Os buracos nas ruas podem deixar de ser um "problema" para os carros num futuro bem próximo. Parece mentira, mas não é. A BMW acaba de registrar a patente de uma tecnologia que promete aproveitar o impacto das imperfeições nas suspensões para recarregar as baterias de carros elétricos.
Revelada pelo site alemão CarBuzz, a tecnologia da marca bávara tem um sistema de suspensão capaz de transformar os movimentos de contração e distensão do conjunto em energia.
A conversão da energia dos impactos na suspensão será feita por um gerador instalado no carro. Por isso, a BMW também deve incrementar a unidade de captação, para que o sistema absorva a nova fonte de energia.

Segundo a descrição do equipamento, a tecnologia será ativada em todas as condições de rodagem com irregularidades no asfalto, em especial nos trechos com buracos e lombadas.
O sistema da BMW deve aproveitar uma energia que atualmente já é gerada, mas acaba sendo descartada em forma de calor pela suspensão. Com isso, o carro elétrico poderá ganhar uma nova fonte de recarga e ter sua autonomia ampliada.
A novidade deve atuar em conjunto com sistemas que já existem, como a frenagem regenerativa, que aproveita a desaceleração do carro para a recarga.
Se virar realidade, a tecnologia pode contribuir ainda mais para a popularização dos carros elétricos. Especialmente em mercados como o brasileiro, onde a infraestrutura de recarga para esse tipo de veículo ainda é limitada.



Email enviado com sucesso!