Pneu de moto pode rodar mais de 20.000 km

Confira dicas para aumentar o rendimento quilométrico dos seus pneus

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Agência Infomoto
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A Metzeler apresentou nesta semana o novo pneu Roadtec Street, cuja principal novidade é a promessa de maior rendimento quilométrico, ou seja, o sonho de todo motociclista: um pneu eficiente e durável. “O rendimento quilométrico é o atributo mais desejado pelos pilotos de motos de baixa cilindrada”, afirmou Maximiliano Reginato, gerente de Vendas e Reposição da Metzeler na América Latina. O executivo lembra que os motofretistas costumam trocar os pneus de suas motos após quatro ou cinco meses de uso, em função de rodarem grandes distâncias todos os dias. 

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Crédito: Ao guidão - Pneus
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Destinado às motos de baixa cilindrada, o novo pneu da marca, que pertence à Pirelli, estará disponível em 15 medidas diferentes, com ou sem câmara. Após seis meses de testes, percorrendo mais de 150.000 km com motos Honda CG em diversos tipos de pisos e trajetos, a Metzeler afirma que o novo Roadtec Street pode rodar mais de 20.000 km antes de ser substituído. Mas isso é possível?

Pneus de moto
Crédito: Pneus de moto
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O executivo da Metzeler garante que sim, mas lembra que para chegar a tal quilometragem com o mesmo pneu é necessário respeitar as recomendações do fabricante da moto e praticar uma pilotagem racional. Exageros na aceleração e frenagem, calibragem irregular e outros vícios comprometem a durabilidade do pneu. 


Veja algumas dicas para aumentar a durabilidade do pneu da sua moto.


- Na pressão

O fator primordial para a durabilidade dos pneus é a calibragem correta. Rodar com a pressão abaixo do recomendado aumenta o desgaste, diminui a eficiência – principalmente em curvas - e compromete a segurança, podendo até causar quedas. 


- De olho na balança

Respeitar as limitações do fabricante em relação ao peso transportado pela moto (piloto + garupa + bagagem) também influencia na durabilidade do pneu. Lembre-se: sempre que for transportar garupa e carga é necessário calibrar o pneu com a pressão recomendada. 


- Acelera e freia 

Cada vez que o piloto acelera transfere a força do motor para o pneu traseiro. Quanto mais brusca for essa transferência, maior será o desgaste da banda de rodagem do pneu. A mesma situação ocorre ao frear ou reduzir a marcha da moto: toda vez que se aumenta o atrito com o solo a borracha é consumida. Portanto, pilotar de forma progressiva vai ajudar o seu pneu a durar mais. Nada de acelerar com tudo e derrapar a roda traseira na hora de frear. Suavidade é a palavra chave nesse caso. 


- Mas que calor!

Quanto maior a temperatura do asfalto maior será o desgaste do pneu. A temperatura amolece a borracha que é consumida pelo asfalto com maior facilidade. Por isso, em regiões mais quentes o motociclista tem que tomar mais cuidado com a calibragem e o estilo de pilotagem para economizar os pneus da moto. 


- Asfalto ou lixa?

Muitas vezes a durabilidade do mesmo pneu pode variar por conta do tipo de asfalto percorrido. Asfaltos mais “lisos” consomem menos o pneu, enquanto pisos mais rugosos – com pedras salientes – aceleram o desgaste. “O asfalto funciona como uma lixa” afirma Samuel Barbosa, gerente de engenharia da Pirelli.

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