Russos e americanos criam BMW R18 supercustomizada

Parceria da Zillers Motorcycle de Moscou com a NMoto Studio da Califórnia resulta em versão que parece saída de filme

  1. Home
  2. Motos
  3. Russos e americanos criam BMW R18 supercustomizada
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O caro leitor talvez nunca tenha ouvido falar da Zillers Motorcycle, uma customizadora de altíssimo nível cuja sede fica em Moscou, na Rússia. Mas lá fora ela tem muito cartaz: em 2018, conquistou o primeiro lugar no prestigioso concurso de customização AMD World Championship of Custom Bike Building, uma competição realizada anualmente pela revista American Motorcycle Dealer. Se tornou a primeira russa do ramo a alcançar o feito e, desde então, é cultuada por customizadores do mundo inteiro.

2021 By Zillers Motorcycles X Nmoto Studio 1
A R18 criada pela Zillers Motorcycles com a Nmoto Studio: peças trocadas, muitas carenagens e fibra de carbono
Crédito: Divulgação
toggle button

De tempos em temos, a Zillers apresenta um novo projeto. A bola da vez foi pegar uma moto que já não é exatamente "popular" e torná-la ainda mais exclusiva: uma elegante BMW R18 que ganhou aspecto futurista e ficou com jeito de modelo criado para um filme de ficção científica. O projeto foi feito em parceria com a NMoto Studio, outra customizadora, mas que fica do outro lado do mundo: na Califórnia, Estados Unidos. Daí nasceu a R18 cruiser.

2021 Bmw R18 By Zillers Motorcycles X Nmoto Studio 2
A moto tem suspensão a ar, que pode erguê-la ou baixá-la até ficar encostada no chão
Crédito: Divulgação
toggle button

A BMW R18 foi completamente redesenhada. O tanque e parte da "roupa" originais foram descartados para dar lugar a novas peças feitas em fibra de carbono. No tanque foi instalado um pequeno velocímetro tipo "flip-up", porque também tem a função de ser a tampa do bocal.

A moto ainda recebeu capas nos garfos telescópicos dianteiros, laterais "maciças", tampas que cobrem a balança traseira (no lado direito, apenas a cruzeta do eixo cardã aparece), banco solo tipo "rabo duro" e lanterna de traseira LED embutida no que restou da trave do subchassi, que foi cortado.

2021 By Zillers Motorcycles X Nmoto Studio 03
No detalhe, o pequeno velocímetro do tipo "flip-up": é que foi instalado no bocal do tanque!
Crédito: Divulgação
toggle button

Na frente, o farolzão típico de moto custom foi trocado por um menor, que fica embutido em uma espécie de carenagem. As rodas também foram trocadas por outras, que são "fechadas" mas têm 10 raios em cada lado, e um novo escape curto, de titânio e feito à mão foi instalado. Por fim, a suspensão traseira monochoque original deu lugar a uma outra, a ar e desenvolvida especificamente para a moto - é capaz de deixá-la encostada no chão como vemos nas fotos, ou erguê-la para rodar tranquilamente. Por isso, a moto não tem descanso lateral.

Bmw R 18 Custom Zillers Garage 169gallery 7615e271 1835146 1024x576
A frente original foi completamente descartada: entraram capas nas bengalas e farol embutido na carenagem
Crédito: Divulgação
toggle button

Apenas 13 unidades da R18 criada pela Zillers Motorcycle e pela NMoto Studio serão feitas. Cada uma vai custar o equivalente a US$ 44.900. As motos serão feitos sob encomenda e entregue aos compradores no prazo de quatro meses. Essa não é a primeira BMW "fuçada" pela Zillers Motorcycle, que em 2020 apresentou uma versão muito modificada da R-Nine T - que também impressionava pela criatividade e bom gosto (confira na imagem abaixo).

A outra criação da Zillers Motorcycles: a BMW R-Nine T toda modificada foi revelada em 2020
Crédito: Divulgação
toggle button
Comentários