Maxiscooters da BMW estão mais seguros

C 650 Sport e o C 650 GT ganharam controle de tração e ABS de última geração
  1. Home
  2. Motos
  3. Maxiscooters da BMW estão mais seguros
Agência Infomoto
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

IMAGE

Está aberta a temporada de lançamentos 2016 na Europa – tudo porque estamos a menos de dois meses do EICMA 2015, o Salão de Motos de Milão (ITA), o maior e mais importante evento do setor de duas rodas do mundo. A alemã BMW antecipou-se e anunciou a sua renovada linha de scooters de 650cc. A ciclística e a motorização não sofreram grandes mudanças, mas o visual foi renovado, principalmente do modelo mais esportivo, que agora se chama C 650 Sport. Já o C 650 GT continua oferecendo características voltadas ao turismo, já que traz conforto e boa capacidade de carga.

De acordo com a marca, a transmissão CVT foi redesenhada para proporcionar uma resposta mais instantânea quando o piloto gira o acelerador. Ambos também receberam um novo sistema de escapamento para atenderem às normas de emissão de ruídos.

Outra grande novidade é que agora, além dos freios ABS de última geração, os dois modelos virão equipados com controle de tração, que a BMW batizou de Automatic Stability Control (ASC). A fábrica também criou um sistema, comum em alguns carros de luxo, detecta veículos nos pontos cegos e alerta o piloto por meio de uma luz de advertência na haste do retrovisor – o item será opcional apenas no modelo C 650 GT.

Itens de segurança

Para oferecer total segurança ao piloto, os reformulados maxiscooters da BMW ganharam freios ABS de ultima geração, o 9.1MB, desenvolvido em parceria com a Bosch. Tanto o C 650 Sport como o C 650 GT agora saem da linha de produção com um bônus no quesito segurança: a adoção do controle de tração. O recurso atua principalmente para não deixar a roda traseira derrapar em superfícies escorregadias. A tecnologia usa os mesmos sensores que monitoram a atuação do sistema de freios ABS.

Como item opcional, a marca bávara coloca ainda à disposição do condutor o sistema de alerta de veículo no ponto cego, muito usado em carros de luxo por detectar ultrapassagem lateral. Esta inovação, a primeira do mundo para os veículos de duas rodas, só estará disponível para o C 650 GT.

Transmissão aprimorada

A linha de maxiscooters da BMW está equipada com motor de dois cilindros em linha, com 647 cm³ de capacidade e 60 cv de potência máxima a 7 500 rpm. Para deixá-lo mais eficiente e menos poluente, o propulsor teve seu mapeamento redefinido. Para um comportamento ainda mais dinâmico os modelos ganharam uma nova transmissão CVT que, em conjunto com novos revestimentos de embreagem, proporciona respostas mais eficientes e vigorosas, principalmente nas arrancadas. A relação da transmissão CVT também foi revista, assim como os pesos que atuam nas polias, tudo para garantir um desempenho melhor do sistema.

Para completar, o conjunto de suspensão foi totalmente revisado e passa a oferecer um maior nível de conforto. Na dianteira, os novos C 650 e C 650 GT continuam a usar garfo telescópico invertido. Na traseira, um monobraço oscilante com um amortecedor posicionado lateralmente. O conjunto é “amarrado” a um quadro tubular de aço e alumínio mais resistente a torções.

O novo C 650 Sport vai estar disponível na nova opção de cor laranja fosco, além do branco sólido e do preto metálico. Já o C 650 GT ganhou uma roupagem bronze, bastante elegante, juntamente com o preto metálico e o branco sólido. O preço e a data de quando os novos scooters BMW irão chegar às concessionárias da marca na Europa ainda não foram definidos. No Brasil, os modelos deverão desembarcar somente no primeiro semestre de 2016.

Consulte veículos novos e usados na Tabela Fipe e WebMotors.

Comentários