Valentino Rossi versus robô. Quem é o mais rápido?

Robô capaz de pilotar uma R1M desafia Rossi. Yamaha revela o resultado no Salão de Tóquio.

  1. Home
  2. Motos
  3. Valentino Rossi versus robô. Quem é o mais rápido?
Agência Infomoto
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Yamaha prometeu outras seis estreias mundiais para esta 45ª edição do Tokyo Motor Show, entre elas, a segunda versão do Motobot, um robô capaz de pilotar uma Yamaha YZF-R1M a mais de 200 km/h em uma pista de corrida. Segundo os engenheiros da Yamaha, essa segunda versão teria “rodinhas laterais” retráteis, o que permitiria maior ângulo de inclinação nas curvas. Com a evolução da robótica e do software, o objetivo do Motobot agora é desafiar ninguém menos do que Valentino Rossi em um autódromo. Quem será o vencedor?


icon photo
Legenda: Yamaha Motobot
Crédito: Yamaha Motobot



Dois outros conceitos foram antecipados pela Yamaha. O MWC-4, que utiliza a tecnologia “Leaning Multi-Wheel”, ou seja, multirodas que se inclinam para contornar curvas. No caso do MWC-4 são quatro rodas, o que faz dele mais um conceito de carro do que de moto. Por último uma bicicleta elétrica, batizada de YPJ-XC, evolução de protótipos anteriores, com um motor elétrico auxiliar de pedaladas, porém com uma forma mais próxima de um veículo de produção, de acordo com a própria fábrica. 


icon photo
Legenda: Yamaha Motobot
Crédito: Yamaha Motobot



As outras novidades ainda são segredos, mas há indícios de um novo modelo com motor tricilíndrico – rumores reforçados pelo vídeo-teaser convocando os fãs a ficarem ligados nas redes sociais da marca no próximo dia 25 de outubro, quando acontecem as coletivas de imprensa do evento. 




Enquanto alguns apostam em uma nova moto, outros acreditam que o conceito MWT-9 pode tornar-se realidade. O MWT-9, apresentado no último Tokyo Motor Show, usava o motor de três cilindros da MT-09, mas tinha três rodas com a tecnologia “Leaning Multi-Wheel”, que torna praticamente impossível uma queda.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors