ousados, as motos ganharam piscas retangulares, com lâmpadas de LED, assim como a lanterna traseira. O painel do tipo blackout manteve o mesmo layout, mas recebeu um computador de bordo que informa consumo médio e instantâneo.

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Legenda: A versão ABS ganhou a cor laranja e seu preço sugerido é de R$ 14.990
Crédito: Divulgação

As duas versões são equipadas com motor flex de um cilindro, refrigeração a ar, e 249.5 cc de capacidade cúbica. A potência máxima atinge 22,6 cv a 7.500 rpm e o torque máximo de 2,28 kgf.m a 6.000 giros e o câmbio tem seis marchas. O tanque tem capacidade para 16,5 litros de combustível (gasolina ou etanol) e a Twister pesa 137 kg (a seco).

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Legenda: As duas versões da Honda Twister ganharam computador de bordo
Crédito: Divulgação

Destaque também para os pneus radiais Pirelli Diablo Rosso II que equipam o modelo, nas medidas 110/70-17, na dianteira; e 140/70-17, na traseira. As suspensões são telescópicas na frente e monoamortecida com duas molas, atrás.

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Legenda: O motor flex equipa as duas versões da Twister e atinge a potência máxima de 22,6 cv com etanol
Crédito: Divulgação

A nova versão (mais barata) aliada ao novo modelo design e a cores mais ousadas devem garantir o ritmo de vendas e a liderança da Twister na disputa com a Yamaha Fazer 250 ABS – que tem preço sugerido de R$ 15.290. Até o final de agosto foram vendidas 20.062 unidades da Twister contra 10.438 da Fazer 250, disponível apenas na versão com ABS.

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Legenda: Na Honda Twister CBS a pinça de freio usa duas mangueiras para distribuir a força de frenagem
Crédito: Divulgação
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