Qual a hora certa de trocar o pneu da moto?

Você sabe o que é o T.W.I? A indicação orienta o motociclista a hora de substituir o pneu desgastado por outro novo

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Agência Infomoto
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Uma dúvida frequente entre os motociclistas é sobre a hora certa de trocar o pneu da moto. Um método muito comum é a boa e velha inspeção visual. Ou seja, você olha e percebe que o pneu está ficando “careca”. Porém muitas vezes o desgaste não ocorre por igual em toda a banda de rodagem e fica difícil identificar se o pneu pode ou não rodar mais alguns quilômetros.

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Legenda: O piloto de testes da Pirelli, Eduardo Zampieri, dá dica simples para saber a hora de trocar o pneu
Crédito: Renato Durães/INFOMOTO

Para facilitar a vida do motociclista, as fábricas de pneus dotam seus produtos de uma maneira simples e eficaz de se averiguar se está na hora de trocá-los. Trata-se do T.W.I. (Tread Wear Indicator) um dos limites para o uso dos pneus de moto. A sigla vem do inglês Tread Wear Indicator, que significa, em tradução livre, “indicador de desgaste da banda de rodagem”.

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Legenda: TWI é um ressalto de borracha em alguns sulcos que mostram o limite de desgaste do pneu
Crédito: Renato Durães/INFOMOTO

Como as motos têm apenas dois pneus, estes são itens fundamentais para garantir a segurança do motociclista. Um pneu “careca” representa perigo na hora de acelerar, frear e contornar curvas. Em piso molhado então, nem se fala. Entre as diversas funções dos sulcos está a drenagem da água. Se os sulcos estiverem pouco profundos não drenam a água corretamente e uma frenagem pode causar uma queda em dia de chuva.

 Nos pneus mais desgastados os sulcos ficam menos profundos e não escoam a água com a mesma eficácia
Legenda: Nos pneus mais desgastados os sulcos ficam menos profundos e não escoam a água com a mesma eficácia
Crédito: Renato Durães/INFOMOTO

Onde fica o TWI?

Esses indicadores de desgaste podem ser facilmente localizados nos flancos (lateral) dos pneus, onde geralmente há a inscrição T.W.I. ou ainda alguma indicação como uma seta ou o logotipo do fabricante. Nessa direção, o motociclista vai encontrar o filete de borracha indicando a altura mínima de uso do pneu.

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Legenda: Pela sigla na lateral do pneu, fica fácil encontrar o TWI, um ressalto de borracha entre os sulcos
Crédito: Renato Durães/INFOMOTO

Como funciona o TWI?

Todo pneu de moto (e até de carro) conta com o TWI, o tal filete de borracha disposto transversalmente aos sulcos em alguns pontos da banda de rodagem. Mas como ele funciona? “O TWI indica que a borracha acabou. O sulco que ajuda a escoar a água no piso molhado já não faz o seu papel. E no seco, não tem mais aderência”, explica Eduardo Zampieri, piloto de testes de pneu de moto da Pirelli. Segundo o piloto, quando esse filete ficar aparente, no mesmo nível da banda de rodagem, está na hora de trocar o pneu.

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Legenda: TWI em destaque no pneu da Honda CG 160
Crédito: Renato Durães/INFOMOTO

Mas, cuidado: não é só o TWI!

Mas é bom lembrar ao motociclista que a troca do pneu só estará vinculada ao TWI se o pneu estiver em boas condições. Bolhas, cortes ou desgastes irregulares também podem condenar o pneu. Se houver algum desses defeitos, mesmo que a banda de rodagem não tenha atingido a profundidade mínima, o pneu deve ser substituído por outro novo, nas mesmas medidas indicada pelo fabricante da motocicleta.

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Legenda: Até mesmo os pneus de uso misto têm o TWI; sigla na lateral mostra onde encontrar o indicador
Crédito: Renato Durães/INFOMOTO
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Legenda: Quando o pneu está novo é mais difícil enxergar o TWI; conforme vai se gastando o indicador aparece
Crédito: Renato Durães/INFOMOTO
 Pneus "carecas" também perdem aderência no piso seco, prejudicando frenagens e mudanças de direção
Legenda: Pneus "carecas" também perdem aderência no piso seco, prejudicando frenagens e mudanças de direção
Crédito: Renato Durães/INFOMOTO
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