Temos uma nova naked no mercado brasileiro, a Triumph Trident 660, apresentada pela primeira vez em outubro do ano passado. A moto, que estava prevista para ser lançada no primeiro semestre deste ano e atrasou por conta da pandemia, apareceu recentemente no site oficial da empresa e já tem preço oficial: a partir de R$ 47.490.
Apesar disso, as primeiras entregas da Trident 660 devem acontecer somente no começo de 2022. O pacote de R$ 47,5 mil é válido para a opção com pintura branca sólida - os tons de preto e vermelho custam mais caro (R$ 47.990). O único opcional, o Triumph Shift Assist - que troca as marchas de modo automático -, não tem preço definido, mas há mais de 30 acessórios.
A maior novidade do modelo é um novo motor de 660 cm³ de três cilindros com arrefecimento a líquido. Segundo a Triumph, o propulsor rende 81 cv e 6,5 kgf.m de torque. O câmbio é manual de seis marchas, mas tem embreagem com assistência deslizante e oferece como opção o quickshifter tradicional da empresa britânica.
A Trident 660 tem 1,40 metro de entre-eixos, 14 litros de capacidade no tanque de combustível e pesa 189 kg (em ordem de marcha). A altura do banco em relação ao solo é de 80,5 cm.
De acordo com o que já foi revelado pela empresa, a moto tem dois modos de pilotagem ("Road" e "Rain") e uma série de equipamentos de última geração, como acelerador eletrônico; farol e lanterna em LED; painel de instrumentos digital com tela em TFT colorida e até controle de tração ajustável.
Por baixo, a moto usa suspensão da grife Showa com garfo invertido na dianteira, de 120 mm de curso, e sistema monochoque com ajuste de pré-carga na traseira. Na frente e atrás, a Tridente 660 usa freios da Nissin, com discos duplos de 310 mm na roda dianteira e único de 255 mm na traseira, com dois pistões em cada pinça. As rodas são de liga e têm 17 polegadas, com pneus 120/70 e 180/55, respectivamente.