De um lado, o Volkswagen Gol GTi representa a turma dos “APzeiros” (em referência ao polivalente motor AP), enquanto o Chevrolet Opala cupê traz a força do seu motorzão de seis cilindros para honrar os entusiastas de um dos carros mais queridos do Brasil. Qual deles vai levar a melhor nesse duelo digno dos pegas dos anos 1980?
Veja as ofertas de carros 0 km, seminovos e usados da Webmotors!
Volkswagen Gol GTi x Chevrolet Opala
Gol GTi foi o precursor da injeção eletrônica no Brasil
Embora seja lembrado pela proposta esportiva, o Volkswagen Gol GTi tem a sua importância na indústria automobilística nacional por ter sido o primeiro carro de produção a sair de fábrica equipado com injeção eletrônica de combustível. Fabricado pela Bosch, o sistema LE-Jetronic substituía o arcaico carburador no motor AP 2.0 de quatro cilindros aspirado.Movido a gasolina e combinado ao câmbio manual de cinco marchas, o propulsor do Gol GTi entregava 112 cv de potência e 17,5 kgf.m de torque na época do lançamento. Eram números que impressionavam no final da década de 1980, mas, para efeito de comparação, são pouco superiores aos 105 cv e 16,5 kgf.m do motor TSI 1.0 turboflex de três cilindros do finado Volkswagen Up.
Opala, o muscle car brasileiro
O Chevrolet Opala saiu de linha há quase 30 anos, mas ainda é um dos carros mais cultuados no Brasil. Lançado no dia 19 de novembro de 1968, o clássico mudou para sempre a indústria automobilística nacional e a trajetória da General Motors, que até então só comercializava no país caminhões e utilitários.Batizado com o nome da pedra preciosa, o Opala é sempre lembrado quando se fala em carros que combinam conforto, luxo e potência.
A GM do Brasil demorou dois anos e meio para desenvolver o seu primeiro automóvel de passeio. A empresa tomou como base o Opel Olimpico, versão mexicana do Opel Rekord alemão para dar origem ao sedã. O estilo e as motorizações do carro brasileiro foram herdados do Chevrolet Impala norte-americano. Daí o rumor de o nome Opala ser uma junção das palavras Opel e Impala.
Com um motor de 4.1 litros de seis cilindros em linha combinado ao câmbio manual de quatro marchas e tração traseira, o Opala tem a tradicional receita dos muscle cars norte-americanos – guardadas as devidas proporções, obviamente.
No caso do Opala cupê levado à pista da Arrancada Webmotors, o “seis canecos” recebeu uma leve preparação para elevar a potência de aproximadamente para 220 cv e 30 kgf.m de torque.
Como é a Arrancada Webmotors?
Patrocinada pela Texaco e Santander Auto, a atração comandada pelos pilotos Cacá Daud e Tiago Kfouri traz muita adrenalina aos fãs de velocidade. Nesta disputa, da quarta rodada de confrontos, como você pôde ver no vídeo acima, o Chevrolet Opala cupê com motor preparado venceu o Volkswagen Gol GTi, ao cruzar a pista de quarto de milha em 16,84 segundos, contra 17,40s do rival.Confira os episódios que já estão na rede:
- Arrancada Webmotors reúne R$ 4 milhões em carros
- Arrancada Webmotors: Mustang x Camaro, quem leva?
- Arrancada Webmotors: Toro, S10 e Amarok na pista
- Arrancada Webmotors: Tesla Model S x Porsche 911 Turbo S
- Arrancada Webmotors: Gol GTi x Opala, quem vence?
Comentários