Audi revela o Urbansphere, que tem foco em cidades

Conceito é o futuro dos carros urbanos da marca alemã - e também deve estar nos planos do Brasil

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André Deliberato
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Projetado do interior para o exterior, a Audi revelou na manhã desta terça-feira (19/4) o veículo conceito Urbansphere. O plano da empresa é criar um veículo para uso em megacidades chinesas de tráfego intenso - embora o conceito também seja adequado para qualquer tipo de centro metropolitano do mundo.

Segundo a marca, o protótipo oferece o maior espaço interno de qualquer Audi já feito. "Para atender às demandas de nossos clientes chineses, os estúdios de projeto da Audi em Pequim e Ingolstadt trabalharam juntos para desenvolver o Audi Urbansphere Concept", revelou Markus Duesmann, presidente do conselho da Audi e responsável pelo mercado chinês.

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O futuro da Audi

O resultado visto no Audi Urbansphere Concept é considerado "impactante", nas palavras da Audi. O automóvel tem como objetivo, segundo a própria empresa, ser uma sala de estar sobre rodas ou até mesmo um escritório móvel. Servirá, assim, como terceiro espaço habitacional durante o tempo gasto no trânsito.

Para isto, combina luxo e privacidade com uma gama abrangente de tecnologias de ponta, mesmo durante o congestionamento. A tecnologia automatizada de condução transformou o interior, no qual volante, pedais ou displays estão ausentes e dão lugar a um espaço interativo que fornece uma ponte para um ecossistema digital mais amplo.

Audi Sphere, a primeira classe para três conceitos

Skysphere, Grandsphere e agora o Urbansphere são os três veículos conceituais que a Audi criou para exibir sua visão do futuro da mobilidade. A ideia da empresa é elaborar uma experiência veicular que ultrapasse a finalidade de simplesmente gastar o tempo em um veículo para ir do ponto A até o B.

O Skysphere foi apresentado em agosto de 2021 e mostra a visão de um futuro GT, que se transforma em um esportivo de condução autônoma com distância entre-eixos variável; já o Grandsphere é um sedã de quatro lugares que expõe a ambição da marca em definir o futuro progressivo do luxo.

O que os dois carros-conceito têm em comum com o Urbansphere revelado nesta semana é que todos estão baseados no nível 4 da tecnologia de condução autônoma - atualmente, a Audi trabalha com a Cariad, empresa de software do Grupo Volkswagen, para introduzir esta tecnologia na segunda metade desta década.

Como é o Urbansphere 

O Audi Urbansphere Concept é o maior modelo da família Sphere e de todos os carros-conceito da marca alemã até hoje. Com dimensões generosas – 5,51 metros de comprimento, 2,01 m de largura, 1,78 metro de altura e 3,40 m de entre-eixos – foi projetado de dentro para fora justamente para oferecer o máximo de conforto aos passageiros.

Além de espaçoso, a promessa é de que o carro também seja inteligente, já que também cuida de tarefas diárias que extrapolam a própria viagem – como fazer reservas para jantar ou compras online a partir da cabine. Além disso, o Urbansphere consegue buscar os passageiros em casa e cuidar de forma independente de encontrar uma vaga de estacionamento onde é possível carregar a bateria.

As ofertas personalizadas de entretenimento também estão disponíveis, tais como integração sem fio de serviços de música e streaming de vídeos. A Audi também promete oferecer vantagens exclusivas, inclusive acesso a shows ou eventos culturais e esportivos com base em preferências individuais.

Audi Urbansphere Concept
Audi Urbansphere Concept é a visão de futuro de um carro para mega cidades da marca alemã
Crédito: Divulgação
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Quem move?

A plataforma de tecnologia do Audi Urbansphere Concept – a Premium Platform Electric ou PPE – foi projetada exclusivamente para sistemas de tração com baterias e assim aproveita totalmente todos os benefícios desta tecnologia. O principal elemento da PPE é um módulo da bateria entre os eixos, que – como no Grandsphere – contém cerca de 120 kWh de energia.

No conceito, os dois motores elétricos são capazes de entregar uma potência total de 396 cv e 70,4 kgf.m de torque. Esses números, porém, não são 100% utilizados em tráfego urbano congestionado - mesmo assim, o conceito ainda está equipado com sistema de tração quattro permanente, item essencial para modelos de alto desempenho da marca.

