A Yamaha apresentou, na semana passada, uma significativa renovação em alguns de seus modelos para a linha 2025. E um dos destaques foi a XTZ 250 Lander, que passou por mudanças relevantes - embora tenha mantido o velho e conhecido motor.
A Lander foi bem renovada e, há não muito tempo - no final do ano passado, para ser mais exato - a concorrente Honda XRE 300 Sahara passou pelo mesmo processo. Sendo assim, a rivalidade entre as duas continua a mesma. E qual é a melhor?
Para ajudar o caro leitor a escolher qual das duas lhe atenderia melhor, comparamos as especificações da Lander 2025 e da Sahara 2024 - que, justamente por ter mudado há pouco tempo, continuará igual no ano que vem. Vamos lá?
A Yamaha XTZ 250 Lander 2025 chegará às lojas no próximo mês de dezembro em uma única versão. Terá farol com projetor de luz, para-lama dianteiro mais curto, tanque mais musculoso, abas laterais menores, luzes de rodagem diurnas (DRLs), lanterna de LED, painel maior - com fundo blackout e conectável com smartphone - e tomada 12 Volts.
O motor não mudará e continuará lá nosso velho conhecido - monocilíndrico, refrigerado a ar, com 250 cm³, com 20,9 cv de potência a 8.000 rpm e 2,1 kgf.m de torque a 6.000 rpm. A novidade é que não será flex.
Segundo a Yamaha informou a nossos colegas do site motoo.com.br, a mudança é consequência de recalibragens que reduziram em mais de 50% as emissões de gases poluentes em relação a antes, para adequação às normas do Promot 5 - que entrarão em vigor em janeiro e 2025.
A Yamaha não explicou exata e detalhadamente o motivo do motor não ser mais flex. Deduzimos que a especificação flex é justamente para reduzir emissões com o uso do etanol. Como a recalibragem gerou isso, e na prática raramente usuários de motos abastecem com etanol, a Lander passou a usar apenas gasolina.
Outras especificações importantes da moto são o câmbio de cinco marchas, freio com ABS somente na roda dianteira, as suspensões com curso de 22 cm na frente e 20,4 cm atrás, o peso de 156 quilos, o tanque para 13,6 litros, a distância livre do solo de 24 cm e o banco a 87,5 cm do chão.
No mundo real, pouco mudará para o usuário, já que o desempenho da moto continuará igual. A Lander 2025 chegará às lojas em dezembro e custará R$ 27.490 (mais frete).
A XRE 300 Sahara foi lançada no final do ano passado. Evolução da XRE 300, ganhou o sobrenome "Sahara" para evocar a clássica NX 350 Sahara doa anos 90. A moto mudou bastante em relação à XRE 300, inclusive com chassi e motor novos - este, compartilhado com a CB 300F Twister.
O monocilíndrico é flex e refrigerado a ar. A potência é de 24,8 cv com gasolina e 25,2 cv com etanol a 7.500 rpm, enquanto o torque é de 2,7 kgf.m a 5.750 rpm. Ou seja, é um pouco mais forte - quatro pocotós fazem diferença - e a força vem mais cedo do que no usado pela rival Lander. O câmbio tem seis marchas.
A Sahara é vendida em três versões - enquanto a Lander tinha duas e na linha 2025 só terá uma - e todas têm basicamente os mesmos recursos. Estão lá iluminação full-LED (incluindo piscas), tomadinha USB-C, painel com fundo blackout, alerta de frenagem, sete ajustes de pré-carga no monochoque traseiro, feios com ABS nas duas rodas e embreagem assistida e deslizante.
com 147 quilos na versão standard ou 149 quilos nas versões Rally e Adventure, a Sahara tem 26,9 cm de distância livre do solo e banco a 85,9 cm do chão. O tanque leva 13,8 litros e as suspensões têm curso de 22,1 cm na frente e 22,5 cm atrás.
A Sahara vinha mantendo os preços do lançamento ao longo dos últimos 10 meses, mas agora sofreu os primeiros reajustes no preço público sugerido (PPS). Ainda linha 2024, a moto agora parte de R$ 28.170 na versão standard, passa para R$ 28.800 na versão intermediária Rally e chega a R$ 29.800 da topo de linha Adventure. Ou seja, ficou R$ 1.080, R$ 1.110 e R$ 1.150 mais cara, respectivamente.
Quando comparamos as especificações e recursos das duas motos, parece óbvio que a Honda XRE 300 Sahara entrega mais do que a Yamaha XTZ 250 Lander.
A Sahara é mais potente e mais leve que a Lander. Tem suspensão traseira com ajustes na pré-carga, iluminação full-LED e tomadinha USB-C, mais útil do que a arcaica tomada 12 Volts da Lander.
As suspensões têm curso maior, o tanque tem mais capacidade, o ABS está nas duas rodas - na Lander, só na dianteira - e a embreagem é assistida e deslizante.
A vantagem da Lander estará no painel maior e de leitura mais fácil e em sua conexão Bluetooth, que permite acessar informações da moto no smartphone. Para completar, o visual da Sahara é mais palatável que o novo look da Lander, com seu farol "boca de pato" - eficiente, mas com design de gosto duvidoso - e linhas retas.
Como a beleza está nos olhos de quem vê, gosto não se discute. A outra vantagem da Lander 2025 estará no preço - será R$ 680 mais barata que a versão standard da Sahara.
Faça o anúncio do seu carro na Webmotors e seja visto por mais de 80 milhões de possíveis compradores. Somos o melhor site para você vender seu carro com rapidez, segurança e conseguir o melhor negócio.
Até o dia 15 de outubro você pode aproveitar o nosso cupom de desconto e garantir 20% OFF para escolher um dos nossos planos e criar o seu anúncio online em poucos minutos. Na Webmotors você paga apenas o anúncio, nós não cobramos uma porcentagem da venda do seu veículo.
Seja para trocar de carro ou para garantir uma grana extra, aproveite o nosso cupom e faça o seu anúncio. CLIQUE AQUI e crie seu anúncio com desconto!



Email enviado com sucesso!