Se nos três primeiros confrontos do Arrancada Webmotors você curtiu um pega entre muscle cars, depois um duelo de picapes e, finalmente um inusitado confronto entre um elétrico e um esportivo - o Tesla Model S contra o Porsche 911 Turbo S - desta vez a websérie traz um embate nostálgico entre dois dos clássicos nacionais mais cultuados de todos os tempos.
De um lado, o Volkswagen Gol GTi representa a turma dos “APzeiros” (em referência ao polivalente motor AP), enquanto o Chevrolet Opala cupê traz a força do seu motorzão de seis cilindros para honrar os entusiastas de um dos carros mais queridos do Brasil. Qual deles vai levar a melhor nesse duelo digno dos pegas dos anos 1980?
Embora seja lembrado pela proposta esportiva, o Volkswagen Gol GTi tem a sua importância na indústria automobilística nacional por ter sido o primeiro carro de produção a sair de fábrica equipado com injeção eletrônica de combustível. Fabricado pela Bosch, o sistema LE-Jetronic substituía o arcaico carburador no motor AP 2.0 de quatro cilindros aspirado.
Movido a gasolina e combinado ao câmbio manual de cinco marchas, o propulsor do Gol GTi entregava 112 cv de potência e 17,5 kgf.m de torque na época do lançamento. Eram números que impressionavam no final da década de 1980, mas, para efeito de comparação, são pouco superiores aos 105 cv e 16,5 kgf.m do motor TSI 1.0 turboflex de três cilindros do finado Volkswagen Up.
O Chevrolet Opala saiu de linha há quase 30 anos, mas ainda é um dos carros mais cultuados no Brasil. Lançado no dia 19 de novembro de 1968, o clássico mudou para sempre a indústria automobilística nacional e a trajetória da General Motors, que até então só comercializava no país caminhões e utilitários.
Batizado com o nome da pedra preciosa, o Opala é sempre lembrado quando se fala em carros que combinam conforto, luxo e potência.
A GM do Brasil demorou dois anos e meio para desenvolver o seu primeiro automóvel de passeio. A empresa tomou como base o Opel Olimpico, versão mexicana do Opel Rekord alemão para dar origem ao sedã. O estilo e as motorizações do carro brasileiro foram herdados do Chevrolet Impala norte-americano. Daí o rumor de o nome Opala ser uma junção das palavras Opel e Impala.
Com um motor de 4.1 litros de seis cilindros em linha combinado ao câmbio manual de quatro marchas e tração traseira, o Opala tem a tradicional receita dos muscle cars norte-americanos – guardadas as devidas proporções, obviamente.
No caso do Opala cupê levado à pista da Arrancada Webmotors, o “seis canecos” recebeu uma leve preparação para elevar a potência de aproximadamente para 220 cv e 30 kgf.m de torque.
Patrocinada pela Texaco e Santander Auto, a atração comandada pelos pilotos Cacá Daud e Tiago Kfouri traz muita adrenalina aos fãs de velocidade. Nesta disputa, da quarta rodada de confrontos, como você pôde ver no vídeo acima, o Chevrolet Opala cupê com motor preparado venceu o Volkswagen Gol GTi, ao cruzar a pista de quarto de milha em 16,84 segundos, contra 17,40s do rival.
As competições de arrancada são disputadas entre dois veículos (carros, motocicletas, etc) em uma pista reta, geralmente com extensão de um quarto de milha (402 metros). As provas de automóveis são divididas por categorias, de acordo com o tipo de motor (aspirado ou sobrealimentado), nível de potência e tipo de tração (dianteira, traseira ou integral).
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