Yamalube R3 Cup é oportunidade para novos pilotos

Categoria apoiada pela Yamaha é porta de entrada para jovens que almejam o Mundial de Motovelocidade

  1. Home
  2. Motos
  3. Yamalube R3 Cup é oportunidade para novos pilotos
Karina Simões
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

No último final de semana, a Webmotors esteve no Autódromo José Carlos Pace, o 'templo de Interlagos', para conferir as novidades da Yamalube R3 Cup, categoria monomarca que está em seu segundo ano e já conta com o maior grid da motovelocidade nacional. Você tem talento, sonha em ser piloto, mas não tem “paitrocínio” suficiente? Leia esta matéria até o fim, pode ser sua chance.

 Pilotos da equipe oficial da Yamaha, na Yamalube R3 Cup
Yamalube R3 Cup
Legenda: Pilotos da equipe oficial da Yamaha, na Yamalube R3 Cup
toggle button

CATEGORIAS

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Existem duas categorias, a Pro e a Stock. A Stock é composta por dez jovens talentos, de 12 a 16 anos, escolhidos para fazerem parte da equipe oficial da Yamaha, a Team PlayStation Yamaha Racing, chefiada pelo ex-piloto Alan Douglas.

Enquanto uma temporada convencional custa de R$ 100 mil a R$ 150 mil, os jovens pagam R$ 2 mil por etapa e, além da motocicleta preparada para competição, recebem o acompanhamento de um time de feras como o piloto Rafael Paschoalin, também patrocinado pela Webmotors. Os jovens recebem macacão personalizado, capacete tri-composto, além de terem alimentação supervisionada nos dias de prova e treinos com telemetria para que alcancem a melhor performance. A montadora também realiza com os pilotos atividades que desenvolvam o físico, o raciocínio e até mesmo o controle emocional, lapidando-os para categorias superiores e até mesmo para campeonatos fora do Brasil.

 Chefe de equipe do Team PlayStation Yamaha Racing, Alan Douglas
Yamalube R3 Cup 2018
Legenda: Chefe de equipe do Team PlayStation Yamaha Racing, Alan Douglas
Crédito: Divulgação
toggle button

Alan Douglas é quem acompanha tudo de perto e foi o grande responsável para que a ideia saísse do papel, o chefe de equipe vê nesses jovens não só a oportunidade de termos brasileiros representando o país no Mundial, mas aposta na formação de bons cidadãos.  “Nossa intenção não é só formar pilotos, mas formar pessoas do bem, de caráter”, diz.

 Yamaha R3 de competição e atrás modelo original
Yamaha R3
Legenda: Yamaha R3 de competição e atrás modelo original
Crédito: Divulgação
toggle button

Na categoria Pro, os pilotos recebem o incentivo do Programa bLU cRU, que oferece subsídio na compra de uma Yamaha YZF R3 0km ao preço de R$ 15.200 – a original custa R$ 23.961 – para os primeiros 40 pilotos que forem disputar a temporada. Camisetas, guarda-chuva, squeeze, boné e mochila também são fornecidos para os pilotos. “Queremos fazer dos autódromos um mar azul”, diz Pedro Pierotti, responsável por promoções e eventos da Yamaha do Brasil.

Se der algum problema na motocicleta, peças de reposição são vendidas com desconto de 20% a 60% mediante troca na usada/quebrada. A montadora disponibiliza uma equipe técnica diretamente no autódromo para eventuais reparos e ainda realiza treinamentos exclusivos da R3 para mecânicos de pilotos que disputam a temporada.

A MOTO

Para a categoria Stock, a moto pode receber apenas escapamento esportivo, nenhuma alteração de suspensão, ou mesmo no motor é permitida – a R3 é equipada com um bicilíndrico de 42 cv e 3,02 kgf.m de torque com arrefecimento líquido. Porém, ela recebe carenagem de pista, guidão um pouco mais baixo (com ponto de fixação invertido, na verdade), tampa de motor, pedaleiras de competição para trocas rápidas e ajuste fácil, aeroquip do freio dianteiro que corta o ABS e uma nova coroa que não é lacrada para facilitar a troca da corrente (não há mudança na relação). O câmbio é invertido, como nas motos de competição.

 Yamaha R3 de competição
Ale 3270
Legenda: Yamaha R3 de competição
Crédito: Divulgação
toggle button

Com essas alterações, a R3 fica cerca de 15 kg mais leve se a compararmos com a original. Para a categoria Pro, além do escape são permitidas mudanças na suspensão e outros ajustes. Para deixar uma R3 original como a preparada pela equipe da Yamaha, a marca diz que o gasto é de cerca de R$ 5 mil. Em ambas categorias é utilizada gasolina comum nas motocicletas.

Yamaha YZF R3
Yamaha YZF R3 original
Crédito: Divulgação
toggle button

Veja OFERTAS da Yamaha R3.

PRIMEIRA ETAPA

Na primeira etapa, realizada no dia 29 de abril, foram nada menos que 37 pilotos alinhados no grid. Um recorde absoluto que faz da R3 Cup Brasileira a maior dentre todos os países em que a Yamaha a promove.

Como premiação, os pilotos que vencerem o campeonato nas categoriaas Stock e Pro ganharão, cada um, um scooter Neo 125. Os pilotos que tiveram melhor desempenho na temporada de 2017 da Yamalube R3 Cup - Eliton Kawakami e Bruno Cesar Borges foram convidados a representar o Brasil no VR 46 Master Camp, um treinamento destinado a jovens de talento promissor que acontecerá no Rancho de Valentino Rossi, na Itália, entre os dias 27 e 31 de julho deste ano.

 Yamalube R3 Cup 2018
Yamalube R3 Cup 2018
Legenda: Yamalube R3 Cup 2018
Crédito: Divulgação
toggle button
Comentários