A SRT vai continuar? Veja cinco carros marcantes

Discussão sobre futuro da divisão esportiva da Stellantis segue quente. Enquanto isso, relembre cinco modelos históricos
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André Deliberato
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O futuro da SRT ainda é uma incógnita. A primeira notícia, de alguns dias atrás, cravava que a divisão deixaria de existir com a fusão entre FCA e PSA - que deu origem à Stellantis, um dos maiores grupos automotivos do mundo. Mas parece que a empresa decidiu repensar. Segundo a companhia, engenheiros da SRT ainda estão no grupo e vão continuar a fazer o que sabem, só que "em uma equipe maior".

Em uma declaração dada à publicação norte-americana Motor Trend, a Stellantis afirmou que “os produtos SRT continuarão sendo vendidos e que as futuras gerações serão desenvolvidas, tanto para modelos de Dodge como para carros da Jeep e da RAM". Um futuro eletrificado para os automóveis esportivos é uma das opções da divisão, já que os motores V8 estariam com os dias contados.

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SRT: a divisão "M", "RS" ou "AMG" da FCA

Enquanto esse futuro não é decidido ou confirmado, decidimos relembrar cinco supercarros marcantes criados pela divisão esportiva da Chrysler, que hoje é da FCA e, consequentemente, integra o conglomerado da Stellantis.

1. SRT Viper

Não temos como não começar essa lista com a presença da "víbora" - apelido tradicional do Viper, um dos superesportivos mais marcantes da história da Dodge/Chrysler/FCA. O modelo que foi lançado oficialmente no mundo em 1992 - depois de uma incrível representação pelo conceito Viper Concept, de 1989 - viveu até 2017 e por muitos anos foi um dos esportivos mais desejados do planeta.

O Viper sempre utilizou motor V10 e câmbio manual de seis marchas com tração traseira, em um formato que hoje em dia seria proibido em diversos países: sem qualquer auxílio de segurança eletrônico ao motorista, ou seja, sem controles de tração e estabilidade - que só apareceram na última geração, a quinta, que estreou em 2013. Até então, só piloto com braço conseguia domá-lo.

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2. Dodge Charger SRT Hellcat

A dupla Charger e Challenger precisa entrar nessa lista. São dois dos carros que mais de beneficiaram da divisão SRT - com as versões SRT/8 e Hellcat para ambos os modelos. O carro que escolhemos para ilustrar essa reportagem foi o Charger Hellcat, embora o Challenger tenha sido mais emblemático, justamente porque só o cupê ganhou a versão Demon, a seguinte em nossa lista.

O Charger Hellcat foi nomeado, durante seu lançamento em meados de 2019, o sedã mais rápido e potente do mundo. Com o motor V8 Hemi de 6,2 litros com supercharger, era capaz de entregar 717 cv e 89,9 kgf.m de torque, com câmbio automático de oito marchas. Com esses dados, acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e chegar a 328 km/h.

SRT Charger Hellcat
SRT Charger Hellcat foi lançado em 2019 e ganhou o título de sedã mais rápido e potente do mundo
Crédito: Divulgação
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3. Dodge Challenger SRT Demon

O Challenger Hellcat já merecia entrar nessa lista, mas escolhemos o Demon para representar o muscle car justamente por esta versão ser a mais insana de todas. O carro é assustador. Feito para arrancadas mas liberado para rodar nas ruas, tem motor V8 Hemi trabalhado para gerar 852 cv, cerca e 100 kgf.m de torque e incríveis 100 kg a menos que a versão Hellcat.

Isso significa, na teoria, que seu desempenho é alucinante. E, na prática, realmente é assim: aceleração de 0 a 100 km/h em 2,3 segundos, 0 a 160 km/h em 5,2 segundos e velocidade máxima de 340 km/h - a mesma que a de um McLaren Senna!

Dodge Challenger SRT Demon
Dodge Challenger Demon é um dos carros mais fortes vendidos no mundo
Crédito: Divulgação
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4. Jeep Grand Cherokee SRT Trackhawk

Imaginem a gente colocar um SUV em uma lista de carros superesportivos. E não é que esse dia chegou? Isso porque falamos de um dos utilitários mais rápidos do mundo - um dos, não, o mais rápido de todos. Este é o Grand Cherokee SRT Trackhawk, que usa o mesmo motor V8 Hemi que os dois modelos listados acima, de 6,2 litros com compressor, capaz de render 717 cv e 89,9 kgf.m.

O SUV acelera de 0 a 100 km/h feita em 3,5 segundos, faz de 0 a 400 metros em apenas em 11,6 segundos e consegue atingir a velocidade máxima de 289 km/h. Na aceleração de 0-100 km/h, consegue ser mais rápido até que Lamborghini Urus e Porsche Cayenne Turbo S. Um verdadeiro monstro.

Jeep Grand Cherokee Trackhawk
Jeep Grand Cherokee Trackhawk é, atualmente, o único SUV que consegue fazer o 0-100 em 3,5s
Crédito: Divulgação
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5. Dodge RAM SRT10

Uma picape também merece entrar nessa lista, embora seja um pouco mais velha que a maioria dos carros citados. Falamos da RAM SRT10, justamente porque utilizava o motor V10 do Viper, o primeiro dessa seleção, e tinha proposta mais esportiva do que as outras versões oferecidas. A RAM SRT10 foi apresentada pela primeira vez em 2002, mas entrou em produção somente em 2004.

Durou até 2006, e durante esse tempo em que esteve na ativa foi considerada a picape mais rápida do mundo. Tinha motor de 8,3 litros com 507 cv e 72,6 kgf.m de torque, sempre movido por caixas de câmbio manual ou automática, de seis ou quatro marchas. Acelerava de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos (mesmo pesando 2.268 kg!) e atingia 245 km/h. O consumo urbano era de 2,8 km/l.

RAM SRT10 foi uma das picapes mais rápidas do mundo quando foi vendida, entre 2004 e 2006
Crédito: Divulgação
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