Tecnologia: itens de motos que vieram dos carros

Veja equipamentos e inovações que foram lançados primeiro em automóveis e depois chegaram nas motocicletas

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André Deliberato
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As tecnologias e equipamentos empregados em carros e motos vendidos em todo o mundo podem ter diversas origens. Nos automóveis, por exemplo, muitos destes itens vêm da Fórmula 1 - como as aletas para trocas de marcha atrás do volante e os freios ABS (antitravamento). Hoje, vamos falar sobre outro caminho: o itens de motos que vieram dos carros.

Muitas motocicletas vendidas em nosso mercado são equipadas com tecnologias que vieram de automóveis - e apostamos que algumas delas você nem sabia que já existiam no universo de veículos sobre duas rodas. Vamos listar cinco. Lembrou de alguma outra? É só deixar no campo de comentários.

1. Motor flex

O primeiro carro com motor bicombustível (conhecido popularmente como "flex", capaz de consumir etanol e/ou gasolina) foi o Volkswagen Gol, em 2003. A tecnologia só chegou para o mercado de motocicletas seis anos depois, em 2009, quando a Honda CG 150 Titan recebeu propulsor flexível.

Curiosamente, a moto escolhida para estrear a tecnologia foi justamente o modelo mais vendido do mercado, exatamente como acontecera no segmento de veículos de quatro rodas - o Gol, em 2003, comemorava 16 anos na liderança.

Honda CG 150 Titan
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Legenda: Honda CG 150 foi a primeira motocicleta do Brasil equipada com motor flex
Crédito: Divulgação

2. Freio ABS

Outro equipamento que demorou um pouco mais para chegar às motocicletas foi o sistema de freios ABS (antitravamento). O tempo de "espera" foi de 10 anos: o primeiro carro a receber o conjunto de frenagem mais eficiente foi o Mercedes-Benz Classe S W116, em 1978. Já a primeira moto a utilizar foi a BMW K100, em 1988.

Reparou na origem? Tanto o carro quanto a moto eram alemães, assim como a Bosch, empresa daquele país que desenvolveu os freios ABS (nomenclatura para Antiblockier-Bremssystem), no longínquo ano de 1936.

BMW K1600 Bagger
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Legenda: BMW K1600 que existe hoje em dia pode ser considerada "neta" da BMW K100, a primeira moto com ABS
Crédito: Divulgação/BMW

3. Injeção eletrônica

Há diversos relatos na internet sobre qual foi o primeiro carro a ser equipado com sistema de injeção eletrônica. Especialistas dão conta que Chrysler 300D, Dodge D-500 e Plymouth Fury, além do DeSoto Adventurer, foram os primeiros automóveis com a tecnologia, no final dos anos 1950. Mas muita gente sabe que o primeiro veículo com injeção eletrônica vendido em massa no Brasil foi o Gol GTI, em 1989.

Entre as motos, quem detém o título de primeiro modelo nacional de produção com o equipamento é a Yamaha XT 660R, que estreou a tecnologia em 2005 - portanto, 16 anos depois da chegada do carro da Volks. Mas essa discussão pode ir longe, já que muitos especialistas afirmam que modelos de duas rodas já rodavam com o sistema no final dos anos 1980.

Yamaha XT 660R
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Legenda: Yamaha XT 660R foi a primeira moto nacional equipada com injeção eletrônica
Crédito: Divulgação

4. Painel digital

A história mostra que o primeiro automóvel com painel digital foi o Aston Martin Lagonda, sedã de luxo lançado em 1976 - ele era, ainda, um inédito carro com quatro portas nascido da fabricante britânica especializada em cupês esportivos.

Já no lado das motos, infelizmente não há registro oficial de qual foi o primeiro modelo produzido em série a sair da fábrica com o equipamento, mas certamente isso aconteceu depois de 1976. Vamos falar do modelo mais vendido: a Honda CG, unanimidade no Brasil, recebeu o acessório como item de série na linha 2015.

Honda PCX 2019
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Legenda: Algumas motos de categorias populares já têm painel inteiramente digital
Crédito: Divulgação

5. Airbag

As bolsas de ar que protegem os ocupantes de um automóvel surgiram em 1973 - naquele ano, o Oldsmobile Toronado foi o primeiro carro comercial vendido com o equipamento. No mercado de motocicletas, o lançamento aconteceu em 2006, quando a Honda GL 1800 Gold Wing foi registrada como a primeira moto dotada de airbag em todo o mundo - ou seja: 33 anos depois.

Curiosamente - e obviamente -, vários outros tipos de bolsas apareceram para motociclistas dentro desse período, mas todas elas eram externas - falamos de airbags de capacetes, roupas de proteção ou até de jaquetas.

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Legenda: Honda Gold Wing foi a primeira moto com airbag integrado à "carroceria"
Crédito: Divulgação
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