Yamaha R3 muda para manter a liderança

Modelo 2019 da miniesportiva traz design novo, painel totalmente digital e suspensão invertida na dianteira

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Agência Infomoto
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Sucesso em todo o mundo e também no Brasil, onde lidera a categoria Sport com 1.255 unidades vendidas no ano passado, a Yamaha YZF-R3 traz novidades no modelo 2019 para manter-se na liderança. A miniesportiva ganhou design ainda mais arrojado, suspensão dianteira invertida, farol em LED e um novo painel.

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Legenda: Yamaha R3 2019
Crédito: Divulgação

As linhas mais angulosas e agressivas fazem a R3 parecer até uma superesportiva de maior cilindrada. Aliás, essa tem sido a fórmula de sucesso dessa Yamaha. Pois, na verdade, ela usa um motor de dois cilindros paralelos de 321 cc que produzem 42 cv de potência máxima a 10.750 giros e torque de 3,02 kgf.m a 9.000 giros. Números que se mantiveram na R3 2019.

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Legenda: Yamaha R3 2019
Crédito: Divulgação

Suspensão invertida

Já as rodas de 17 polegadas trazem um novo desenho. Mas é a suspensão dianteira a grande novidade da miniesportiva para 2019. A R3 agora usa garfos invertidos (upside-down) da grife KYB com 129 mm de curso. Na traseira, ficou mantido o monoamortecedor que tem curso de 124,5 mm.

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Legenda: Yamaha R3 2019
Crédito: Divulgação

O tanque de combustível manteve a capacidade (14 litros), mas ganhou novo formato. Está mais largo na parte superior e mais estreito na parte de baixo. Segundo o fabricante, a mudança permite melhor “encaixe do piloto” ao se esconder atrás da bolha em busca de maior velocidade ou para facilitar as mudanças de posição em curvas acentuadas.

 Yamaha R3 2019
Legenda: Yamaha R3 2019
Crédito: Divulgação

A nova carenagem foi inspirada no modelo da MotoGP, a YZR-M1. Ainda de acordo com a Yamaha, o desenho da carenagem e do para brisa foi capaz de reduzir o arrasto aerodinâmico em 7%. O resultado é o aumento de velocidade máxima do modelo em até 8 km/h.

Visual é o bastante?

Existe uma entrada de ar no centro da carenagem que, além de aumentar a penetração aerodinâmica, força o ar para o radiador que tem a função de resfriar o motor e melhorar sua performance.

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Legenda: Yamaha R3 2019
Crédito: Divulgação

Enquanto acelera, o piloto pode contar com o novo painel em LCD com as informações completas de fácil (e rápida) visualização. O conjunto ótico, com novos faróis em LED e luzes de posição, é claramente inspirado na lendária R1 e ajudam a encorpar ainda mais essa esportiva de 300 cc.

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Legenda: Yamaha R3 2019
Crédito: Divulgação

Com essas mudanças a Yamaha espera fazer frente à nova Kawasaki Ninja 400. Porém os números da Kawasaki são bem superiores, como a potência de 48 cv contra os 42 cv da Yamaha. Resta saber se o impacto visual será o bastante para manter a liderança na categoria.

 Yamaha R3 2019
Legenda: Yamaha R3 2019
Crédito: Divulgação
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