Pneus remoldados: o preço não vale o risco

Eles são proibidos, mas ainda há quem venda e quem compre. Veja o que são e os perigos de usá-los na sua motocicleta

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Roberto Dutra
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Basta o caro leitor abrir os sites que têm anúncios de acessórios e peças para motos e eles estão lá aos montes: pneus remoldados para motocicletas. O grande atrativo é o preço, muito inferior aos dos pneus novos e até mesmo aos de usados vendidos por particulares.

Mas cair nessa tentação representa não apenas um grande perigo para o motociclista, como também é fora da lei. Os chamados pneus "remold" para motocicletas e triciclos são proibidos no Brasil desde 2004, quando a Resolução 158/2004 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e a Portaria 554/2015 do Inmetro impuseram o veto.

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Depois, até teve alguma polêmica: em 9 de maio do mesmo ano de 2008, uma deliberação do Contran publicada no Diário Oficial da União (DOU) suspendeu os efeitos da resolução. Demorou, mas menos mal que outra resolução do Contran - a de nº 376, publicada no DOU em 8 de abril de 2011 - trouxe o bom senso de volta e revogou a suspensão.

Remoldado é diferente de recauchutado

Vale destacar que pneu remoldado é diferente de pneu recauchutado. O recauchutado ganha apenas uma nova banda de rodagem e novos ombros na carcaça do pneu. Já no remoldado se faz a troca de toda a banda de rodagem e também dos flancos - ou seja, toda a parte externa do pneu é substituída e ganha uma nova camada de borracha.

Pneuremoldado
Pneus remoldados colocam em risco a segurança do motociclista
Crédito: Divulgação
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Curiosamente, é isso: para os automóveis, o remoldado é até melhor que o recauchutado (claro que um novo é sempre melhor). Mas, para motocicletas, nem um nem outro. O motivo? Os pneus de carros, caminhões e ônibus são "quadrados" e os de moto são "arredondados".

Na reforma, quando se raspa a carcaça de um pneu usado para que em seu lugar seja colada uma nova banda de rodagem, não se consegue aplicar perfeitamente o novo composto de forma que ele reproduza a curvatura e as dimensões originais dos pneus de moto - o que inclui, aí, ombros, flancos e banda de rodagem como uma "peça" única.

Além disso, os pneus de moto são mais macios e têm compostos diferentes (às vezes, dois ou três compostos) que os usados nos pneus dos outros veículos. As reformas não conseguem reproduzir esses compostos, o que impossibilita que se garanta a segurança necessária do veículo e de seus passageiros durante seu uso.

Infração grave

Como custa a metade do preço de um pneu novo, pneus remoldados podem parecer atraente no momento da compra, mas depois a chance de prejuízos é grande. Para começar, seu uso representa infração grave, com cinco pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 195,23.

Além disso, há o risco prático, já que os pneus "remold" dão menos estabilidade nas curvas, implicam em maior distância nas frenagens e sempre trazem o risco de formação inesperada de bolhas e rugas, que podem gerar estouros. Aí, é grande a chance de quedas e acidentes.

Se tudo isso não convencer o motociclista, temos mais um argumento: ao contrário de muitos pneus de carros, caminhões e ônibus, os pneus de moto não foram projetados para ter uma "segunda vida". Isso porque a carcaça, que serve de estrutura do pneu, sofre um desgaste muito grande em sua primeira - e única - utilização.

Os materiais ficam bem finos, o que torna uma raspagem adequada - processo inerente à remoldagem - extremamente difícil. Além de das tais rugas e bolhas, surge o risco do novo material aplicado não aderir corretamente e simplesmente se descolar durante o uso.

Por fim, nos apoiamos em estudos. Segundo a Associação dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores e Bicicletas (Abraciclo), 8% dos acidentes com motocicletas são causados por falta de manutenção. E, destes, 11% estão ligados aos pneus da moto.

Pode parecer apenas uma pequena parcela do todo, mas aí vamos para uma outra estatística: segundo números do seguro obrigatório DPVAT, nos últimos 10 anos cerca de 200 mil pessoas morreram e aproximadamente 2,5 milhões ficaram inválidos para o trabalho por causa de acidentes com motocicletas. Então, podemos calcular algo em torno de 20 mil acidentes causados por problemas ligados aos pneus. Não é desprezível.

Pior ainda...

Pior que os pneus remoldados, só os "frisados". Estes não existem à venda - "nascem" quando o proprietário leva o pneu a um borracheiro e este, com um ferro de solda quente, refaz as ranhuras da banda de rodagem na superfície já totalmente desgastada e fina. Em vez de deitar e rolar com a motoca, quem faz isso é sério candidato a rolar e deitar - de vez.

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