O Urbansphere tem motor elétrico nos eixos dianteiro e traseiro que, por meio de uma coordenação eletrônica, implementa a tração nas quatro rodas quando necessário, de forma a equilibrar as exigências de economia e autonomia. O da frente ainda pode ser desativado se necessário, para reduzir o atrito e consequentemente o consumo de energia.

O coração do sistema de tração é a tecnologia de carga de 800 Volts. Ela garante que a bateria possa ser carregada com até 270 kilowatts em estações de carga rápida no menor tempo possível - de 5% a 80% em menos de 25 minutos. Segundo a marca, dez minutos são suficientes para carregar a bateria em nível suficiente para rodar por mais de 300 km. A autonomia máxima é de 750 km no padrão WLTP.

Audi Urbansphere Concept
Audi Urbansphere Concept é um protótipo recheado de tecnologias que faz parte da família "Sphere"
Crédito: Divulgação
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Portas ao estilo "suicida" e muito luxo

Note pelas imagens que as portas do Urbansphere são de abertura do tipo "suicida", ao contrário na frente e na traseira, o que faz com que não exista a coluna B. Como resultado, o interior do veículo se abre por completo para os passageiros subirem. Bancos que giram para fora e um tapete vermelho de luz transformam o simples ato de entrar no carro em uma "experiência de conforto".

Quatro bancos individuais em duas fileiras oferecem aos passageiros "conforto de primeira classe". Os bancos traseiros oferecem dimensões particularmente generosas e uma ampla gama de opções de ajuste. Nos modos "Relax" e "Entertain", o encosto pode ser inclinado até 60º enquanto as pernas continuam esticadas. Repetimos: o foco é o conforto dos ocupantes.

Cada banco tem sua própria zona sonora com alto-falantes exclusivos na área do apoio à cabeça. Monitores individuais também são montados na parte traseira, no encosto dos bancos dianteiros - a partir daí, quando os passageiros quiserem usar juntos o sistema, existe uma tela OLED transparente bem grande que gira verticalmente da área do teto para a área entre as fileiras de bancos.

Com essa "tela de cinema", que ocupa a largura total do interior, os dois passageiros na fila traseira podem participar de uma videoconferência ou assistir a um vídeo. Também é possível o uso da tela dividida - quando a tela não estiver sendo usada, oferece uma visão clara da frente graças ao seu projeto transparente.

Quem vai atrás pode participar de uma conferência por meio de uma "tela de cinema"
Crédito: Divulgação
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O volante, os pedais e o painel de instrumentos convencionais podem ser ocultos durante a condução autônoma. E entre os bancos traseiros – normalmente travados no mesmo lugar em posição baixa – existe um console central que gira para cima. A superfície dos assentos e encostos dos dois bancos contém um recipiente para água e copos – outro testamento às credenciais de primeira classe.

Detecção de estresse é outro equipamento de destaque – este programa adaptativo escaneia a face e analisa a voz dos ocupantes para determinar como os passageiros estão se sentindo e oferece sugestões para relaxar - como, por exemplo, um aplicativo de meditação.

Se o controle do sistema for pelos olhos, gestos, voz ou toque, a mesma coisa se aplica aos outros modos de funcionamento: o Urbansphere se ajusta ao usuário e aprende suas preferências e funções usadas frequentemente – e, com base nisso, pode não somente completar com sensibilidade os comandos padrões, mas também dar sugestões personalizadas aos ocupantes.

Espaço interno gigante que oferece conforto de sala de estar e materiais recicláveis são foco da cabine
Crédito: Divulgação
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Sustentabilidade

Muitos materiais vêm de fontes sustentáveis. Esta alternativa torna possível escolher usar uma madeira cultivada próximo à fábrica - e o tronco inteiro pode ser utilizado na cabine. Nenhum produto químico é usado durante o processo de fabricação.

O estofamento é de Econyl, uma poliamida reciclada. O material também pode ser reciclado após o uso no automóvel, e sem qualquer perda de qualidade. O fato destes materiais serem instalados separadamente também desempenha papel importante na capacidade de reciclagem, pois se fossem misturados, reduziriam drasticamente o potencial de reaproveitamento.

Tecido de viscose de bambu é usado nos descansa-braços e na traseira - o bambu cresce mais rápido do que a madeira comum, elimina uma grande quantidade de carbono e não demanda herbicidas ou pesticidas para crescer.

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