Bateria da BYD para rodar mil km chegará em agosto

Em fase final de projeto, 2ª geração da tecnologia Blade promete dobrar a autonomia dos carros da marca chinesa

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Bateria da BYD para rodar mil km chegará em agosto
Lucas Cardoso
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A BYD acaba de anunciar a chegada da segunda geração das baterias Blade. Com lançamento previsto para agosto deste ano, a nova tecnologia promete ampliar a autonomia dos carros elétricos da marca para até 1 mil quilômetros.

O maior alcance é resultado de um aumento na densidade da energia retida pela bateria. Nos modelos atuais, são 140 Wh/kg, mas a expectativa é que isso seja elevado para 190 Wh/kg.

O alcance máximo dos modelos atuais da BYD fica entre 200 e 500 quilômetros. É a faixa onde se encontra, por exemplo, o Dolphin (291 quilômetros, segundo o Inmetro). Se o aumento no rendimento for confirmado, a marca deve começar a trazer o novo projeto de bateria já nos próximos lançamentos.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

A tecnologia também prevê melhor aproveitamento de espaço, e ainda redução de peso e preço do conjunto com células de fosfato de ferro-lítio (LFP). Com isso, é esperado que esses novos modelos da BYD sejam ainda mais eficientes. O anúncio foi feito pelo próprio CEO da marca, Wang Chuanfu, durante uma reunião com a imprensa.

Bateria Byd Blade Lfp 2 Destaque
Nas baterias Blade, as células são dispostas de forma transversal para melhorar o desempenho
Crédito: Divulgação
toggle button

Primeira geração foi sucesso

Lançada em 2020, a primeira geração das baterias Blade trouxe uma revolução para o mercado ao entregar maior densidade de energia e, por usar ferro-lítio, maior durabilidade. Diferentemente das baterias de níquel, cobalto e manganês, a Blade é construída de forma mais otimizada, com as células formadas por longas lâminas alinhadas transversalmente - daí o nome "blade", que é "lâmina" em ingl~es.

Nas outras baterias, a montagem é feita por módulos. Com a disposição diferente, a tecnologia da BYD também reduziu o risco de incêndio, uma vez que oferece uma dissipação de calor mais lenta e melhor resfriamento.

 

Comentários