Califórnia: Congresso tem robô que entrega comida

Robô autônomo Robby 2 tem suspensão, tração integral, sobe calçadas e se comunica com pedestres

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Califórnia: Congresso tem robô que entrega comida
Karina Simões
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Entregador de comida é uma profissão. Nada de anormal nisso, correto? Depende. Se a entrega vier do Robby, ela pode ser um tanto inusitada. Estamos falando de um robô autônomo criado pela Robby Technologies, que está fazendo entregas de comida aos participantes da conferência anual de tecnologia da NVIDIA, a GPU.

Durante os dias do evento, o robô tem circulado pelos corredores do Centro de Convenções de São José, na Califórnia, em busca dos participantes do evento que se inscreveram para receber snaks do robô.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

A atuação do robô no evento está servindo de experimento para futuras ações que os desenvolvedores do simpático Robby planejam para ele, tais como entregas em estádios, feiras e parques de diversões, para que as pessoas não precisem esperar em longas filas para comprar comida e bebidas. Os pedidos seriam feitos via aplicativo.

Nascida do MIT por dois especialistas em robótica e visão computacional, a Robby Technologies é uma empresa sediada no Vale do Silício e já começou a implementar entregas com 10 robôs autônomos por toda a Califórnia, pasmem, há dois anos. Os criadores da empresa dizem que em pouco tempo terão centenas deles nas ruas e é nisso que seu time de engenheiros têm trabalhado. No entanto, Dheera Venkatraman, co-fundador da empresa preferiu não revelar o tamanho da equipe para o WM1.

 Robby Robô
Robby Robô
Legenda: Robby Robô
Crédito: Karina Simões
toggle button

A inteligência artificial do Robby vem de uma GPU NVIDIA que utiliza o Deep Learning - aprendizagem profunda -, para perceber tudo o que acontece em seu entorno e tomar decisões em tempo real. O robô se localiza com precisão e tem consciência do seu ambiente, por isso consegue ir para onde deve detectando e evitando qualquer tipo de obstáculo ao longo do caminho.

Segundo os desenvolvedores, essa tecnologia permite que ele ande com segurança nas calçadas e seja amigo das pessoas. Como? Ele diminui a velocidade e para, aguarda os pedestres passarem e pede desculpas quando bloqueado por pessoas. Quando elas se afastam, ele agradece, “thank you”.

 Robby Robô
Robby Robô
Legenda: Robby Robô
Crédito: Karina Simões
toggle button

Ele entrega diversos tipos de mercadorias e já conta com uma parceria com a empresa de entrega Postmates. Para que os clientes recebam suas encomendas sem surpresas desagradáveis, foram instaladas algumas medidas de segurança. Seu bloqueio digital só pode ser aberto pelo cliente por meio de um aplicativo. Ele também tem um sistema de alarme, câmeras 360 ​​ graus e rastreamento por GPS, o que dificulta que alguém o roube sem ser pego.

Já existe uma segunda geração do Robby, o Robby 2, que foi apresentado em janeiro deste ano na CES. Trata-se de uma evolução e tanto, já que em vez de quato ele possui seis rodas, sistema de suspensão e tração. Ou seja, ele tem força para subir em calçadas mesmo sem rampa de acesso e consegue rodar em diferentes tipos de terreno com maior facilidade. Sua autonomia é de mais de 30 quilômetros e capacidade de armazenamento de uma mala grande.

Comentários