Motor Z S1000, o scooter elétrico com dois motores

Fabricado pela Motor Z, modelo chega a 40 km/h e custa R$ 6.409
  1. Home
  2. Motos
  3. Motor Z S1000, o scooter elétrico com dois motores
Agência Infomoto
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Para quem está acostumado com o ronco e o cheiro de gasolina dos motores a combustão, pilotar o S1000, scooter elétrico da Motor Z, é uma tarefa um tanto estranha. É só virar a chave sem dar o “start”, acelerar com suavidade e sem barulho. Agora se pensarmos em sua proposta e também em sua utilização – preservar o ambiente e rodar em pisos planos – , logo percebemos que sua missão ecológica já é compartilhada por montadoras de peso como Renault, Toyota e GM, que já têm projetos de carros elétricos em fase final de testes.

Remodelado, o scooter S1000 é o primeiro modelo da linha 2009 da Motor Z a apresentar inovações como, por exemplo, dois motores elétricos um em cada roda, suspensão telescópica e freio a disco na dianteira, pneus mais largos, além de melhorias no acabamento, no design e também na ergonomia. O destaque tecnológico fica por conta da adoção de um sistema que aproveita a energia da frenagem para recarregar a bateria, batizado de freios regenerativos. O S1000, segundo o montadora, chega a 40 km/h, tem 45 km de autonomia e custa R$ 6.409.

Motorização

Mas como é na prática pilotar um scooter elétrico? Não vá esperando potência e torque. Esse veículo não foi feito para fortes emoções. Ele foi desenvolvido para circular em locais fechados, já que não polui, e também em condomínios, para auxiliar nas rondas ou até como opção de transporte para quem mora muito próximo do trabalho e trafega por ruas calmas e de pouco movimento.

Em superfície plana, o S1000 chegou a 40 km/h, com um motor só. Porém, para encarar uma subida, por exemplo, é melhor acionar o segundo motor ambos de 500 W e com corrente contínua. Essa operação é simples, basta acionar um botão que fica no punho esquerdo. Detalhe: a seleção só pode ser realizada com o scooter parado. Com os dois motores ligados, o piloto terá o desempenho otimizado e também uma melhora no quesito dirigibilidade.

O mais estranho é pensar que, no scooter elétrico, não são necessárias trocas de óleo, revisões periódicas, muito menos esticar a corrente. É conferir a carga da bateria, verificar a pressão dos pneus e sair rodando.

Ciclística

Na nova versão , o scooter elétrico S1000 traz um quadro mais rígido e resistente. Houve o reposicionamento do chicote elétricos e do carregador bivolt – 110 e 220 V. O S1000 também recebeu melhorias nos quesitos suspensões e freios.

Na dianteira, ganhou garfo telescópico e freio a disco. Na parte traseira, duplo amortecedor e freio a tambor. Em razão de sua proposta, o desempenho do conjunto está bem dimensionado. Acionado ao limite, o freio chega a travar a roda traseira.

Na nova versão, o scooter com tração nas duas rodas recebeu mudanças em sua carenagem frontal, que lembra um pouco a Yamaha Neo CVT, e também oferece uma melhor ergonomia na pilotagem. Para completar, a S1000 ganhou banco com superfície antiderrapante e um bagageiro para transportar pequenos objetos.

FICHA TÉCNICA – Motor Z S1000

















MOTOR Dois motores elétricos de corrente contínua
POTÊNCIA1.000 W 500 W em cada eixo/motor
TORQUE0,7 kgm cada motor a 520 rpm
TRANSMISSÃO Motor aplicado diretamente nas rodas dianteira/traseira
PARTIDA Sem assistência – Chaveamento liga/desliga
RODAS Dianteira e traseira de aro 12”, em liga-leve
PNEUS Dianteiro e traseiro 12” x 3.0”
CHASSI Comprimento de 1.800 mm, largura de 700 mm, altura de 1.300 mm, altura do assento de 800 mm e peso a seco de 83 kg
SUSPENSÃO Dianteira com braço oscilante e duplo amortecedor 190 mm; traseira biamortecida 165 mm
FREIOSDianteiro e traseiro com tambor, de acionamento manual
AUTONOMIA até 45 km
TEMPO DE RECARGA de 2 a 8 horas
CARREGADOR110 V ou 220 V
VELOCIDADE MÁXIMA 45 km/h
CORES Azul, amarela e preta
PREÇO R$ 6.409


Gosta de scooters e maxi-scooters?

Então veja aqui no WebMotors as ofertas para estas motos, por marca:

Agrale

Aprilia

Fox

Garini

Kasinski

Piaggio

Sundown

Suzuki

VentoYamaha

Leia também:

Hornet 600F ou CBR 600RR? Comparamos as 600 cm³

Nova Honda Fireblade CBR 1000 RR

Sundown Web EVO

Teste: Honda CB 600 F Hornet

Bimota BD6R Delírio, exclusiva e artesanal

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors