E não sem razão, já que esses carros resistentes têm visual imponente, porte mecânico, estrutura robusta, pneus grande que o convidam à lama e, claro, a própria aura que os envolvem: a da liberdade de poder trafegar em qualquer terreno.
Mas para quem são os carros off-roads?
Para todos aqueles que adoram ralis e trilhas – ou tudo que envolve esse lifestyle –, ou simplesmente para quem opta por sair da cidade em viagens rápidas por zonas rurais ou praianas. E tem morador de regiões com estrada de terra que depende do uso de veículos resistentes para trabalhar.Porém, a beleza desses carros é que não existe regra para seu uso: são robustos, trazem performance na direção e, por essas e outras razões, são perfeitos para todos aqueles que se identificam com essa carroceira.
E quem pode dirigir um carro 4x4?
Dirigir carros 4x4 pode ser uma tarefa difícil, no começo, para quem for fazer trilha. Precisa, sim, de habilidades específicas — que podem ser adquiridas em cursos práticos, leitura de manuais e tal.O mais importante, que vale sempre ressaltar aqui, é que a estrada não é lugar para despreparo, improviso ou até negligência. Por isso, caso ainda não se sinta pronto, vale treinar, antes, em estradas asfaltadas mesmo. Mas treinar com essas potências não é nenhum sacrifício, certo?
O que faz o carro ser resistente para estrada de terra?
Quem gosta desse tipo de aventura procura por veículos com suspensão mais resistente para estrada sem asfalto. Normalmente, importam-se mais com robustez e durabilidade. O primordial é andar bem por terrenos não pavimentados.Logo, é preciso que esses carros tenham:
- suspensão propícia
- motor com força em baixos giros
- tração nas quatro rodas com reduzida
- estribos laterais
- quebra-mato no para-choque
- pneus de uso misto
- prancha para desatolar e cinta de reboque
- airbags frontais e laterais
- sensores de capotamento
- sistema de resposta de segurança para: abrir portas, desligar o combustível, acender as luzes em sinal de perigo
Quais os carros mais resistentes na terra?
Os modelos mais resistentes nesta categoria costumam ser o veículo dos sonhos dos aventureiros, mas nem sempre estão ao alcance de todos os bolsos. São eles:Toyota Hilux
A Hilux é um sonho para todos que desejam se aventurar nas estradas de terra. Suas novas versões ainda vêm com uma reformulação na suspensão e molas, o que promete deixar a viagem mais confortável para quem anda nos bancos traseiros. Recentemente, a picape estreou uma nova configuração V6.
Suzuki Jimny
Se esse jipe pudesse escolher um lar, com certeza seria terra, pedra, areia! O Jimny tem suspensão específica para o off-road e bom vão livre do solo, que reduz impactos e traz robustez, ao mesmo tempo. O modelo acaba de ganhar nova geração (com sobrenome Sierra e câmbio automático), mas a antiga - e igualmente robusta - continua em produção em Catalão (GO).
Jeep Compass
Além de unir sofisticação e design mais agressivo, o Compass é um dos SUVs ótimos para a cidade e para a terra, justamente pela sua altura, sistema de tração e capacidade off-road. Os pneus largos ajudam em pistas lisas ou molhadas, o que traz muita praticidade para as surpresas que toda aventura reserva.
Mitsubishi L200
Se quer um carro que combine mais com off-road do que até mesmo com a cidade, a Mitsubishi L200 é a ideal. Além de trazer o esperado conforto e performance nas estradas, o destaque vai para a altura em relação ao solo, os bons ângulos de ataque e o know-how 4x4 da marca japonesa. Recentemente, o modelo ganhou até uma série especial justamente em homenagem aos ralis.
Ford Ranger
Para qualquer aventura, a Ranger é sempre uma dica boa: robusta, com bom acerto de suspensão, capacidade de rodar por trechos alagados e rodar sólido. O acabamento é simples, mas a potência e o torque em baixos giros garantem a travessia. A picape média da Ford até ganhou uma variante bem específica para trilhas e afins,
Jeep Renegade
O Renegade chegou outro dia, mas meio que já virou tradição no Brasil. Um dos SUVs mais vendidos do país, tem nas suas versões com motor turbodiesel e tração 4x4 uma opção com bom custo/benefício para os trilheiros de plantão. A linha 2020 trouxe novos equipamentos.
Land Rover Defender
Resistência e força definem o Defender. Com capacidade de carga e de tração excepcionais, o jipão da marca inglesa é uma referência quando o assunto é off-road. É quase um tanque de guerra. O modelo tradicional hoje só é encontrado como seminovo, mas a Land já lançou um modelo renovado lá fora, que chegará ao Brasil até o fim de 2020.
Troller T4
Apesar de não ser a melhor escolha para o asfalto, a potência e versatilidade do Troller T4 podem convencer muitos a comprá-lo apenas para uma viagem no fim de semana. Seja na terra, areia ou lama, o jipinho cearense promete segurança e muita diversão! Modelo ganhou versão TRX com o - até então - inédito câmbio automático.
Carros "civis" resistentes
Antes de mais nada, um alerta: os modelos aqui não são destinados para um fora de estrada ou trilha. Eles passam a ideia de liberdade e facilitam, sim, viagens em trechos de terra e pouca lama, como aquela estradinha para o sítio - por isso, são chamados de aventureiros ou de off-road light.Geralmente, encaram melhor aventuras de risco baixo graças à suspensão elevada e reforçada, e aos pneus de uso misto. Alguns SUVs desta lista também oferecem versões com tração 4x4. O melhor de tudo é que esses carros são versáteis, e rodam bem no asfalto e na terra sem cobrarem o mesmo que a turma aí de cima.
Renault Duster
Melhor custo-benefício na categoria, o Duster passou por uma profunda remodelação em março de 2020. Oferece bons ângulos de entrada e saída, tem proteção na lataria, suspensão robusta e espaço interno superior ao de rivais com o mesmo preço.
Ford EcoSport
Campeão de vendas e um dos pioneiros dos SUVs urbanos, também se vale de excelente custo-benefício. Se destaca ainda pelos equipamentos, de acordo com a versão: o EcoSport é vendido com direção elétrica, sete airbags e até opção de tração integral.
Renault Kwid
Compacto e acessível, o Kwid não é o SUV que a Renault tenta dizer que é, mas o subcompacto tem altura em relação ao solo de 18 cm e boa angulação de entrada e saída. Nada mal para aventuras nas esburacadas ruas das grandes cidades.
Fiat Palio Weekend Adventure
Projetado para estradas de terra, a Palio Adventure durou 23 anos e era fabricada até bem pouco tempo no país com sua proposta crossover. Oferece porta-malas espaçoso, pneus de uso misto e suspensão elevada. Os modelos com Locker têm um recurso interessante para uma eventual atolada leve na terra: o bloqueio eletrônico do diferencial dianteiro.
Ford Ka Freestyle
Ford Ka Freestyle segue a receita dos demais hatches aventureiros: motor eficiente, bom vão livre do solo, rodas de liga leve, pneus de uso misto e suspensão traseira mais firme e elevada. O modelo tem opção de câmbio automático e ganhou derivação com propulsor 1.0.
Fiat Doblò Adventure
O minifurgão (ou multivan) Doblò resiste no tempo, mas é ideal para famílias, já que transporta até 665 litros no porta-malas e sete pessoas em seu interior. A altura em relação ao chão da versão Adventure - agora, só como seminovo - é de 22 cm. Tinha também pneus de uso misto, sistema Locker e suspensão reforçada.
Volkswagen Saveiro Cross
A Saveiro tem estabilidade, excelente dirigibilidade e segurança. Além do mais, em sua versão Cross, a picape compacta é vendida com cabine dupla e em seu nível de equipamentos mais completo: tem controles de estabilidade e de subida, ar, trio elétrico e a receita de bolo dos aventureiros: estribos, pneus de uso misto e suspensão elevada.
Comentários